TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DA ESCOLA POR FORA

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

OBSERVAÇÃO DA ESCOLA POR FORA: E.E. Marçal Ciriaco da Silva

Governador Valadares, Minas Gerais.

2015

OBSERVAÇÃO DA ESCOLA POR FORA: E.E. Marçal Ciriaco da Silva

Relatório apresentado como parte dos requisitos para a habilitação no componente Prática Pedagógica I, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Uberaba.

Professora-tutora: Gabriela Marcomini de Lima

Governador Valadares, Minas Gerais.

2015

RELATORIO

A Escola Estadual Marçal Ciriaco da Silva foi fundada em 28 de fevereiro de 1975. Está localizada no distrito de Xonin de Cima, que pertence ao município de Governador Valadares Minas Gerais. Ela oferece três níveis de ensino, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio atende cerca de trezentos e oitenta e oito alunos em três turnos. O ensino é regular, pois a maioria dos alunos é da zona rural.

O prédio da escola localiza-se na praça do distrito com asfalto na frente do prédio e em uma das laterais existe uma rua calçada de pedras e no interior possui 10 salas de aulas, uma sala dos professores, uma secretaria, um refeitório, pátio, uma quadra, três banheiros, uma cozinha, uma biblioteca e uma sala de computação possuem também telefone no prédio e vários telefones públicos ao entorno da praça, os professore chegam de ônibus, pois a um ponto enfrente a escola e o fornecimento de agua e feito pelo SAAE que fornece uma agua de boa qualidade. Sobre a estrutura do prédio Ela se encontra em bom estado, porque passa por reformas anuais.

A instituição conta com a ajuda de um grupo religioso que promove festas juninas, cavalgadas e eventos esportivos para incentivar os alunos a seguirem o caminho do bem, pois a vida não esta fácil para ninguém e eles preferem escolher caminho errado que na maioria das vezes é o mais fácil.

Foi feito uma pesquisa sobre alguns projetos do governo e suas atribuições com isso já e possível afirmar quais já estão sendo colocados em pratica na escola observada.

PROGRAMAS/PROJETOS/

FUNDOS

SIGNIFICADO DA

SIGLA

PROPOSTA

PRESENÇA NA ESCOLA OBSERVADA (SIM OU NÃO)

FUNDESCOLA

Fundo de Desenvolvimento da Escola

É uma ação do MEC, financiada pelo Banco Mundial e executada pelo FNDE, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.

SIM

FUNDEB

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1998 a 2006.

SIM

SALÁRIO EDUCAÇÃO

O salário-educação, instituído em 1964, é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.

SIM

FUNDEF

PNAE

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental.

Valorização do Magistério (FUNDEF) foi instituída pela Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996, e regulamentado pela Lei n.º 9.424, de 24 de dezembro do mesmo ano, e pelo Decreto nº 2.264, de junho de 1997. O FUNDEF foi implantado, nacionalmente, em 1º de janeiro de 1998, quando passou a vigorar a nova sistemática de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental.

PNATE

Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar

O Ministério da Educação executa atualmente dois programas voltados ao transporte de estudantes: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que visam atender alunos moradores da zona rural.

SIM

PNLD

Programa Nacional do Livro Didático

Tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

SIM

PNBE

Programa Nacional Biblioteca da Escola

Desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O atendimento é feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.

SIM

PNSE

Programa Nacional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com