TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Os jogos na alfabetização

Ana Paula de Oliveira Gonçalves

Fabianne Ribeiro Gomes de Menezes

Fernanda Rodrigues Marçal

Após a leitura atenta do Manual Didático: Jogos de Alfabetização, optamos por desenvolver e trabalhar com o jogo número 7: troca letras cujos objetivos são a compreensão das letras do alfabeto, e que se trocarmos essas letras de lugar novas palavras serão formadas. O público-alvo desse jogo são os alunos em processo de alfabetização.

Escolhemos as palavras que seriam feitas, confeccionamos as fichas das figuras e as fichas das letras que seriam trocadas:

 [pic 1]

Após a leitura das regras do jogo, fixamos as fichas no quadro e espalhamos as fichas de letras entre os grupos. Dividimos a turma em dois grupos e realizamos o jogo entre as equipes. Como geralmente ocorre em atividades assim, as crianças logo descobriram que podiam trocar outras letras além das que tínhamos pensado e novas fichas foram criadas. Eles adoraram o jogo e se divertiram bastante quando competiam com o outro grupo. Tivemos um caso de uma aluna que ainda não foi alfabetizada e, por isso, não conseguiu jogar tão bem quanto os outros. Porém, através deste jogo, ela teve mais oportunidade de aprender do que em uma aula expositiva. A relevância da atividade é dar ao aluno uma oportunidade de aprender sem perceber que está aprendendo. Depois do jogo, fizemos uma atividade no quadro para registramos o que aprendemos. Segue foto em anexo desse momento. Acreditamos que os objetivos foram satisfatoriamente atendidos, uma vez que as crianças conseguiram ver as semelhanças e diferenças entre os pares de palavras.

[pic 2]

E. M. Dona Gabriela Leite Araújo- Contagem, MG.

        

Referência bibliográfica

CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco; MEC - Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Pernambuco, 2009. Acesso em: 20 de maio de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (265.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com