TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e Brincadeiras Cultura Corporal Conceitual

Por:   •  19/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Jogos e Brincadeiras.

Cultura corporal

Conceitual.

Pedra papel e tesoura, alunos do ensino fundamental séries iniciais (3º e 4º anos). No Japão Pedra, papel, tesoura é chamado simplesmente de "Janken" . Acredita-se que Janken ba-sea-se em dois jogos Ken mais antigos, "Suu Ken" e "San Sukumi Ken". O San Sukumi Ken existiu no Japão desde tempos antigos, e o Suu Ken foi importado da China no fim do século XVII. Os jogos Ken começaram a aumentar em popularidade em meados do século XIX Acre-dita-se que Janken foi inventado no fim do século XIX, julgando fontes textuais da época sobre jogos Ken.

Em 2012, cientistas da Universidade de Tóquio criaram um robô (uma espécie de mão robótica com câmeras de alta velocidade), que nunca perde no Janken-pon. O "truque" tem a ver com um mapeamento da mão e uma prévia visualização através de câmeras a fim de detectar o início do movimento dos dedos.

O mesmo vem se adaptando ao longo dos anos com variações e formas diferentes, eu mesmo brincava nos anos 90.

Atitudinal

O jogo, alunos dispostos em duplas, sala de aula, pátio ou lugar semelhante com espaço de acordo com número de alunos. Um de frente para o outro começa a lançar a mão em forma de pedra, papel ou tesoura.

Explica-se o objetivo e o porque cada forma vence ou não.

• Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).

• Tesoura ganha do papel (cortando-o).

• Papel ganha da pedra (embrulhando-a)

Importante saber que nem sempre o mais forte vence tem que haver uma estratégia, podemos ainda fazer uma interação com outras áreas matemática, língua portuguesa, ciências e outras.

O importante é a interação e participação de todos os alunos da turma, caso tenhamos algum aluno deficiente, por exemplo cego, podemos adaptar o jogo para o uso do tato. Ao tocar na mão do colega que estiver jogando com ele saberá automaticamente o resultado.

Outra variação seria introduzir a corrida com cones dispostos na quadra formando uma pista de corrida com duas equipe, o primeiro da equipe sai correndo pela pista cada vez que encontrar o colega da outra equipe deverá parar para enfrenta-lo lançando a mão em uma das três formas quem vencer continua a corrida até encontrar outro colega para disputa ou chegar na outra fila, o que não vencer a disputa volta para o final da sua fila.

O planejamento deverá ser executado em três aulas: Uma para explicação e confecção de desenhos

Referências:

SCHILER Pam / ROSSANO Joan Ensinar e aprender brincando. Editora Artmed 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com