TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores da Aprendizagem

Por:   •  9/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

FP087 – Fatores da aprendizagem

Trabalho conv. ordinária

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho deve ser realizado em duplas e tem como objetivo a elaboração de uma estratégia didática, que pode ser utilizada com seus estudantes para que percebam suas próprias formas de aprender (autoaprendizagem) e para que explorem a busca de outras maneiras.

Estrutura da estratégia didática

A estratégia didática deve apresentar:

  1. Uma planificação: pensar em como desenvolver a atividade e quais aspectos serão considerados. Por exemplo, se a proposta é fazer uma dinâmica com objetos que representem a maneira de aprender que seus alunos apresentaram ao longo da vida, é necessário pedir antecipadamente que levem estes objetos. O segundo passo seria especificar os momentos e como se trabalharia com os materiais levados pelos alunos. Por último, para finalizar a atividade seria realizada uma autoavaliação. Além disso, devem ser considerados aspectos como tempo, recursos e materiais.
  2. Aplicação da proposta durante pelo menos uma aula: explicar como se realizará a estratégia planejada para aula e quais seriam as principais perguntas. Aqui pode-se elaborar um material de trabalho como apoio ou explicar os passos a seguir como modelo. Isso tudo auxiliará a pensar em como os alunos aprenderam ao longo da vida, como aprendem atualmente e, assim, guiar a atividade para a procura de outras maneiras de aprender.
  3. Um instrumento (como mínimo) de avaliação: o tipo de avaliação é livre, é possível escolher qualquer um, o importante é que seja coerente. Como exemplo, e seguindo o que foi proposto anteriormente, a forma mais coerente para avaliar a atividade com os objetos levados por cada aluno, será utilizar uma autoavaliação com seus respectivos itens e escalas para aplicação com os estudantes presentes na estratégia didática.

Requisitos formais:

  • Extensão: 3 e 5 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia e os anexos –se houver–).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto às citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo-se os procedimentos descritos no documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser enviado ao e-mail do(a) professor(a).

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação cujo conhecimento por parte do estudante é considerado de suma importância. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Trabalho:

Nome e sobrenome do estudante:

Helena Leandro de Sousa – BRFPMME4276799

Helenise dos Santos Lima – BRFPMME4334594

Curso: Mestrado em Educação

Grupo: dupla

Data: 27 de junho de 2023

        

                                                                  Título

         Proposta de Elaboração de Uma Estratégia Didática da leitura de forma intedisciplinar

Índice:

Introdução.......................................................................................................................04

Fundamentação Teorica..................................................................................................04

Objetivos .........................................................................................................................05

metodologia .....................................................................................................................06

Avaliação.........................................................................................................................07

Bibliografia.......................................................................................................................07

           Introdução

Para desenvovimento da proposta, partimos de um objetivo: Leitura Literária como prática constante 1° ao 4° Ensino fundamental. Afinal, acreditamos em uma “educação literária” (Cf. COLOMER, 2007), isto é, em uma instituição escola que apresenta aos estudantes e às estudantes a leitura literária como ponto de partida para debates permanentes sobre a cultura; uma escola que assume a leitura literária (e a arte) como experiência a partir da qual incontáveis desdobramentos são possíveis – estes dependem, é claro, das filiações teóricas dos docentes, por isso, é preciso “despertar em nós, professores de literatura de forma interdisciplinar, Alguns pressupostos teóricos para mediação do saber literário” (COENGA, 2010, p. 76).  A presença de práticas docentes compartilhadas, traduzidas em salas de aula nas quais docentes atuam em conjunto, de forma interdisciplinar; propomos promover o letramento literário, em outras palavras, a leitura literária enquanto prática social que efetivamente implique as ações de ler e de escrever usamos como elemento estruturante e interdisciplinar (espécie de metodologia) a construção de projetos de leitura cujo desdobramento final é a composição de comunidades de leitores; por fim, prevemos práticas autorais para os alunos e para as alunas, tanto no processo de construção de seus cadernos quanto na elaboração de suas produçoes, seja por meio de escritas ou desenhos.

Fundamentação teórica

Partindo de uma visão interacionista da linguagem, o ensino de Língua portuguesa deve centrar-se em práticas significativas e contextualizadas em que o uso da língua oral, escrita e a análise e reflexão sobre a língua sejam trabalhos essenciais no processo de aprendizagem a fim de que o aprendiz desenvolva "as quatro habilidades linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever". (Parâmetros Curriculares Nacionais / Língua portuguesa, 2001:43). A poesia associada a diferentes formas de arte (desenho, pintura, música, dança e teatro) muito contribui para uma aprendizagem significativa da língua materna e desperta o gosto pela literatura. Portanto, para que as atividades que envolvem linguagem oral e linguagem escrita, leitura e produção de textos venham contribuir para um ensino-aprendizado eficiente e eficaz da Língua Portuguesa e a da Literatura, faz-se necessária a elaboração de projetos de leitura e escrita, pois são formas organizadas significativas e contextualizadas nas quais todos os envolvidos compartilham um mesmo objetivo. O poesía, cantigas e as brincadeiras  são gêneros textuais com características próprias que permite através da sua linguagem o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico, da expressão oral e escrita e do vocabulário. O brincar possibilita o desenvolvimento da linguagem, da inteligência, dos valores e da socialização. E o ensino de arte desenvolve a percepção, observação e a sensibilidade do educando. O projeto de pesquisa tem como objetivo geral; Integrar familia e escola por meio do resgate da cultura popular com uso das cantigas de rodas, assim, explorando e identificando os elementos das artes para expressar o imaginário infantil e conhecimento de mundo. Logo, os objetivos específicos são; - Ampliar o repertório de brincadeiras a partir das cantigas de roda. - Promover a socialização entre crianças e crianças, crianças e adultos. - Proporcionar momentos prazerosos e de aprendizagem no ambiente familiar. - Estimular a criatividade e a imaginação das crianças bem pequenas. - Desenvolver a oralidade. Usufruir de momentos lúdicos movidos a fantasias e a imaginações. - Perceber a importância das cantigas de roda como manifestação cultural e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com