TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  6/9/2018  •  Dissertação  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2018/2

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Profª  Miriam Brum Arguelho

Aluno(a):                 RGM:

ATIVIDADE 8 - Vale 2 pontos

Exercício 1

1) Vários estudos apontam que as trajetórias dos professores são importantes para a construção das suas identidades docentes. Fazer o exercício reflexivo de acessar a sua memória ajuda na organização e planejamento da sua prática pedagógica.

Redija um texto apresentando a sua trajetória no processo de alfabetização, relacionando com a visão e metodologias apresentadas pelos teóricos estudados em nossa disciplina. Essa atividade será avaliada pela riqueza de informação do seu texto e qualidade da relação entre o seu conhecimento prévio e a aprendizagem do conteúdo abordado na disciplina.

O texto deve conter:

a) a narrativa da sua trajetória desde o primeiro contato com as letras dentro e fora da escola. Quando você chegou à escola já sabia ler e escrever? Como foi esse processo?

b) Uma análise entre o conceito de alfabetização utilizado na época da sua escolarização (normalmente era a cartilha) e o que as propostas teóricas sugerem atualmente, com base no material que estudamos em nossas aulas. Escreva entre 20 e 30 linhas.

Para realização desta atividade é importante que você leia o artigo complementar: Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. (GOULAR, Cecília, 2006) disponível nos arquivos da disciplina.[pic 2]

Bons Estudos!

       Minha família é de origem da zona rural,sempre estudei em escola de madeira lascada até a quarta serie, sempre carreguei meus livros na mão ou em sacolas de mercado, adora quando estava cursando a terceira série, pois as brincadeiras eram muito divertidas, brincávamos no meio do mato de se esconder e jogávamos muito futebol,muitas vezes deparávamos com cobras até mesmo em sala de aula

    Eu sempre sonhei em ser um professor, ficava imaginando dando aula e até sala de aula meus amigos e eu encenavam, era muito difícil, pois nessa época não havia divisão de classe, ou seja as quatro série eram todas misturadas em uma única sala, também o professor Vardeley dava aula para todos ao mesmo tempo, com isso éramos prejudicado como a mistura de conteúdo no quadro negro, o lado bom que aprendíamos coisas de outras séries , quando passávamos para serie seguintes já sabíamos muitos conteúdos que seriam ministrados, nosso professor era um verdadeiro herói, com muitas dificuldades vencemos, hoje tem muitos daqueles amigos formados e exercem funções diferentes, sempre me  imaginei  sendo um professor, mesmo vendo a dificuldade desse profissional  indispensável na sociedade.

   Hoje vejo quanto mudou tanto na estrutura e no apoio ao aluno como meio de transporte e cursos extras curriculares, pois quando comecei o ensino médio tínhamos que andar mais de vinte quilômetros para ir e voltar, sei que quando estiver formado poderei trabalhar com turmas diversas, espero que eu não veja mais alunos estudando descalços, que eu possa fazer algo por alguém um dia me lembro que quando carregava meus materiais nos braços ganhei um boná de minha avó, também sonho em melhorar um pouco minha condição financeira, sei que a maior gratificação que um professor pode ter é o reconhecimento do aluno e quem sabe um dia a sociedade possa reconhecer como o principal profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com