TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO PEDAGOGIA

Por:   •  20/3/2016  •  Seminário  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO SALVADOR DALI

          

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

  1. Título

A inclusão do aluno com ____________________ e o Atendimento Educacional Especializado.

2. Localização 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


3.
Tema 

Atendimento Educacional Especializado ao aluno com _______________________


4.
Objetivo

Objetivo geral

Oferecer ao aluno recursos e estratégias pedagógicas e de Tecnologia Assistiva objetivando remover as barreiras que impedem e/ou dificultam o desenvolvimento da aprendizagem escolar e maior autonomia nas atividades da vida diária contemplando sua interação social e familiar.

Objetivo específico:

  • Adequar e buscar recursos de tecnologia assistiva, comunicação alternativa e estratégias pedagógicas que promovam a autonomia do aluno, promovendo melhor desempenho nas atividades escolares, e em sua vida social e familiar.


5.
Justificativa 

        Este plano destina-se ao atendimento do aluno _____________________________________de _____ anos, matriculado em 2016 no ____ do _______________________ em na Escola ___________________ tem diagnóstico de ________________________.

Nas atividades da vida diária, tais como vestir-se e higienizar-se é totalmente _______________________________. Mas, também não é estimulado pela família a desenvolver suas potencialidades.

Em casa, fica sentado ou deitado num sofá. Na escola, usa a cadeira de rodas e come com uma colher adaptada (mas que ainda não é adequada para ele) é necessário que alguém corte os alimentos. Tem dificuldade em segurar ou manter objetos e brinquedos com as duas mãos.

        Ivan é uma criança alegre, não é agressivo, se esforça para realizar as atividades propostas com interesse, tem bom relacionamento interpessoal, se comunica por meio de frases bem curtinhas, narra fatos ocorridos em casa.

        Tem muita dificuldade na fala, demora muito para pronunciar as palavras, mesmo as mais simples.

        A escola não possui materiais e equipamentos adaptados para as suas necessidades. Para alimentação necessita de talheres, copo e prato adaptados. Para as atividades de escrita, necessita de um computador com colmeia.

As maiores dificuldades de Ivan tem sido a pintura, recorte, colagem, encaixes e a sua participação nas aulas na hora de registrar as atividades (Por problemas motores de membros superiores).

Faz-se necessário a elaboração e execução deste plano para atender as necessidades especiais de Ivan, proporcionando-lhe acessibilidade e o desenvolvimento da sua autonomia.

6. Metodologia 

Observar o aluno e verificar junto a professora quais os recursos pedagógicos e da tecnologia assistiva que serão utilizados para maior participação do aluno nas atividades escolares. 

Possibilitar a participação do aluno nas atividades pedagógicas e recreativas através da utilização de recursos de Tecnologia Assistiva e/ou estratégias colaborativas com os colegas da turma.

Proporcionar condições de aprendizagem, autonomia e independência. Planejar a aula propondo a maior variedade de atividades para um mesmo objetivo.


7.
Recursos 

7.1. Infra-estrutura de informática 

Uso do computador com adaptações para aluno com dificuldade motora. Computador / teclado com colmeia

7.2. Ferramentas computacionais 

Para a realização desse trabalho contaremos com várias ferramentas:

Simuladores de teclados, o programa Dasher para os alunos com paralisia cerebral e comprometimento da fala.  (Dasher é um programa para pessoas que são impossibilitadas  de  usar o teclado do computador, por dificuldades permanentes ou temporárias.)

Símbolos PECs; 

Os diversos links;

Pesquisas na Internet;

Utilização de softwares educativos; 

Teclado Virtual

Acionar blogs para a interação entre os alunos.


8.
Cronograma 

Este plano será executado no decorrer do segundo semestre de 2012, mas será refletido e reformulado quando necessário. 

 

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set 

Out

Nov

Dez

Atividade 1
Fazer avaliação da condição motora do aluno para especificar estratégias, manuseios e recursos de tecnologia assistiva

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

Atividade 2

Estimular o aluno a participar ativamente das atividades escolares e descobrir suas necessidades e potenciais para que possa participar com condições de igualdade no ensino regular. É ele que vai dizer qual o recurso que mais se ajusta a sua necessidade.

X

X

Atividade 3

Confecção de pranchas de comunicação temáticas

X

Atividade 4

Uso da Colmeia para digitação

X

X

X

Atividade 5

Capacitar o aluno para o uso independente do computador e o uso de "softwares" específicos.

X

X

X

Atividade 6

Possibilitar a participação do aluno nas atividades pedagógicas e recreativas através da utilização de recursos de tecnologia assistiva e/ou estratégias colaborativas com os colegas da turma

X

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (466.4 Kb)   docx (274.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com