TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

GABRIELA DA SILVA CUNHA

INGHRID VITORIA DE MATOS LEAL

JESSICA DOS SANTOS RIBEIRO QUEIROZ

KAUANA DE OLIVEIRA SERAFIM

NATASHA APARECIDA RECORDI GOMES

PAMELA CANEDO DE OLIVEIRA

OS ASPECTOS FILOSOFICOS, SOCIOLOGICOS E PEDAGOGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

[pic 4]

[pic 5]

GABRIELA DA SILVA CUNHA

INGHRID VITORIA DE MATOS LEAL

JESSICA DOS SANTOS RIBEIRO QUEIROZ

KAUANA DE OLIVEIRA SERAFIM

NATASHA APARECIDA RECORDI GOMES

PAMELA CANEDO DE OLIVEIRA

OS ASPECTOS FILOSOFICOS, SOCIOLOGICOS E PEDAGOGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Sociologia da Educação, Legislação Educacional, Teorias e Práticas do Currículo, Filosofia da Educação, Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil.

Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro

Tutor de Sala: Flavio

Siqueira Campos

2019

SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERENCIAS.........................................................................................................13


INTRODUÇÃO

Falar sobre a educação infantil em nosso país é um tema bem debatido e também novo, pois a educação infantil como conhecemos hoje data de poucas décadas, assim como a educação no todo, a educação infantil passou por muitas mudanças e adaptações, mudanças essas que ainda continuam visando melhorar a aprendizagem no país, buscando sanar as inúmeras deficiências de aprendizagem que infelizmente ainda acontece mesmo nos dias de hoje.

O trabalho apresentado a seguir teve por intuito tratar dos Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos na Educação Infantil, de modo a mostrar como esses aspectos influenciaram ao longo do tempo a mudança pela qual passou a educação infantil em nosso país e como hoje eles são importantes na fundamentação do novo modelo de ensino que é implantado no Brasil.

Através de varias pesquisas pode se constatar que esses aspectos foram à base, para a formulação dos principais documentos que regem a educação no país, e o, quão esses aspectos são fundamentais na formação das crianças.

Também buscamos abordar o novo modelo da BNCC que esta em processo de implantação nas escolas em todo o território nacional, e como essa mudança é significativa no ensino.

Tratamos dos campos de experiência que a BNCC trás para o trabalho na Educação Infantil, os propósitos de cada um, e como é pretendido desenvolver cada um deles no campo educacional. E em desenvolvimento de uma atividade em temática um desses campos, um exemplo de atividade que pode atender essas propostas previstas na BNCC.

DESENVOLVIMENTO

Para tratar sobre qualquer questão em relação à Educação Infantil, primeiro é necessário conhece-la um pouco melhor, e conhecer sua evolução ao longo do tempo, é nessa evolução que vemos o quão os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos fazem parte da evolução da educação infantil.

A Educação Infantil nem sempre teve um lugar de destaque na formação da criança pequena. A princípio ela surge como uma instituição assistencial que tinha como objetivo suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família. Na época da revolução industrial surgem as primeiras creches assim intituladas.

Já no Brasil as creches surgem em função da crescente urbanização e estruturação do capitalismo e, com ele, surge à necessidade da mulher em ocupar o mercado de trabalho, desencadeando uma movimentação entre os operários pela reivindicação de um lugar para que possam deixar seus filhos.

No Brasil as creches então surgem com a função de atender as necessidades da classe trabalhadora, sendo apenas vista como assistencialista, com o pensamento do cuidar.

Apenas na década de 1980 a Educação Infantil passa a avançar no cenário educacional. Nessa época estudos e pesquisas concluíram que a educação da criança pequena é extremamente importante e que todas deveriam ter acesso a ela.

No ano de 1988, a Constituição define as creches como direito da família e dever do Estado. Já em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirmou os direitos constitucionais em relação à Educação Infantil.

Mas a frente em 1994, o MEC publica o documento Política Nacional de Educação Infantil, que em seu texto estabeleceu metas como a expansão de vagas e políticas de melhoria da qualidade no atendimento às crianças, dentre essas metas estava à necessidade de qualificação dos profissionais, que acabou em resultar no documento por uma política de formação do profissional de Educação Infantil.

 Logo após em 1996, com a promulgada a Emenda Constitucional que cria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que em seu artigo 62 estabelece a necessidade de formação para o profissional da Educação Infantil. De acordo com essa lei, a formação do educador dessa área deve ser em nível superior, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

No texto também era reafirmado, a responsabilidade constitucional dos municípios na oferta de Educação Infantil, de modo a contar com a assistência técnica e financeira da União e dos estados.

Dessa maneira a Educação Infantil passou a ser a primeira etapa da Educação Básica, integrando-se aos ensinos Fundamental e Médio. A partir disso a Educação Infantil ganha uma dimensão mais ampla dentro do sistema educacional e a criança passam a ser vista como alguém capaz de criar e estabelecer relações, um ser sócio histórico, produtor de cultura e inserido nela, sendo assim, não precisa apenas de cuidado.

Tendo por meta oferecer parâmetros para a manutenção e a criação de novas instituições de Educação Infantil, o MEC publicou no ano 1988, o documento Subsídios para credenciamento e o funcionamento das instituições de Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com