TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios E As Possibilidades No Ensino Da Matemática E Componentes Específicos

Por:   •  4/12/2023  •  Artigo  •  3.811 Palavras (16 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ - IFAP

Curso de Licenciatura em Matemática Metodologia da Pesquisa Cientifica

ANDERSON DE SOUZA AMARAL

MARCIO SOUSA DA SILVA

NAYRA JANAYNA AMARAL DE SOUZA

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O PÚBLICO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES QUE ATUAM NO PROEJA EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ-IFAP

MACAPÁ – 2023

ANDERSON DE SOUZA AMARAL

MARCIO SOUSA DA SILVA

NAYRA JANAYNA AMARAL DE SOUZA

[pic 3]

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O PÚBLICO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES QUE ATUAM NO PROEJA EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ-IFAP

[pic 4]

MACAPÁ – 2023

1 Introdução

A educação é uma estratégia de estímulo ao desenvolvimento individual e coletivo, gerada pelos grupos culturais para facilitar que cada pessoa atinja o seu potencial. Além de incentivar cada indivíduo a colaborar com outros na busca do bem comum, ela formar pessoas capazes de ser sujeitos de suas vidas, conscientes de suas opções e atores sociais comprometidos com um projeto de sociedade e humanidade.

É uma prática social que consiste na apropriação do saber historicamente produzido, através da atualização cultural e histórica do homem. A educação é um direito de todos e, conforme disposto na Constituição Federal de 1988 é dever do Estado e da família. Esta responsabilidade é atribuída ao Estado e será efetivada mediante a garantia de uma educação básica obrigatória e gratuita na idade entre quatro e 17 anos, sendo que esta oferta gratuita do ensino deve ser assegurada inclusive aos que não tiveram acesso a ele na idade própria (BRASIL, 1988).

Entretanto a Constituição Federal de 1988, seguida da Lei 9394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevê o acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para os que não os concluíram na idade adequada referindo-se a este ensino como especial “Educação de Jovens e adultos”.

Nesta continuação, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de aprendizado que restaura a oportunidade de formação escolar para aqueles que não tiveram acesso e não puderam concluir o Ensino Fundamental ou Médio nas idades apropriadas. Silva e Sant’Anna (2010) discorrem que a EJA é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina atender a um público ao quais as circunstâncias da vida sejam pela oferta irregular de vagas, pelas inadequações do sistema de ensino ou condições sócio-económicas desfavoráveis por diversos motivos, foi-lhes negado o direito à educação.

 Os estudantes da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos possuem particularidades e características peculiares nos mais variados sentidos, dentre elas estão: o tempo de afastamento dos estudos, as dificuldades de aprendizagem, a idade irregular de diferentes faixas etárias, formado por adolescentes, jovens, adultos e idosos que estão em busca de melhores condições de vida no mercado de trabalho.

Conforme as citações acima este modelo de ensino precisa de atenção especial por parte do poder público, dos gestores, dos educadores e da sociedade em geral. Entre tanto os autores referem-se aos professores da Educação de Jovens e Adultos e ressaltam a necessidade particular de formação profissional e construção de conhecimentos específicos para atuar neste campo de educação.

De acordo com a historicização no decorrer dos últimos anos a Matemática, tem sido avaliada com grande relevância para formação dos cidadãos, porém tem sofrido mudanças significativas. Nos dias atuais, a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade de instigar a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ela faz parte da vida de todos, nas experiências mais simples como o contar, comprar e operar sobre quantidades seja no campo ou na cidade, essas potencialidades de conhecimentos matemáticos devem ser exploradas de forma mais ampla e possível. 

No entanto a matemática continua sendo considerada uma das maiores vilãs dentre os componentes pedagógico, sendo responsável por altos índices de reprovação de alunos. Afirma-se que as dificuldades na aprendizagem desta disciplina são motivadas pelas próprias características dos métodos utilizados, pela capacitação às vezes inadequada dos professores pela falta de contextualização referente à disciplina de matemática. 

Os objetivos propostos para esse estudo é investigar os desafios e as possibilidades no ensino da matemática para o público de jovens e adultos através de relatos de experiência dos docentes que atuam no Proeja no curso de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Amapá (IFAP).  Analisar as teorias e práticas da Matemática no contexto escolar; Identificar as principais causas das dificuldades nesse processo; Avaliar os fatores que afetam a aprendizagem da Matemática a adequação das estratégias pedagógicas adotadas pelos professores do componente pedagógico em questão; Propondo soluções viáveis para resolver o problema da aprendizagem dos alunos.

A metodologia utilizada para esse estudo serão os dados coletados através da pesquisa de campo embasada no método dialético de caráter exploratório recorrendo a revistas bibliográficas e análise de autores, onde será ouvidos professores da instituição investigada sobre o tema. A finalidade foi o de sistematizar e analisar a contribuição da pesquisa à compreensão de problemas e preocupações da didática sobre como os professores do curso em Segurança do Trabalho - Proeja diversifica suas estratégias metodológicas para qualificar o processo de ensino aprendizagem da turma em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (332.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com