TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA ENGENHARIA ELÉTRICA: O ENGENHEIRO PROFESSOR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  4/12/2022  •  Artigo  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA ENGENHARIA ELÉTRICA: O ENGENHEIRO PROFESSOR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Graziela Braz Pitangueiras [1]

R.A: 2019301185

Instituição de Ensino: UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR, Polo Vitória da Conquista

Curso de Pós-graduação em Docencia no Ensino Superior

Orientador (a): Thailla Fabiane Kataoka Lopes Vance

Introdução

Como em qualquer área que se escolha atuar na docencia, ela direcionada ao curso superior em engenharia elétrica não seria diferente, o maior desafio é voltado ao casar aulas teóricas com as práticas, já que é durante sua formação que os docentes são preparados para sua futura vida profissional.

Para que a prática pedagógica seja dinâmica é nescessário a adoção de alguns parâmetros que prendam a atenção do docente de forma a conduzi-los pela busca incansável da curiosidade, formulando soluções de como resolver as diversas problemáticas que surgiram durante o curso. Buscando sempre o enfoque pela analise de todo o contexto apresentado em sala de aula, principal pilar para a formação do conhecimento, quando esse o conhecimento é passado com qualidade facilita na preparação dos docentes para as futuras etapas que lhes aguardam na vida profissional.

Portanto, nesse trabalho será abordado como objetivo geral a análise dos desafios enfrentados durante a aplicação da prática pedagógica aos docentes do curso de engenharia elétrica. E como objetivos específicos, o estudo do contexto geral dos desafios para uma qualidade do ensino, analisar os parâmetros da docência em Engenharia Elétrica, ensinar os docentes que o ato de pensar/analisar são reflexos da curiosidade, que é a ferramenta fundamental para levantamento de soluções para os mais diversos problemas associados a escolha da área de atuação.

Como pode-se perceber ao decorrer da pesquisa, sua problemática está relacionada com a qualidade que o ensino é oferecido, e na dificuldade de aprendizagem durante a graduação das diversas disciplinas que são lecionadas, o que está diretamente relacionado ao decréscimo na qualidade do ensino. Sendo os resultados apresentados neste trabalho oriundos da investição dos desafios enfrentados pelos professores-engenheiros, trazendo uma avaliação de técnicas a serem utilizadas para propor uma formação de qualidade aos docentes, fazendo uma abordagem de métodos, procedimento integradores de coleta e analisar de quantitativos e qualitativos.

Logo, a metodologia se apresenta por meio da pesquisa, na forma bibliográfica. As pesquisas empregues estão baseadas nos objetivos apresentados no projeto, sendo classificadas como exploratória (buscam proporcionar um acevo maior de informações do tema) e descritiva (relacionada com a identificação de determinado fenômeno ou população, firmando uma relação existente as variáveis). Já com relação aos tipos de pesquisa, quanto à abordagem (qualitativa e quantitativa), dos quais os dados quantitativos serão tomados como subsídios para a abordagem qualitativa.

Desafios da docência de Engenharia Elétrica

A docência é uma das tantas profissões extremamente desafiadora, seja pelas dificuldades que exitem atualmente no Brasil relacionadas as condições de trabalho, a qualidade de formação inicial ou permanente, ou se tratando da remuneração (salários) relativamente baixa quando comparada as demais profissões. Isso tudo demostra que a educação ainda tem muitas variáveis que precisam ser trabalhadas, e cabe ao professor ser um agente dessa transformação na sala de aula. Buscando como alternativas a articulação de projetos estruturados que visam diagnosticar as necessidades, realizando um planejamento das aulas para depois avaliar o aprendizado dos discentes.         

Portanto, essa é uma transformação da informação e do conhecimento, sendo o docente capaz de reconhecer que o ato de ensinar é uma troca, onde ele é o ser capaz de concientizar os discentes sobre a importância da educação para suas vidas, mostrando a eles seu potencial.

Como acontece em diversas instituições de ensino no decorrer dos cursos de graduação, o discente é apresentado a sua grade curricular que constará várias disciplinas, as quais possuem em sua estrutura os planos de ensino, um dos tantos obstacu-los que encontrará até sua formação e um dos motivos das tantas desistencias no decorrer do curso de engenharia elétrica. Essa evasão também é mais um dos tantos desafios encontrados durante o percurso do professor engenheiro.

Segundo Lima (2006) cita nove razões das causas principais dessa evasão, que são: adaptação; comprometimento; dificuldade acadêmica; fator financeiro; incertezas; incongruência; individuais; integração; objetivos isolamento. Lima (2006) ainda justifica essa evasão como podendo ser pelo alto número de reprovações e impasses financeiros momentâneos. O curso de Engenharia Elétrica apresenta percentuais significativos de evasão, sendo diversas as causas, que vão desde questões social/ econômica até a falta de conhecimentos básicos em matemática e fisíca, associados a necessidade de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.

O Professor Engenheiro e a prática pedagógica

Com a globalização jurgiu a crescente competitividade do mercado de trabalho que trouxeram contigo drásticas mudanças socio/ econômicas, e por fim fizeram com que uma grande parcela da população buscasse pela qualificação/ capacitação profissional. E claro que a Engenharia Elétrica, área  tecnologica, requer mão de obra qualificada.

Essa qualificação é oriunda da educação superior, sendo essa fortimente marcada por traços socioeconômicos regionais. Sendo que essa qualificação necessita de uma formação adequada e criativa, fornecida pelas instuições de ensino para que seus discentes, futuros profissionais, consigam se adaptar os desafios e as oportunidades que o mercado de trabalho impõe. É nesse aspecto que resalta-se o papel do professor, de orientador no processo de formação dos discentes, os preparando para o futuro.

Logo, o professor engenheiro tem o papel de transmissão do conhecimento, seja ele pela aplicação da didática pedagógica, de forma teórica ou prática das disciplinas apresentadas durante a graduação. Pois é durante o processo de aprendizagem que os alunos descobriram suas aptidões para o exercício de suas futuras profissões. Sendo reflexos da curiosidade ato de pensar/analisar, ferramenta fundamental para levantamento da mais diversas soluções para os todos os problemas associados a escolha da área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com