TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do professo na atualidade

Por:   •  19/4/2016  •  Dissertação  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Pretende-se com este trabalho, discutir a prática metodológica utilizada em sala de aula pelos educadores, desenvolvendo uma visão critica acerca do papel do educador, sendo o mediador do conhecimento. Sabe-se que, a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula, é um ponto a ser discutido, como estratégia de contribuição para uma educação aberta e crítica.

Diante das transformações que ocorre no contexto escolar, torna-se importante ressaltar que a nossa tarefa é de desenvolver juntamente com a escola, condições para que se construa um ensino crítico e voltado para o social. Outro ponto de discussão é o papel do professor, e como este desenvolve-o em sala de aula, de forma que os alunos sejam os principais meios para a concretização do ensino.

Ainda que a visão sobre a prática pedagógica não seja vista por todos como um recurso inovador, como no caso de alguns professores que trabalham de forma tradicional, este, vem mostrar situações em que o meio social cobra e impõem, levando a inserir e mudar sua prática. As mudanças acontecem sempre e cabe a nós aderir á elas, como recurso para as melhorias e qualificação profissional.

Outro ponto a ser discutido é o papel da escola como mentora do processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo a mudança e juntamente com o corpo docente, buscar meios para introduzir essas mudanças no ambiente escolar de acordo as condições oferecidas por cada aluno.

A escola sendo a principal fonte de conhecimento deve promover situações de aprendizagem voltada para a inserção do aluno na sociedade, sendo este capaz de enfrentar a vida em sociedade, mostrando-se qualificado e formador de opinião.

A Prática Pedagógica e o Trabalho do Professor na Atualidade

A prática pedagógica utilizada pelo professor tem como principal objetivo desenvolver técnicas de ensino, que envolva os alunos na construção da aprendizagem, por mais diferenciada que seja a metodologia, todos os professores tem como meta, um ensino de qualidade voltado para um ensino de qualidade, proporcionando uma aprendizagem de qualidade.

Então, pode-se dizer que a escola é mentora do processo de ensino-aprendizagem aonde juntamente com os educadores vem desempenhar um papel de grande relevância na configuração da identidade do aluno, incorporando uma reflexão sobre a atuação do aluno em suas relações pessoais.

Neste sentido, a escola desempenha o seu papel de forma conjunta, ela se aproxima de uma concepção socioconstrutivista, porque compartilha com professores e alunos uma relação social, frente ao saber.

Diante da importância do papel que o educador exerce no cotidiano escolar, torna-se importante ressaltar que ele é o mediador do conhecimento frente as objetivos a as conquistas que o aluno possa resolver consigo mesmo, para a construção da aprendizagem. A ação construtivista está voltada para o desenvolvimento das capacidades, onde este possa ter autonomia de criar e produzir pensamentos.

Portanto, a sala de aula deve ser o lugar onde as capacidades devem ser alcançadas, porque é o lugar onde ocorre a troca de experiências, entre o professor e o aluno, proporcionando o levantamento de questões, dúvidas, argumentos e o confronto de idéias. Essa liberdade ajuda o aluno a aprender com autonomia e a desenvolver as capacidades de forma compartilhada através da interação com os demais alunos.

Esta concepção vem mostrar ao professor a importância da didática como método de ensino, ajudando-o a direcionar e a se organizar em suas tarefas, proporcionando-lhe segurança. A atividade docente requer organização e clareza dos objetivos e finalidades no que ser refere a educação das crianças com qualidade.

De acordo, (HERNÁNDEZ, 1998, p.38)

Todas as propostas elaboradas e apresentadas por formadores e docentes preocupados em encontrar alternativas para melhorar o ensino baseiam-se na idéia de integração de conhecimentos, na importância de levar em conta o mundo fora da escola e considerar a realidade dos alunos.

Entretanto, o educador em sua trajetória educacional, deve ter suas finalidades e objetivos, procurando elaborar propostas e planejar atividades diferenciadas que aguce o desejo e a curiosidade dos alunos para a aprendizagem. Por isso o educador tem que inovar sempre a metodologia, não se pode parar no tempo, ficar estagnado, porque as mudanças são decorrentes de nossa trajetória escolar, ainda por que vivemos num mundo onde as transformações acontecem com freqüência.

De acordo, (GADOTTI, 2000, p.02)

Sentido quer dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com