TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público: Alunos de 3º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.

Por:   •  25/3/2020  •  Artigo  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 7

Sequência didática 1

Componente curricular: Ciências

Público

Alunos de 3º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.

Tempo de trabalho

3 aulas.

Conteúdo trabalhado

Esta sequência propõe a observação do céu, para refletir sobre os diferentes astros do Universo, e a observação e discussão de imagens para explorar os astros que compõem o Sistema Solar, com enfoque na diferenciação de planetas rochosos e gasosos.

Objetos de conhecimento desta sequência

  • Características da Terra.
  • Observação do céu.

Aula 1

Nesta aula, os alunos vão observar o céu no período diurno e identificar os astros que podem ser vistos durante o dia.

Habilidades desenvolvidas nesta aula

EF03CI08 – Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Plano de aula

Organização do espaço de aprendizagem

Os alunos devem ser encaminhados a um espaço aberto, como a quadra ou o pátio da escola.

Preparação do material

Caderno para anotações; folhas para desenho; lápis; borracha.

Tempo da atividade

15 minutos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre astros e os períodos em que eles são visíveis no céu.

15 minutos para observar.

15 minutos para expor ilustrações e organizar um registro.

Etapas da aula

Introdução [15 minutos]

Converse com os alunos sobre os astros, pedindo que comentem o que já sabem sobre o tema. Pergunte a eles se é possível observar algum astro no céu e se isso pode mudar de acordo com o período do dia. Observe se os alunos conseguem reconhecer o Sol, a Lua, alguns planetas e outras estrelas como astros que podem ser observados no céu em diferentes períodos do dia.

Desenvolvimento/aprofundamento [15 minutos]

Explique que, nesta atividade, eles deverão descrever os astros observáveis no céu durante o dia. Encaminhe os alunos ao pátio ou à quadra. Diga que prestem atenção em tudo o que pode ser observado no céu e que desenhem esses elementos em seus cadernos. Discuta com a turma sobre a diferença entre nuvens, aeronaves e outros corpos que estão na atmosfera do planeta, e os corpos celestes, que se encontram muito distantes da Terra.

Muito provavelmente, o único astro visível no céu durante o dia será o Sol, mas também é possível, em determinados dias e horários, que a Lua esteja visível no período diurno. Procure orientá-los na descrição do formato e das características dos corpos celestes observados.

Finalização [15 minutos]

Retorne à sala de aula e verifique os registros dos alunos. Converse com eles sobre o que foi observado e retome as considerações iniciais sobre os astros. Problematize o fato de que, mesmo sabendo que existem vários astros no céu, durante o dia conseguimos enxergar apenas o Sol e, de vez em quando, a Lua. Peça que expliquem essa constatação apresentando hipóteses e argumentos.

Sistematização

Construam uma conclusão coletiva de modo a compartilhar a noção de que o brilho do Sol durante o dia nos impede de enxergar outros corpos luminosos no céu. Peça aos alunos que registrem a conclusão no caderno.

Aula 2

Nesta aula será abordado o Sistema Solar, com enfoque nos planetas rochosos.

Habilidades desenvolvidas nesta aula

EF03CI07  Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

EF03CI08 Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Plano de aula

Organização do espaço de aprendizagem

A atividade não requer uma organização específica.

Preparação do material

Imagens dos planetas rochosos; caderno; lápis de escrever.

Tempo da atividade

10 minutos para debater conceitos e resgatar conhecimentos prévios dos alunos.

15 minutos para apresentar os planetas rochosos aos alunos.

20 minutos para que os alunos desenhem e registrem dados sobre esses planetas.

Etapas da aula

Introdução [10 minutos]

Retome com os alunos a discussão da aula anterior sobre os astros. Aborde os astros que são visíveis no céu noturno. Complemente a conversa, explicando que o Universo é formado por bilhões de galáxias, que, por sua vez, são formadas por bilhões de astros. Explique que uma dessas galáxias é a Via Láctea, onde se localiza o nosso Sistema Solar, composto de vários planetas que giram em torno do Sol, inclusive a Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com