TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  23/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIFACS EAD - UNIVERSIDADE SALVADOR

                                                     CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

SAMARA RODRIGUES DE BARROS

                                                            PORTO SEGURO

ABRIL – 2014.


SAMARA RODRIGUES DE BARROS

FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

                Trabalho apresentado a Professora: Denize Reimão e Tutor: Gardel Santos

                Da disciplina Fundamentos e Estratégias do Ensino de História.

                Do curso de Pedagogia 5º Semestre.

     

UNIFACS

Porto Seguro - 10/04/2014.

 

                 

Prazo final para postagem da Atividade Virtual será até o dia 17 de ABRIL/14 (às 23h55m)

INSTRUÇÕES:

  1. Esta é sua primeira Atividade Avaliativa que é constituída de 4 questões perfazendo um total de 7,0 pontos e será somada a nota do Fórum Avaliativo no valor de 3,0 pontos, juntas elas constituíram sua primeira nota e terá peso 3.
  2.  A Atividade Avaliativa 1 (virtual) deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.
  3. A postagem da Atividade Escrita é de inteira responsabilidade de cada aluno e necessita ser realizada dentro do prazo estabelecido, no AVA da disciplina correspondente, no link destinado a cada Atividade Virtual e no formato DOC. Não serão aceitos outros formatos.
  4. Para embasar suas respostas utilize as aulas disponibilizadas no AVA e outras fontes.
  5. Configuração de plágio (cópia sem referenciar autor e obra, de acordo com a ABNT) levará o aluno a ter sua Atividade Escrita zerada. Consulte o "Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos", no site da Unifacs.
  6. Mesmo que estudem juntos, a Atividade Escrita de um aluno/dupla/trio/equipe. NÃO poderá ser igual à de outra.
  7. Não esqueçam que a Tutora estará sempre disponível para elucidar suas dúvidas de forma mais direta. Verifique o dia/horário do PLANTÃO REMOTO dela, se conecte ao SKYPE e tire suas dúvidas através do contato por voz (sistema VoIP) e também de mensagens instantâneas ou utilizem o Fórum Tira-dúvidas. 

O primeiro passo para responder as questões apresentadas nesta atividade é escolher uma instituição de ensino pública, particular ou comunitária para realizar uma visita de observação e refletir sobre as atividades realizadas com os saberes históricos.

Durante a visita você evite fazer perguntas, apenas observe o ambiente da escola, as relações estabelecidas, a realização das atividades e o plano da aula de História. Após a realização da visita de observação responda as questões abaixo:

Questão 1 - (Valor – 2,0) -  A História enquanto componente curricular na Educação Infantil e no Ensino Fundamental percorreu um longo caminho e passou por inúmeras transformações assumindo, em cada época, o papel exigido pela sociedade. Identifique qual a concepção que embasa a aula de História observada? Que concepção de sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico estão presentes neste planejamento?

Pude observar que os conteúdos e saberes históricos de História nesta escola é ensinada com base nos livros didáticos à partir de uma perspectiva neutra baseada na transmissão oral, cópia textual e memorização dos fatos, portanto se embasa numa concepção tradicional de ensino.

A professora explicava uma aula sobre Capitanias hereditárias onde o Sujeito histórico era o rei de Portugal, e Martim Afonso Pena, desse modo se baseia em uma concepção de sujeito histórico onde poderosos reis e políticos são verdadeiros heróis e vistos como importantes lideres agindo individualmente, ou seja, concepção 1.

O fato histórico  na aula em questão foi o sistema de administração territorial criada no ano de 1534 que é o sistema de capitanias hereditárias, assim sendo o fato histórico se baseia em grandes eventos políticos e acontecimentos importantes apresentados de maneira isolada do contexto histórico dos personagens isto é concepção 1 de fato histórico.

O tempo histórico ensinado na escola é fundamentado no modelo tradicional factual e cronológico privilegiando calendários, datas simbólicas e para fins didáticos a História do Brasil é dividida, por exemplo, em Colônia, Império, República, Moderna e Contemporânea.

Questão 2 – (Valor – 2,0)  - Solicite a professora/ o professor da sala de aula observada um plano de uma aula de História e analise-o criticamente:

  • De que maneira os saberes históricos foram explorados nesta aula?

  • Os conteúdos são adequados? Estão contextualizados e são significativos?

Os saberes históricos foram transmitidos baseados no livro didático, leitura do texto feito pela professora e memorização do conteúdo, logo após a leitura, os alunos fizeram uma atividade sobre o assunto explicado.

A verdade é que a forma como esses conteúdos são transmitidos com ênfase na habilidade de decorar e distante da realidade social vivenciada pelos alunos, onde grupos sociais são priorizados nos registros históricos em geral em detrimento de outros, não serve de nada, pois não adianta o aluno ter contato com as fontes utilizadas como base para sua aprendizagem se ele não tiver a capacidade de compreender como ocorre a construção deste saber, porque o ensino de História transmitido não estabelece uma relação entre o que os alunos trazem de suas vivências não escolares com os conteúdos a serem ensinados na escola que são totalmente descontextualizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (369.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com