TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

INCLUSIVA

Nome: Cindy Gloria Paixão

R.A  - 8051183

Pedagogia, Licenciatura

Atividade no Portfólio

Descrição da atividade:

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir,

descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro

deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases:

negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência - Fase da Exclusão Total

Na antiguidade, as sociedades rejeitavam as diferenças, as atitudes frente às pessoas com deficiência eram de repúdio, forte discriminação e eliminação do convívio familiar e social. Uma fase onde se valorizava a beleza e perfeição, portanto quem não correspondia a esses padrões  eram abandonadas ou perseguidas, vistas até como demônios e por isso eram maltratadas e marginalizadas. Avançando para idade média, algumas pessoas passam a acreditar que as pessoas com deficiência são possuidoras de almas; e é neste período, que os deficiêntes passam a ser acolhidos por instituições de caridade, pois, segundo o pensamento dessa época, o povo deveria buscar a salvação da alma.

Institucionalização - Fase da Segregação

Inicia-se de forma organicista, levando a ideia de que as deficiências eram contagiosas e ameaçadoras para a sociedade então era necessário o atendimento em instituições especializadas, de forma a livrar a sociedade de tal problema, uma alternativa para proteger a sociedade dessas pessoas com deficiência.  Neste período as pessoas com necessidades especiais eram afastadas de suas famílias e recebiam atendimentos em instituições religiosas ou filantrópicas. Foi nessa fase que surgiram as primeiras escolas especiais e centros de reabilitação.


Criação de serviços educacionais - Fase da Integração:

O conceito de integração se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de maneira que esta pudesse vir a se identificar, com os demais cidadãos, para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária em sociedade.

Algumas pessoas com necessidades especiais eram encaminhadas às escolas regulares, classes especiais e salas de recursos, após passarem por testes de inteligência. Os alunos eram preparados para adaptar-se à sociedade.

Atualidade - Fase de Inclusão

Esse é o novo paradigma educacional, no qual o ensino regular recebe estudantes que compreendem toda a diversidade de pessoas existentes em nossa sociedade, incluindo aqui alunos com necessidades especiais, podemos notar claramente que, após esta mudança de paradigma, a integração foi perdendo espaço para a inclusão onde o objetivo principal, da educação atual, é incluir a todos, sem distinção, independentemente de suas habilidades e limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com