TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores da Aprendizagem

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Trabalho – Nos tempos de Clarice

Nome e sobrenome do estudante:

Ana Paula Estevão de Oliveira Santos – Usuário: BRFPMME2426807

Raimunda Pinto de Souza – Usuário: BRFPMME118511

Nome e sobrenomes do professor: Profº Kamil Giglio

Curso: FP087 – Fatores da Aprendizagem

Grupo: 11

Data: 27/10/2020

Ìndice

  • Introdução.
  • Justificativa.
  • Objetivos:  Geral e Específicos.
  • Metodologia.
  • Avaliação.
  • Considerações Finais

.

 Introdução

Clarice Lispector foi, autora de romances, crônicas e contos, nascida em outro país, tornou-se um dos maiores nomes da literatura brasileira. Quanto aos seus escritos foram transformando-se, de palavras clandestinas, em palavras mais livres. Através de seus textos publicados na imprensa revelam importantes aspectos sobre o processo de criação de Clarice, além de vários episódios autobiográficos.

A partir da trajetória literária de Clarice Lispector dois movimentos fundamentais foram marcados; o primeiro revela uma autora introspectiva, com monólogos em grande parte de sua produção; e o segundo aponta uma autora em busca do diálogo com o leitor, pois sua intenção era investigar a psicologia das personagens.

Apresentando sua subjetividade e suas reflexões por meio de um intenso monólogo interior. Assim, a sondagem introspectiva das personagens torna-se mais relevante do que o desenrolar da narrativa, fazendo o romance se desvanecer “para converter-se muitas vezes em um rico fluxo de sensações”. Em sua obra, mesclam-se lembranças, imagens e percepções, aprofundando a experiência interior das personagens. Passado e presente também se alternam, oferecendo ao texto um caráter fragmentário. Em muitos momentos, a prosa da autora aproxima-se da poesia, dado o intenso lirismo, citado no livro “Perto do coração selvagem”. Apesar de representarem momentos diferentes de produção e de recepção, Perto do coração selvagem, Laços de família e A hora da estrela articulam-se, pois possuem características inerentes à literatura da autora, centrada na introspecção, na inquietação, na tentativa de dizer o indizível, traços que particularizaram sua produção, mas que também ofereceram a ela o rótulo de “escritora difícil”, hermética.

Portanto, Clarice Lispector foi um dos primeiros nomes da ficção brasileira a romper com a narrativa tradicional ligada aos fatos e aos acontecimentos, preferindo debruçar-se sobre uma narrativa interiorizada, na qual, como foi visto, a vivência interna da personagem é o ponto máximo. Além disso, percebe-se que grande parte da produção textual da autora são explicações do fluxo da consciência que os leitores ignoravam(a metalinguagem), seja ficcional ou não.

É pertinente ressaltar a questão da linguagem, que se interpõe entre o autor e sua obra, estabelecendo uma relação ambígua, dando suporte para o diálogo com o leitor. No contexto de Clarice, todos devem ser entendidos como personagens, inclusive a própria autora.

Contudo, este estudo, intertextual em relação às mais recentes pesquisas sobre Clarice Lispector e sua obra, aponta para a fecundidade dos seus escritos. “Se eu errar que seja por muito, por amar demais, por me entregar demais, por ter tentado ser feliz demais”. (Clarice Lispector).

Justificativa

Este projeto tem como objetivo propor aulas e atividadesa que orientem a percepção do aluno nas obras de Clarice Lispector. Foi produzido para estudantes do ensino médio e algumas práticas consideradas adequadas e inadequadas, da forma como a literatura é trabalhada nas nossas escolas, nas aulas de Língua Portuguesa,  além de proporcionar um trabalho envolvente e atraente com as obras de Clarice. Para isso, fez-se necessário enfatizar a relevância do caráter humanizador e transformador da literatura, uma vez que consideramos que ela é vital para o ser humano, por romper com este mundo cheio de incertezas e proporcionar sensibilidade, criatividade e reflexão, tais objetivos que devem estar presentes na escola. Dessa forma, nossa proposta de trabalho, a literatura foi pensada como prazerosa, mais também, com objeto a ser lido e interpretado literariamente, trajetória essa que precisa ser orientada na escola, que deve seguir na vida dele. A literatura, portanto, tomada como objeto plural dotado de significação social, lúdica e estética.   Clarice com seu modo inovador tornou-se um mito na literatura brasileira no modernismo, assim como, a escritora mais importante do Brasil, devido a sua forma de escrever, mergulhando no subconsciente. A obra “Perto do coração selvagem” caiu no gosto da crítica devido ao mergulho no mundo interior. Em suas obras primas a história tinha pouca importância, mas o que ganhava enfoque eram os monólogos internos de cada personagem, o mergulho no inconsciente que era o foco da autora. Ela interessava-se por processos interiores e pela forma revolucionária nas relações promovidas pelas personagens com si próprios e com o mundo.

Objetivo Geral

Compreender a complexidade na criação de textos introspectivos através dos dramas interiores sofridos pelas personagens em sua influência no desenvolvimento deles dentro da história, observando o processo de compreensão da autora sobre si, sobre sua existência e a relevância para a sociedade.

Objetivos Específicos

  •    Conhecer as obras da escritora, relacionando com o contexto atual, observando a constante análise do interior de seus personagens como auto-análise da autora.
  •   Verificar a razão de complexidade da criação e interpretação de textos introspectivos produzidos por Podcasts sobre a temática das obras lidas.
  •    Mostrar os conflitos interiores, na formação das personagens presentes em trechos da obra, através do uso da tecnologia integrando leitor e obra, desenvolvendo o hábito de leitura saudável com compreensão.

Metodologia

A metodologia empregada procura analisar os aspectos gerais da obra e seus elementos simbólicos, verificando como a sociedade é representada. Os alunos desenvolverão os trabalhos solicitados mediante as obras indicadas de Clarice Lispector, são elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (228.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com