TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ser Humano e sua Formação

Por:   •  8/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

FACON – FACULDADE DE CONCHAS[pic 1]

RONALDO ANASTÁCIO BRANDÃO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

PROFESSOR VANDERLEI GABRICIO

AGRESSIVIDADE INFANTIL

CONCHAS

2015


FACON – FACULDADE DE CONCHAS

RONALDO ANASTÁCIO BRANDÃO[pic 2]

AGRESSIVIDADE INFANTIL

[pic 3]

CONCHAS

2015

SUMÁRIO[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

OBJETIVOS.......................................................................................................05

DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 06

CONCLUSÃO....................................................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Na atualidade a agressividade pode levar do indivíduo uma parte de sua qualidade de vida. Esta agressividade pode estar na escola, no lar, na sociedade e em algumas situações da vida profissional.No lar, a televisão e o rádio têm grande influência na agressividade das crianças proporcionando um maior índice de violência durante as aulas de Educação Física.

        De acordo com (Nogueira e Chedid 2005), a maioria das crianças e adolescentes está em contato com atos violentos em todas as esferas de seu relacionamento. Comportamentos de pressão, opressão, intimidação, gozação, perseguição são comuns em seu dia-a-dia.

        Para cada pessoa, mãe ou pai a agressividade pode ter um significado diferente. Às vezes, quer dizer tão somente que um menino de oito anos vive brigando com seu irmão menor de seis. Outras vezes, quer dizer que uma criança de cinco anos fala palavrões e responde mal aos adultos. Ou então, pode ainda referir-se ao comportamento de uma menina de três anos que morde seus amiguinhos e quebra seus brinquedos com grande violência. E, muitas vezes, é possível que ao dizer isso outra mãe esteja caracterizando o comportamento de seu bebê de 10 meses, que joga longe tudo o que está ao alcance de suas mãozinhas, repetindo incansavelmente esse tipo de atitude.

        Tais exemplos induzem à reflexão: o que é realmente ser agressivo? Quais são as diferentes formas de comportamento das crianças que as famílias qualificam como agressivas? O que cada grupo social entende por comportamento agressivo?

                Segundo (Serpa 1993) o comportamento agressivo constitui, na atualidade, importante preocupação dos órgãos nacionais e internacionais, mobilizando políticos e cientistas no sentido de através da compreensão dos mecanismos que lhe são subjacentes, serem projetadas e realizadas ações que permitam a diminuição da sua freqüência.

        Não se comprova de maneira científica, indiscutível e detalhada, por que os seres humanos se comportam com agressividade. A complexidade do tema impede uma definição limitada e única. As duas principais vertentes que se incumbem de explicar, definir e estudar a agressividade são, de um lado, a dos que acreditam na agressividade instintiva e hereditária e a dos que defendem a agressividade adquirida, causada como reação ao habitat. A psicologia e a química disputam os conhecimentos e entendimentos sobre a agressividade, tentando cada qual uma explicação plausível, concreta e comprovada para o fato.

        Para (Montagu 1986), os seres humanos são capazes de manifestar qualquer tipo de comportamento, não só agressividade, mas também bondade, crueldade, sensibilidade, egoísmo, nobreza, covardia e alegria. O comportamento agressivo é apenas mais um de longa lista, e qualquer explicação do comportamento humano deve explicar todos os comportamentos, e não apenas um deles.

        A Educação Física lida com a agressividade o tempo todo, inclusive como ingrediente desejável para o sucesso em vários esportes. Esporte e agressividade caminham juntos em todos os momentos da prática esportiva. Na busca pela vitória é evidente a necessidade de superar obstáculos e adversários.

        Distinguem-se, claramente, atos de agressão gratuitos e agressividade construtiva, traduzida em desejo de vencer. Além do que, em cada esporte a referência de agressividade muda: no boxe um cruzado de esquerda é regra; se esse mesmo cruzado de esquerda for aplicado no futebol, significa alta agressividade passível de expulsão e até suspensão.

        Para (Fante 2005), a agressividade pode ser dividida em duas partes a explícita e aquela que se apresenta de forma velada, por meio de um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, prolongadamente contra uma mesma vítima, e cujo poder destrutivo é perigoso à comunidade escolar e à sociedade como um todo, pelos danos causados ao psiquismo dos envolvidos, referindo-se à fenomenologia Bullying.

         

OBJETIVOS

  • Explicar de forma clara a definição de Agressividade;
  • Identificar a natureza, os limites e os problemas da Agressividade;
  • Compreender o papel do lar e da escola na formação da criança;
  • Conhecer o fenômeno Bullying;
  • Relacionar a socialização com a Educação Física.

DESENVOLVIMENTO

        Saber se a agressividade é inata ou aprendida tem sido motivo de constantes pesquisas entre os psicólogos. Os teóricos favoráveis à idéia de que o comportamento é determinado basicamente pela hereditariedade consideram os seres humanos instintivamente violentos, destinados por sua herança genética a serem agressivos. Para os teóricos que consideram o ser humano como produto da estimulação ambiental, a agressividade não é inata e, portanto, os indivíduos podem ser moldados para se tornarem pacíficos e amorosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com