TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O é Um Menino Alegre Muito Curioso e Muito Sociável

Por:   •  28/5/2022  •  Abstract  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

Nome:                 Data de nascimento

A Educadora de Infância

“(…) em educação de infância, não se pode dissociar desenvolvimento e aprendizagem.”*

O é um menino alegre muito curioso e muito sociável.

A nível de formação pessoal e social, o é uma criança que manifesta curiosidade pelo mundo que a rodeia, formulando questões sobre o que observa, ele expressa as suas opiniões, preferências e apreciações críticas, indicando alguns critérios ou razões que as justificam. O sabe partilhar, respeita e gosta de ajudar os outros, sabe esperar pela sua vez, gosta de participar e manifestar a sua opinião. é uma criança que sabe cuidar de si e responsabilizar-se pela sua segurança e bem-estar, espera pela sua vez na realização de jogos e na intervenção nos diálogos, dando oportunidades aos outros para intervirem.

Realiza de forma cada vez mais independente as tarefas indispensáveis à vida do dia a dia (vestir-se, despir-se, lavar-se, comer utilizando adequadamente os talheres, etc.). Demonstra comportamentos de apoio e entreajuda, por iniciativa própria ou quando solicitado, principalmente com aqueles que percebe que não conseguem fazer, cooperando com outros no processo de aprendizagem.

Conhece os materiais disponíveis, a sua localização e se apropria progressivamente da utilização de jogos, tintas, pincéis, lápis etc., servindo-se deles com cuidado e arrumando-os quando já não precisa.

O também se preocupa com o bem-estar e segurança das outras crianças, alertando o adulto quando se apercebe que alguma corre perigo ,indo assim adquirindo a capacidade de fazer escolhas, tomar decisões e assumir responsabilidades, tendo em conta o seu bem-estar e o dos outros.

Na área de expressão e comunicação, no domínio da educação física, coopera com os colegas em situações de jogo, envolvendo-se no trabalho de equipa, aceita e cumpre as regras dos jogos, quer acordadas no grupo, propostas pela educadora e compreende que no jogo há resultados, aceitando a situação de ganhar ou perder, cooperando e seguindo orientações ou regras.

Ele já consegue dominar adequadamente movimentos que implicam deslocamentos e equilíbrios como: trepar, correr, saltitar, deslizar, rodopiar, saltar a pés juntos ou num só pé, saltar sobre obstáculos, baloiçar, rastejar e rolar.

No domínio da educação artística, gosta de representar e recriar plasticamente vivências individuais, temas, histórias, pessoas, animais, etc., utilizando diferentes materiais (lápis de pastel, carvão, tintas, esponjas, matérias moldáveis, material reciclado, etc.) e diversos meios de expressão (pintura, colagem, desenho, moldagem, etc.). Evolui muito no desenho da figura humana, onde representa já muitos detalhes. É um menino que gosta muito de trabalhar e tentar sempre fazer melhor.

No domínio da linguagem oral e a abordagem à escrita, o ainda não reproduz completamente o seu nome apesar de já tentar, ouve as histórias e reproduz os seus desenhos. Em relação à comunicação oral, adora recriar e inventar histórias e diálogos e prevê a sua representação escolhendo espaços, adereços e explorando recursos diversificados (cenário, música, etc.). Envolve-se em situações de jogo dramático cada vez mais complexas (caracterização de papéis, desenrolar da ação, interações verbais e não verbais, tempo de duração). Relata acontecimentos, mostrando progressão não só na clareza do discurso como no respeito pela sequência dos acontecimentos. No domínio da matemática, reconhece e formas geométricas e, conta números, mas revela curiosidade em saber mais. Identifica, numa contagem, que a quantidade total corresponde à última palavra número (termo) que disse, usa os termos “mais do que” e “menos do que” na comparação de quantidades, usa o nome dos números e, posteriormente numerais escritos, para representar quantidades.

Área do Conhecimento do Mundo, demonstra envolvimento no processo de descoberta e exploração e revela satisfação com os novos conhecimentos que construiu.

O demonstra, no quotidiano, preocupações com o meio ambiente (apanhar lixo do chão, fechar as torneiras, apagar as luzes, etc.) assim como de preocupação com a conservação da natureza e respeito pela natureza.

Sabe o seu nome e idade, onde vive, é capaz de se descrever, indicando algumas das suas características individuais, consegue utilizar termos como dia, noite, manhã, tarde, semana, mês, nas suas narrativas e diálogos.

Usa e justifica algumas razões de práticas promotoras da saúde e segurança (lavar as mãos antes das refeições, evitar o consumo excessivo de doces e refrigerantes, atravessar nas passadeiras, etc.). Partilha as suas ideias sobre como se processam algumas transformações naturais (a queda das folhas das árvores, o vento, a sucessão dia/noite, etc.)

O é um menino cheio de vontade de aprender e muito inteligente!

Boas férias! Boa sorte!

Beijinhos

A Criança

“O desenvolvimento e aprendizagem da criança ocorrem num contexto de interação social, em que a criança desempenha um papel dinâmico.”*

O que gostou mais/menos?

A Família

 “A partilha da avaliação de cada criança com os pais/famílias, tornando visível o processo pedagógico e os progressos (…), permite-lhes compreender as aprendizagens que realizaram, mas também contribuir para essa avaliação, através do que conhecem da criança e observam em casa (…).*

Quais os aspetos, que considera mais importantes referir, em relação ao progresso/desenvolvimento do seu filho.

A Educadora de Infância:______________________  As Aux. A. Educativa___________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com