TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola, berço da cidadania e alicerce do futuro

Por:   •  17/9/2015  •  Dissertação  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

A escola é o berço da cidadania, pois essa ensina aos alunos a serem cidadãos ativos e os introduzem na sociedade e também ela ajuda na construção de um futuro melhor, pois ensina valores que fazem toda a diferença quando você vive em comunidade. Hoje as escolas são vistas como espaços de cidadania e de certa forma isso ajuda na construção de um futuro melhor, em vista que esta prega valores éticos e civis.

A escola centraliza e ensina a cidadania com o convívio vivido dentro de si própria, mas porem deixa, meio que de lado, a política que de certa forma esta ligada a ela e isso não deveria ocorrer já que ambas estão ligadas e ajudam na formação de cidadãos ativos e críticos preocupados em assumir princípios éticos, civis e políticos.

Além disso, a escola deve ensinar politicamente à democracia, que também esta ligada a cidadania, em vista que esta e a única forma de se educar para ter uma nova cidadania, e em decorrência, cada um vai buscando mudanças e construindo ambientes mais democráticos. Porém a escola deve ensinar com cuidado e atenção para que no futuro, não vejamos motivos que não nos deixem colocar em pratica aquilo que aprendemos

Também é através do ensino que recebemos que crescemos e nos tornamos jovens preocupados em mudar a realidade que nos cerca tentando construir um futuro melhor para que todos possam usufruir de seus benefícios, agindo com verdadeiros cidadãos e protagonistas de um novo amanhã que todos desejam.

Assim, a escola deve pregar a cidadania com o objetivo que esse e o único meio de forma cidadãos mais preocupados em construir um futuro mais digno e democrático de si viver. Portanto as escolas devem fazer sua parte e trabalhar mais a questão da cidadania, do que é ser um cidadão, porque com isso ficara mais fácil saber qual é o nosso papel na sociedade e mais tarde assumir compromissos de melhorar aquilo que não e certo, com intuito de construir uma cidadania mais digna baseada em um futuro mais digno para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com