TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  3.317 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2017/1

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Profª  Miriam Brum Arguelho

Aluno(a): Bruna Maiara Gaedke Almeida                                                RGM: 053.14161

ATIVIDADE 1 - Vale 1 ponto

[pic 2][pic 3]

Exercício 1

1) Pensar na alfabetização e letramento no contexto da sala de aula, na atualidade, requer o entendimento de que ambos os processos devem se desenvolver simultaneamente ultrapassando a visão fragmentada entre leitura e escrita e a compreensão de que ao ler e escrever nos empoderamos e deixamos de ser somente consumidores do que está posto, passamos a ser também autores das nossas produções.

E,

Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma capacidade, a de codificar e decodificar a língua escrita; apropriar-se da leitura e da escrita é torná-la própria, assumi-la como sua propriedade.  (Guia Didático, p. 19).

Com base na leitura das aulas 1 e 2 e análise das asserções acima, assinale a opção correta:

A( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.

B ( x ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

C (  ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D ( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E (  ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Exercício 2

2) Analisando o processo evolutivo da educação, podemos ver várias mudanças dentro da escola. Como podemos ler na pg. 16 da aula 1, a escola, tal como foi concebida na época, se revela um excelente instrumento de alfabetização, pois era, ao mesmo tempo, eficaz (além de promover uma técnica rudimentar de leitura, permitia a veiculação de novos valores), rápida (um ano era suficiente), segura (permitia o controle diário de aprendizagem) e, evidentemente, econômica.

Pensando nesses aspectos (eficaz, rápida e segura) podemos concluir que a proposta de alfabetização da época estava pensada para atender as demandas do mercado e das indústrias da época. Aprender a ler rapidamente para ler os manuais das máquinas e equipamentos e aprender a escrever para poder anotar os procedimentos nas fábricas.

Pensando no processo de Alfabetização e Letramento que a escola pratica hoje, voltada para a aquisição de Habilidades e Competências você acredita que conseguimos evoluir em termos de valorização do senso crítico e reflexivo do aluno?

(  ) Sim, porque ao pensar em Habilidades e Competências estamos ajudando o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para desempenhar determinadas tarefas e competências para o mercado de trabalho.

( ) Não, porque vincular a aprendizagem a aquisição de habilidades e competências retira a possibilidade de o aluno explorar e acessar outros saberes, de desenvolver a sua própria opinião a respeito de acontecimentos e fatos e de criar e resolver problemas relacionados aos interesses do aluno.

Caso não concorde com nenhuma das respostas acima, escreva abaixo a sua resposta e a sua justificativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com