TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Projetos Interdisciplinares em Ciências Exatas e Naturais

Por:   •  26/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Maria Fernanda da Silva Santos.

RU: 3956822

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Projetos Interdisciplinares em Ciências Exatas e Naturais

Registro da Atividade Prática que será postado no AVA

1- Insira, abaixo, o texto informativo ou vídeo do componente curricular de Ciências  (anos iniciais) que você selecionou:

Texto Informativo de Ciências:

     

-O corpo humano.

[pic 2]

   https://www.youtube.com/watch?v=qelEiERtEUY 

2- A partir do texto ou vídeo selecionado, preencha os itens a seguir, considerando o documento oficial da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para o componente curricular de Ciências (anos iniciais):

Ano: 1° Ano do Ensino Fundamental.

Unidade Temática: Vida e evolução.

Objeto de Conhecimento: Corpo Humano

Habilidades: (EF01C102): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) as partes do corpo humano.

3- Elabore uma Proposta de Atividade para o componente curricular de Ciências, considerando o ano, o texto ou vídeo selecionado, a habilidade e o objeto de conhecimento (descritos no item 2):

Enunciado da Atividade (voltado para o estudante/criança):

 

A professora irá assistir o vídeo com as crianças e reforçar as explicações com demonstração na sala de aula. Depois deve recortar as plaquinhas com cada nome da parte do corpo humano e entregar aos alunos. Com o seu auxílio, os alunos irão localizar a figura das partes do corpo humano e colar as plaquinhas nos quadrados indicados que há abaixo de cada figura.

Atividade:

[pic 3]

4 - Agora, partindo do mesmo texto/vídeo selecionado no item 1, numa perspectiva interdisciplinar, você irá elaborar uma Atividade para o componente curricular de Matemática. Preencha os itens a seguir, considerando o documento oficial da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):

Ano: 1° Ano do Ensino Fundamental

Unidade Temática: Números.

Objeto de Conhecimento: Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades.

Habilidades: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

5- Elabore uma Proposta de Atividade para o componente curricular de Matemática, considerando o ano, o texto/vídeo de Ciências selecionado, a habilidade e o objeto de conhecimento (descritos no item 4):

Enunciado da Atividade (voltado para o estudante/criança):

         A proposta da atividade é fazer com que o aluno treine a contagem e aprenda a quantidade de cada membro que há em nosso corpo. Com auxílio da professora, o aluno irá fazer a contagem e escrever o número em seu respectivo quadrinho.

Atividade:

[pic 4]

6- Na sua região, converse com um estudante dos anos iniciais do ensino fundamental  (ou com uma professora) e verifique se há alguma proposta de atividade mais interdisciplinar. Retire uma foto do caderno e anexe, a seguir, no seu trabalho. Caso não localize nenhuma atividade interdisciplinar, anexe uma foto de uma atividade disciplinar de qualquer componente curricular. Abaixo da imagem, comente a importância do trabalho interdisciplinar na escola e os limites que ainda inviabilizam esse processo de organização curricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (2.8 Mb)   docx (839.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com