TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E O CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Curso a distância de Pedagogia

                      Turma: 18                            Etapa: 5                            

OS JOGOS E O CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO:

Caminho para o desenvolvimento e resolução de problemas

Alunas:

Anne Ferreira da Silva

Imaculada Conceição de Oliveira  

Jerusa Paula da Silva Borges

Karen Priscila de Oliveira

Milene Cândida da Silva Moraes

 

Araxá – MG, Maio de 2015


Introdução

            Os jogos são importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Se constituem em estratégias interessantes para a resolução de problemas do cotidiano, por isso o uso deles e de materiais concretos por meio de atividades lúdicas precisa ser compreendido por todos os educadores. Logo, proporcionar aos educandos momentos significativos mostrando-lhes esta vivência por meio da lógica matemática, do raciocínio, das músicas e do uso do concreto é imprescindível. Esses jogos podem ser estruturados basicamente de três formas: de exercício, símbolo ou regra. Mas o que caracteriza essas formas e a importância de cada uma delas para o a construção do conhecimento na escola temos que conhecer as estruturas, ações como nos jogos de exercícios, analisando sua presença quando a criança aprende as primeiras letras ou os primeiros números na escola. Essas três estruturas serão caracterizadas segundo sua forma típica de assimilação. Os jogos auxiliam no planejamento das aulas de forma a agregar os conhecimentos, construindo um processo de formação do raciocínio lógico-matemático, proporcionando condições necessárias para uma real aprendizagem.

Desenvolvimento

              Sabemos que a matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças. O ensino dessa disciplina potencializou várias capacidades, ampliou progressivamente as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade. Dentre os muitos objetivos do ensino de matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da matemática. O jogo e a brincadeira são, tanto fonte de lazer como de conhecimento. Contudo, o brincar na escola é diferente do brincar em casa, na rua, ou em outros lugares. Brincar na escola não é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, porque a vida escolar é regida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas, naturalmente, estas normas estão presentes, também, nas atividades das crianças. Assim, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade quando ocorrem na escola, pois são medidas pelas normas institucionais. Assim sendo, o ensino de matemática nas séries iniciais deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações significativas de aprendizagem, sendo que o ensino por meio de jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança. O jogo, além de ser um objetivo sociocultural em que a matemática está inserida, ele é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um "fazer uma obrigação externa e imposta". Já que a aprendizagem da matemática está totalmente ligada à compreensão, isto é, apreensão do significado, os parâmetros curriculares nacionais (PCN" S) solicitam que os jogos são fontes de significados, e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam numa pesquisa. Os jogos ajudam a os criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhados a fim de considerar interesses e as motivações dos educandos.                                                                                                                                  

O conhecimento lógico-matemático é uma ação do sujeito a uma abstração reflexiva que permite a ele tomar consciência das relações que estabelece tanto com os objetos quanto com os eventos do seu cotidiano. O conhecimento lógico-matemático define-se como uma invenção. Esses jogos serão desenvolvidos de acordo com cada estágio do desenvolvimento da inteligência. Assim cada criança desenvolve de acordo com a fase, idade e com o uso do material concreto. Esses desenvolvimentos da inteligência podem ser classificados, de acordo com Piaget em:

Estágio sensório-motor: vai do nascimento aos dois anos, aproximadamente.

Estágio pré-operatório: de dois aos sete anos, aproximadamente.

Estágio operatório concreto: de sete aos doze anos, aproximadamente.

Estágio operatório formal: de doze anos em diante.

O adulto perto de uma criança realiza um papel de fundamental importância, principalmente quando o adulto interage afetivamente, sabe observar e propor atividades que agradem às crianças. Isso faz despertar o interesse pela aprendizagem, além de trabalhar as emoções e os sentimentos delas.

Segundo pesquisadores, o primeiro jogo foi inventado por Adão. Dizem que Adão juntava as pedras e separava as mesmas por cores. Logo, observava os pássaros que voavam e separava uma pedra para cada cor que via nas belas aves. O processo sempre recomeçava. No início era só ele, mas ele quis uma companhia, fez um tabuleiro e seu pedido foi atendido. Um de costas para o outro, cada qual cobrindo visualmente um lado e anotando as cores. Nesse momento o mundo dos jogos sofreu o primeiro impacto negativo, visto que Eva, a companheira de Adão, logo enjoou daquele jogo. Desde então, os problemas relacionados aos jogos surgiram e ainda hoje eles são considerados a base de sofrimento. Durante muito tempo o ato de jogar foi praticado secretamente apenas pelas castas mais baixas da humanidade. De acordo com Almeida (1998), desde os tempos remotos os jogos eram utilizados como forma de motivar os alunos. Para ele, os humanistas começaram a perceber o valor educativo dos jogos e, assim, os colocaram em prática nos colégios jesuítas. Na Grécia Antiga, Platão já afirmava que os primeiros anos de uma criança devem ser ocupados com jogos educativos numa prática matemática lúdica. Na sua obra, o autor também comenta que os jogos sempre constituíram uma forma de atividade inerente ao ser humano e que entre os primitivos, por exemplo, a atividade de dança, pesca e lutas era tida como de sobrevivência, ultrapassando muitas vezes o caráter restrito do divertimento e prazer natural. As brincadeiras sofrem modificações ao longo da história, em cada tempo histórico, há uma hierarquia de valores que orientam o conjunto das experiências que alguém aprende pela própria vivência. Não devemos esquecer que toda criança brinca independente de sua condição social, cultural ou tempo histórico, e que a brincadeira ultrapassa as fronteiras da imaginação e inibe quaisquer preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com