TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos E Princípios Da Educação Infantil: A História Da Infância E Da Educação Infantil De 1930 A 1990

Por:   •  15/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Alunos (a): Darlene Costa Claudino, Elisângela Moraes Barbosa, Jeane Silva Santos, Naldo e Zuleide Maria da Silva

Polo: São Mateus

Fundamentos e Princípios da Educação Infantil:

A história da infância e da Educação Infantil de 1930 a 1990

SÃO PAULO

2022

Introdução

Com o aumento urbanístico e modificação da família chefiada pelo patriarca para nuclear é que se deu a construção de uma ideia de educação infantil.

As primeiras ideias de infância e educação infantil consistia na concepção de criança enquanto ser que precisava ser cuidado. As mães precisavam trabalhar fora para suplementar a renda da família e precisavam de um local para deixarem seus filhos.

Com o passar do tempo é que a educação infantil foi validada como uma etapa importante na vida da criança e reconhecida por lei.

A ideia que se tem hoje de criança enquanto individuo, levou muito tempo até ser acolhida na sociedade.

De 1930 a 1990

        

Com a crise de 1929 o país enfrentou duras questões econômicas o que motivou o Estado a implementar mudanças em diversas áreas, principalmente na educação, e a reformulação em questão inicia-se pela educação infantil.

A ideia inicial veio com as regulamentações educacionais infantis, o que se entende é que a partir desta ideologia inicia as políticas que permeia a educação como um todo abrangendo diversas áreas interligadas como por exemplo a saúde, outro feito que deve ser destacado é que com o crescimento dos ideais trabalhistas do Estado Novo, e com o ingresso legal das mulheres como trabalhadoras regulamentada levou a necessidade de criação de creches gratuitas além da implementação de creches dentro das próprias empresas.

Em 1940, a criação de vários projetos e implementações modificou a estrutura da educação infantil, o que fora de grande importância para o setor educacional, o que colocou o Estado como um dos principais protagonistas e regulamentador da área.

“Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (OMEP). A OMEP, fundada em 1948, almejava atender crianças de todas as classes sociais, de zero a sete anos, com destaque na psicologia da criança, dando atenção aos aspectos metodológicos e didáticos do processo educativo e da alfabetização. O outro, de caráter público federal, realizado pela Coordenação de Educação Pré-Escolar (COEPRE), sobre o qual discutiremos mais adiante”. (https://edutec.unesp.br/moodle/pluginfile.php/303360/mod_resource/content/11/D08_V04.pdf#page=11)

A partir de 1950 a criação da pré-escola começa a fazer parte da educação infantil, assim como o modelo desenvolvimentista e entidades como UNESCO e UNICEF com ideais voltados para educação infantil para crianças carentes, modelos tidos como de baixo custo, ideais que se mantiveram fortes até meados de 1960 e 1970.

De 1970 em diante reforça-se os ideais de que a educação é direito da criança e , dever do Estado, e até meados de 1988 a sociedade vê a educação infantil ir e vir, passar por muitas mudanças e ajuste até a constituição de 1988 que trouxe a institucionalização de educação infantil garantido como direito da criança e dever do Estado, e o grande diferencial é que a partir de então este estava garantido por lei, trazendo alguns avanços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (192.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com