TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EXPLORATÓRIA INICIAL REALIZADA EM CAMPO

Por:   •  25/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

1. PESQUISA EXPLORATÓRIA INICIAL REALIZADA EM CAMPO

O trabalho de campo foi realizado no Salão VIP em Campo Grande, uma empresa de pequeno porte, que possui um único dono, sendo ele o gestor dos funcionários, onde exerce o processo de contratar, avaliar os funcionários.

O processo de seleção é feito pelo próprio dono através de entrevistas. A escolaridade dos funcionários é o Ensino Médio e a empresa não oferece incentivos para o aumento dá mesma.

É oferecido treinamentos uma vez na semana, às segundas-feiras, durante um mês, onde um profissional qualificado da área de corte, escova e coloração ministra o curso. Os treinamentos são pontuais para a melhoria e para quem não tem o domínio e a prática. Todos os funcionários têm acesso independente de cargos.

A empresa não oferece formação continuada para os funcionários. Eles são supervisionados pelo próprio dono que fiscaliza a qualidade desde o atendimento até a finalização do serviço e também avaliados pelo seu dinamismo, vontade de aprender. O critério de estar bem assimilado o conceito e a prática. Os erros são corrigidos no mesmo instante. E não há premiação nesta empresa.

2. RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

• Organizações Modernas

Antecipa-se aos conflitos que a empresa possa ter no futuro. E desenvolve um bom relacionamento com os trabalhadores para que se sintam bem com a empresa e apresenta políticas positivas de satisfação com o cliente. A finalidade é evitar conflitos para que a empresa cumpra a sua finalidade.

→ Mediações Econômicas: Não oferece vantagem aos trabalhadores.

→ Mediações Políticas: A decisão do chefe é soberana.

→ Mediações Ideológicas: Não é um lugar de produção ideológica. Estão ali para o trabalho. Estas organizações buscam apoio na escola, família, religião, buscando conformar mentes e corpos dos trabalhadores.

→ Mediações Psicológicas: A figura do chefe é paternalista, ele é controlador e exerce o poder de dominação psicológica no trabalhador, objeto de identificação da projeção e intojeção dos trabalhadores.

• Organizações Hipermodernas

Oferece salários mais altos, oportunidade de subir de carreira, educação permanente, excesso de trabalho, dominação capitalista. A empresa é uma grande mãe. Todas as mediações são meios de dominação.

→ Mediações Econômicas: Confronto com os privilégios oferecidos a partir de exigências feitas a seus empregados.

→ Mediações Políticas: Respeito as diretrizes centrais da empresa e a iniciativa individual; valores; crenças; normas; regras; comportamento e os controles visíveis ou disfarçados.

→ Mediações Ideológicas: A organização produz sua própria ideologia, religião, credo, usa sua profissão de fé. As empresas hipermodernas é presença marcante nas escolas e universidades. Empregados evangelizados pelos manuais, treinamentos, regras impostas. Dificuldade para lidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (548.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com