TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação Infantil

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

APOSTILA DE VYGOTSKY

  1. Como se chama a corrente pedagógica originada do pensamento de Vygotsky? É chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionista.
  2. O que Vygotsky diz sobre aprendizagem?  Que aprendizagem decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade.
  3. Como acontece a formação segundo a teoria e o que interessante pra ele? Se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor.
  4. Segundo Vygotsky, o que encontramos nas funções complexas? Qual o seu conceito chave? Consciência e o discernimento. Mediação.
  5. Comente sobre a “teoria Vygotskyana”: Toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos.
  6. Explique “experiência pessoalmente significativa”: É a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente
  7. O que são reflexos? Funções psicológicas elementares.
  8. Como é feita a relação do indivíduo com o mundo?
  9. Descreva “ensino” segundo Vygotsky: Deve se antecipado ao que o aluno ainda não sabe é capaz de aprender sozinho, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
  10.  Conceitue zona proximal: É o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.
  11.  Segundo Vygotsky, quais as habilidades que um professor precisa ter? Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas.
  12.  Descreva “um bom ensino” na visão de Vygotsky: É aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento.

APOSTILA DE PIAGET

  1. Qual o tema da pesquisa de Piaget?
  2. O que era interessante para ele?
  3. Por que seu estudo hoje não é hegemônico?
  4. Comente sobre os estágios básicos do desenvolvimento cognitivo:
    O estágio sensório motor, que vai até os 2 anos.
    O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos.
    O estágio das operações concretas, dos 7 aos 12 anos.
    O estágio das operações formais começa aos 12 anos.
  5. O professor precisa conhecer a obra de Piaget porquê?
  6. O que dizem os críticos a respeito de Piaget? Costumam dizer que ele deu importância excessiva aos processos individuais e internos de aquisição do aprendizado.
  7. Como se dá o conhecimento? Por descobertas que a própria criança faz
  8. Do que depende a inteligência segundo Piaget?
  9. O que era educar para Piaget? Provocar a atividade - isto é, estimular a procura do conhecimento.
  10. A criança raciocina como o adulto? Justifique. Não. Apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica.
  11. Comente sobre o sentido moral na criança:
  12. Descreva acomodação e assimilação segundo Piaget:
  13. Descreva os estágios básicos do desenvolvimento cognitivo:
  14.  A que conclusão leva a obra de Piaget? O de que o trabalho de educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno.
  15.  Como é chamado os “mecanismos” que levam a criança a se inserir nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica? Assimilação e acomodação.
  16.  Explique egocentrismo: Que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil.
  17.  Como o indivíduo adquire a noção de responsabilidade individual? Com a maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica consiste num abandono gradual do egocentrismo.

APOSTILA: O QUE CADA UM SABE É A PONTE PARA SABER MAIS 2

  1. Explique conhecimento prévio: É o termo designa os saberes que os alunos possuem e que são essenciais para o aprendizado.
  2. Compare Piaget com Ausubel (conhecimento prévio):
  1. Sob qual perspectiva Piaget investigou o conhecimento prévio? Do desenvolvimento intelectual. 
  1. Como as estruturas mentais (condições previas para o aprendizado) vão se tornando mais complexas? Dependendo da qualidade das interações de cada sujeito com o meio, as estruturas mentais - condições prévias para o aprendizado.
  2. O que disse David Ausubel sobre o conhecimento prévio? os conteúdos fundamentais para adquirir novos conhecimentos.
  3. Como se desenvolve a inteligência para Piaget? Se desenvolve porque odo conhecimento somente é possível porque há outros anteriores
  4. O que é necessário para que a criança aprenda algo? Segundo Piaget e Ausubel. Investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem
  5. Qual o caminho mais indicado para identificar os saberes dos alunos? É propor situações-problema, desafios que os obriguem a mobilizar o conhecimento que possuem para resolver determinada tarefa.
  6. Diferencie conhecimento prévio/pré-requisito: Enquanto conhecimento prévio diz respeito aos saberes que os alunos já possuem, os pré-requisitos constituem uma lista, muitas vezes arbitrária, de conteúdos e habilidades sem as quais, teoricamente, não seria possível avançar para o conteúdo seguinte. Conhecimento prévio é excluir do processo educativo alunos que não dominam determinado tema. pré-requisitos determinados pelo professor são aleatórios e não têm relação com o processo de aprendizagem.
  7. Há dois problemas causados com o uso do pré-requisito: O primeiro é excluir do processo educativo alunos que não dominam determinado tema. O segundo é que, em muitos casos, os pré-requisitos determinados pelo professor são aleatórios e não têm relação com o processo de aprendizagem.

