TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.226 Palavras (13 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................. 4

1 O ESPAÇO DA SALA DE AULA.......................................... 5

2 PLANEJANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.................. 11

3 PENSANDO A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA................ 14

4 CONCLUSÃO.......................................................................

5 OBSERVAÇÃO...................................................................... 16

16

6 REFERÊNCIAS..................................................................... 17

INTRODUÇÃO

O trabalho em questão tem por objetivo oportunizar aos alunos de pedagogia conhecer o cotidiano da escola, na qual este será o futuro dos profissionais da educação. Nesse relatório é possível mencionar acerca da rotina do ambiente escolar, bem como se analisar como se dá a relação professor e aluno e como os profissionais da educação, bem como os demais profissionais que estão envolvidos na escola tratam o aluno.

No trabalho em tela se abordará mais como se dá a rotina das crianças no ambiente escolar e como os professores tratam tais crianças, bem como eles lidam com as diferenças do dia-a-dia. Será abordado também como é feita a avaliação das crianças.

Portanto nessa fase do trabalho se analisa a realidade da escola, como os professores as educam no ambiente escolar, como é feita sua rotina, ou seja, há uma micro visão do aluno, em que conforme apontam os estudos realizados até o presente momento é de extrema relevância que toa a comunidade, bem como a família e o Estado estejam inseridos na educação das crianças para que dessa forma junto à família se construam sujeitos críticos e que convivam em sociedade.

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Conforme o decorrer do período de estágio é possível fazer análises e observações acerca do dia-a-dia escolar, na qual se ressalta que há diferenças entre a prática e a realidade vivenciada durante os dias letivos. Por esta razão há a confecção do relatório de estagio, em que nele se toma conhecimento sobre as relações vivenciadas na sala de aula e na escola no caso em tela o Centro Municipal de Educação Infantil Corina Serrano Mota.

Salienta-se que há diferentes ambientes de ensino- aprendizagem que são considerados como extensão da sala de aula, em que é relevante que o professor saiba utilizar esses ambientes para que seja possível oferecer uma educação de maior qualidade para a criança , em que o professor deve ser o facilitador da relação professor- aluno, ele deve orientar seu aluno para que haja um ambiente de convivência ameno e harmônico, na qual o docente necessita ter domínio da turma sem ser autoritário, mas exercer sua autoridade de maneira consciente.

Observa-se que no ambiente escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Corina Serrano Mota, na qual se realiza o estágio, que as crianças ao chegarem na sala de aula se sentam em grupos, em que as mesas formar um círculo para que haja maior interação entre elas, uma vez que elas possuem quatro anos de idade e nesta fase é fundamental que elas vivam em grupos para que aprendam a se relacionar com o próximo, viver em sociedade, aprender a dividir, interagir. O quadro utilizado na sala de aula é branco e se utiliza o pincel atômico, os jogos ficam na altura das crianças para que elas possam manuseá-los quando quiserem e a mesa do professor fica no fundo da sala.

Dentro da sala de aula se observa que o alfabeto fica disposto na parede no alto acima do quadro branco, há um armário para cada professor, já que são duas professoras que dividem a sala de aula, em que uma trabalha no período da manhã com crianças na faixa etária de quatro anos e a professora da tarde trabalha com crianças com três anos de idade. Ao chegarem à sala de aula as crianças dispõem suas mochilas enfileiradas no chão, em às vezes há o auxílio da professora bem como da estagiária, há um combinado feito entre o professor- aluno em que ao chegarem elas devem colocar suas agendas em cima da mesa da professora.

No que diz respeito às atividades realizadas pelas crianças no decorrer do período letivo elas serão dispostas para a efetivação da decoração da sala de aula, e depois serão apresentadas no mural no corredor da escola para que seja observado por todos que passarem no local. Ressalta-se que os trabalhos são realizados individualmente pelas crianças com o auxílio da professora e da estagiária.

Em relação aos brinquedos eles ficam ao alcance das crianças para que seja possível que elas os utilizem para as atividades lúdicas e que haja fácil acesso aos brinquedos, em que estes muitas das vezes são industrializados como exemplo os quebra-cabeça. Saliente-se que os alunos tem total liberdade para se movimentarem em sala de aula, visto que a professora oferece um ambiente harmônico e organizado para que as crianças se sintam a vontade para circular na sala de aula, porém tudo ocorre de forma bem organizada, uma vez que a docente exige essa organização e que haja afeto na relação entre elas.

Observa-se que a professora gosta de ler para as crianças, contar histórias e que ela é bastante dedicada faz plano de aula, ou seja, ela efetivamente planeja a aula a ser dada com antecedência. A docente é bastante atenta e conversa com as crianças para entendê-las melhor, dá carinho, há a valorização da relação professor- aluno, é uma pessoa bastante ágil, gesticula, abaixa para falar com o aluno olhando nos olhos dele, portanto pertence uma postura corporal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com