TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação II

Por:   •  27/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II

NOME: PRISCILLA NAYARA DE MORAIS

  1. O que é educação? Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
  2. Por que a educação acontece mais fora de escola do que dentro dela? Podemos dizer que o processo educacional não se encontra limitado aos anos que passamos na escola. Ele é muito mais amplo, abrange toda a vida e não ocorre apenas nos bancos escolares, mas, também, e, principalmente, no contato com os outros seres humanos.
  3. O que é cultura? Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
  4. Por que a relação da cultura com a educação deu ao homem privilégios para uns e não para outros? Essa relação fez uma divisão entre os homens, em os que deteriam os saberes e os que o não dominaria, ficando separados assim: os homens do saber e os homens do fazer. Há um predomínio de certos grupos de homens sobre outros.
  5. O que é educação informal? A educação não formal é aquela que ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, nos momentos em que interagimos com as pessoas e o mundo que nos cercam neste modelo o aprendizado se dá através de ações coletivas cotidianos, pois tem como objetivo preparar o ser humano para a civilidade.
  6. Por que a educação informal seria uma forma de educação democrática?  Porque a educação informal é um modo de se educar através da transmissão de conhecimentos construídos na pratica cotidiana, passado de geração em geração. Dessa forma, a educação informal esta disposta a todos, diferente da formal que por muito tempo foi encarada como uma atividade para poucos.
  7. No relato do professor Kulesza com os pescadores houve uma troca de conhecimentos importantes. Qual foi essa troca de conhecimento? Conhecimentos formais e informais, os pescadores possuíam um saber passado de geração em geração apreendido na pratica cotidiana (informal), já o professor possuía saberes científicos (formal).  Houve a troca entre os conhecimentos construídos na pratica cotidiana dos pescadores e os científicos aprendidos na sala de aula do professor.
  8. Por que o professor Kulesza teria levado vantagem na aprendizagem em relação aos pescadores?Devido ao fato do Kulesza ser um professor, cientista e físico.
  9. Por que um professor, cientista, físico, tornou-se um aluno da grande escola do mar? Porque mesmo com todo o seu saber ele tinha muito que aprender com a experiência de vida daqueles pescadores.
  10. O que o educador brasileiro Paulo Freire tem a nos ensinar sobre educar? Que educadores são todos aqueles que participam da cultura, que a transmitem, transformam e perpetuam essa cultura através do diálogo. Sendo assim, para ele cultura e educação se fazem, por tanto, através do diálogo.
  11. O que é educação formal? Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, regimentados por leis.
  12. Por que a educação formal surgiu juntamente com a filosofia e a ciência? A filosofia e a ciência nasceram ou se tornaram conhecimentos formais, lógicos e necessitavam de um lócus apropriado e de uma forma de educação apropriadas para o ensino dessa nova maneira de constituir o conhecimento, e de formar o homem grego educado.
  13. Como se deu o nascimento da escola? A educação formal nasceu na Grécia do século VIII antes de Cristo, ela é companheira da divisão entre saberes e fazeres. A educação e o acesso aos professores estiveram estritamente ligados à condição econômica de uma família. Na Grécia Antiga, a educação era encarada como uma atividade para poucos, para aqueles que podiam consumir o seu tempo livre com o saber e não tinham a necessidade de trabalhar para garantir a própria sobrevivência. Sendo assim, percebemos que a educação era um privilégio garantido a uma parcela mínima da população.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com