TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

Daniel Temóteo Pereira da Costa

RA: 8109987

                                   Fundamentos da Educação Inclusiva

PORTFÓLIO - CICLO 2

                                          TAGUATINGA- DF

2021

ATIVIDADAE

 

Negligência

As sociedades greco-romanas valorizavam a beleza e a perfeição. As pessoas que nasciam com qualquer tipo de deficiência não correspondiam, a esses padrões e eram abandonadas, perseguidas ou até mesmo mortas. Assim, podemos entender que eram excluídas da sociedade. Já na Idade Média, a sociedade concebia a deficiência como algo sobrenatural, ou seja, as pessoas que nasciam com qualquer tipo de deficiência eram vistas como seres possuídos pelo demônio, portanto, deveriam ser maltratadas e marginalizadas pela sociedade, além disso, muitos foram vítimas da inquisição.

Institucionalização

A Fase da Institucionalização, que se originou, dos primeiros avanços da medicina, pois a deficiência passa a ser associada à doença, vista por muitos como contagiosa, como uma ameaça para a sociedade, fazendo com que as pessoas vítimas da deficiência fossem isoladas, tratadas e institucionalizadas, em geral, em hospitais psiquiátricos e/ou manicômios. Vale ressaltar que, no Brasil, até o ano de 1800, prevaleceram as Fases da Negligência e da Institucionalização, mantendo as mesmas características, ou seja, marcadas pelo abandono e pelo descaso com a educação especial.

Criação de Serviços Educacionais

Somente a partir do século 19, a sociedade científica começa a interessar-se pelos estudos referentes à deficiência mental, superando a visão de deficiência como algo sobrenatural ou doença, começando a entender a necessidade de estudo e união das diferentes áreas do conhecimento (psicologia, médica, social e assistencial) a fim de favorecer a integração e o desenvolvimento dessas pessoas. Temos, assim, a Fase da Criação de Serviços Educacionais, também conhecida como fase da integração, que aconteceu no século 20, com as primeiras iniciativas oficiais e particulares no atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais. Foram fundados institutos, escolas particulares e instituições que continuam a existir até os dias atuais e são consideradas referências nacionais, oferecendo atendimento educacional especializado a essas pessoas.

Atualidade

A Fase Atual, na qual se vive nos dias de hoje e caminha

na busca pela inclusão. Aos poucos, os serviços relacionados à educação especial vão se ampliando e garantindo o acesso, a permanência e buscando o sucesso das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Até o momento, compreende-se que, para que a inclusão aconteça de fato, é preciso estabelecer um novo olhar frente às deficiências, ou seja, uma mudança na mentalidade e no comportamento de toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com