TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil Envolvendo os Fazeres na Educação Infantil

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 3][pic 4][pic 2]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        .....  .........

3. CONCLUSÃO...................................................................................................7

4. REFERENCIA...................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

                         A presente pesquisa solicitada sobre a Literatura Infantil envolvendo os Fazeres na Educação Infantil tem por objetivo compreender a importância da mesma e da contação de histórias para o desenvolvimento cognitivo da criança.

                              Esta foi realizada através de leituras e pesquisas buscando subsídios para uma melhor compreensão do processo de ensino em seus múltiplos caracteres, para analise e reflexão sobre os aspectos teóricos, usando a construção de uma fundamentação sólida em relação as inovações pedagógicas em contato com gêneros literários diversificados.

                         A mesma é de relevante importância, pois permite compreendermos o valor educacional que a Literatura Infantil possui no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo infantil, pois a afetividade que existe na relação da professora com as crianças menores na escola, é decisiva para introduzi-las no mundo fantasioso e emocionante das historias acessíveis a sensibilidade infantil construindo as ideias, as fantasias e as emoções.

Portanto, prioriza a ludicidade, a partilha e curiosidades das crianças, vindo promover a formação de leitores literários


  1. DESENVOLVIMENTO

O livro escolhido para realizar esta pesquisa individual é “Adivinha Quanto Eu Te Amo”, adequado a faixa etária pedida. O autor enfatiza nessa história conceitos relativos a matemática, ludicidade, alfabetização, natureza, afetividade e amorosidade. O fim da mesma fecha com os princípios da educação infantil sendo eles: éticos, políticos e estéticos.

                          Ele escolheu um tema que envolve animaizinhos de estimação, a natureza, o céu e a lua, sendo a mesma maravilhosa, pois trabalha o afeto e o amor, fazendo com que desperte o sentimento na criança.

O mesmo quis mostrar que o amor existe entre os animais a se desenvolve em um lugar muito lindo, mostrando como a natureza é bela. Sua historia teve um ótimo enredo, com argumentos lindos de afetos e amores, livro em tamanho grande com ilustração colorida, figuras, imagens visuais expressivas, com letras grandes, adequada a faixa etária e conteúdo de fácil compreensão.

A história infantil é rica em ludicidade e a intencionalidade do autor à necessidade de aprendizagem e compreensão da criança de 3 a 5 anos, desenvolve o processo de ensino-aprendizagem e compreensão dos mesmos, pois é simples, seus personagens são conhecidos e da realidade deles. Ela é cheia de detalhes e sobre a mesma são feitas as primeiras articulações entre as fala das crianças, o que evidencia a expressão de jogos simbólicos, onde a mesmo começa a produzir recursos gestuais, de modo intencional e sistemático.

O professor poderá em sugestões de atividades desenvolver, como contar a mesma historia do jeito deles ou contar o inicio e estimular elas a produzir o final ou contar o final e pedir que elaborem o início. Na historia ocorrem novos desafios de linguagem, como a invenção de nomes, palavras sugestivas. O conteúdos e a intencionalidade do autor vem oportunizar no ensino como forma de dar oportunidade às crianças de se relacionarem entre si, com o educador e com a história de maneira agradável e prazerosa, realizando assim a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.

A metodologia do ensino da Literatura Infantil com sua função didática e lúdica são importantes no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança, pois contribui para a melhoria das demais disciplinas da escola, bem como para o crescimento pessoal, psicológico, relacional e cultural das mesmas. Ela é entendida como aquela que se relaciona direta e exclusivamente coma arte da palavra, com a estética e com o imaginário.

A Literatura Infantil é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Aproveitada em sala de aula na sua natureza ficcional que aponta a um conhecimento de mundo, e não enquanto súdita do ensino de boas maneiras (de se comportar de ser ou de falar e escrever), ela se apresenta como o elemento propulsor que levará a escola à ruptura com a educação contraditória e tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com