TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA: Educação e Saúde

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia EAD

Atividade Programada

Educação e Saúde

VANESSA RODRIGUES

RGM: 13406523

2015

Sabemos que Educação e Saúde caminham juntas, escolas desenvolvem ações educativas como meio de prevenir doenças. Entende-se que a saúde é parte integrante do cotidiano na escola, pois o local de ensino precisa ser visto como uma extensão de casa onde ajuda a construir novo saberes e aprimorar o que já se sabe.

Os temas relacionados à saúde podem ser trabalhados desde a Educação Infantil da seguinte maneira:

- Explicar a importância de lavar as mãos antes de fazer qualquer refeição.

- Justificar a higienização através de escovar os dentes, tomar banho todos os dias, manter-se sempre com as unhas cortadas e com os cabelos limpos, cheirosos e penteados.

- Conscientizar que lugar de lixo é no lixo.

Pois, conscientizando o aluno desde cedo é possível prevenir algumas doenças. Existem projetos em que um dentista da rede vai até a Escola e examinam todas as crianças, uma equipe da saúde pesa e confere a carteira de vacinação de cada criança.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é possível estudar detalhadamente assuntos relacionados à saúde quantos outros dos quais serão possíveis verificar a compreensão dos estudantes por causa da sua maturidade cognitiva. São trabalhados de diversas maneiras e os recursos didáticos mais utilizados são: aulas com recorte e colagem, aulas expositivas, livros e textos e principalmente o livro didático.

Mais alguns temas relevantes em relação a saúde que também podem ser trabalhados no Ensino Fundamental são:

Bullying, obesidade, anorexia, anemia, bulimia, sexualidade e dentre outros..

Tanto na Educação Infantil quanto nos anos Iniciais, as crianças trazem seus conhecimentos prévios e comportamentos que podem ser ou não favoráveis à saúde, a Escola passa a ter na vida dessas crianças uma importância enorme e auxilia na formação de um cidadão com valores e atitudes que favorecem a saúde dos mesmos e indiretamente de suas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com