APOSTILA: OS DESAFIOS DE APRENDER

  1. O que demonstrou Piaget?
  2. Como é construído o conhecimento? É construída pelo individuo à medida que a interação com o meio o desequilibra.
  3. Explique adaptação: O processo pelo qual as crianças passam de um nível de conhecimento simples a outro mais complexo.
  4. Conceitue assimilação: É o processo pelo qual o indivíduo se adapta cognitivamente ao ambiente e o reorganiza. Interação com o meio, como forma de compreender um novo conteúdo.
  5. Por que acomodação é um processo interno? Diz respeito à construção de novas estruturas cognitivas (com base nas pré-existentes, mas ampliando-as). Isso permite assimilar a novidade, chegando a um novo estado de equilíbrio.
  6. Diferencie adaptação/acomodação:
  7. Subir de nível cognitivo é... Compreender algo novo.
  8. Do que depende a aprendizagem? O que é preciso para amplia-la? Dos conhecimentos anteriores de cada um e de suas experiências. É preciso que eles se sintam motivados a realizar um esforço cognitivo para superar o problema.

APOSTILA: O QUE CADA UM SABE É A PONTE PARA SABER MAIS 1

  1. Conceitue conhecimento prévio: É o termo designa os saberes que os alunos possuem e que são essenciais para o aprendizado.
  2. Sob qual perspectiva foram feitas as investigações de Piaget? Do desenvolvimento intelectual. 
  3. Onde foi conduzido o seu trabalho? O que observou? Conduziu um trabalho que durou décadas no Instituto Jean-Jacques Rousseau e no Centro Internacional de Epistemologia Genética, ambos em Genebra, Suíça. Observou exaustivamente como os pequenos comparavam, classificavam, ordenavam e relacionavam diferentes objetos.
  4. O que é preciso para que um novo instrumento logico se construa? É preciso sempre instrumentos lógicos preliminares.
  5. Do que depende as estruturas mentais para que possa ocorrer o aprendizado? Dependendo da qualidade das interações de cada sujeito com o meio.
  6. Quem usou primeiramente a expressão: conhecimento prévio? Você acha que esta expressão esta lucida ao construtivismo? Justifique:
  7. Explique como as visões sobre o “conhecimento prévio” de Piaget e Ausubel se completam: Para aprender algo são necessárias estruturas mentais que deem conta de novas complexidades e também conteúdos anteriores que ajudam a assimilar saberes.
  8. Como se desenvolve a inteligência segundo Piaget e o processo de desenvolvimento? Todo conhecimento somente é possível porque há outros anteriores.
  9. Qual o caminho mais indicado para identificar os saberes dos estudantes? É propor situações-problema, desafios que os obriguem a mobilizar o conhecimento que possuem para resolver determinada tarefa.
  10.  Diferencie conhecimento prévio de pré-requisito. Enquanto conhecimento prévio diz respeito aos saberes que os alunos já possuem, os pré-requisitos constituem uma lista, muitas vezes arbitrária, de conteúdos e habilidades sem as quais, teoricamente, não seria possível avançar para o conteúdo seguinte. Conhecimento prévio é excluir do processo educativo alunos que não dominam determinado tema. pré-requisitos determinados pelo professor são aleatórios e não têm relação com o processo de aprendizagem.
  11.  Por que os conhecimentos prévios dos alunos devem ser considerados durante todo o processo de ensinar? Justifique. O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo
  12.  Pesquise sobre David Ausubel (1918-2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com