TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS EUA

Por:   •  3/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

SHIRLEY MEIBEL MACEDO PACHECO SILVA

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS EUA: capítulos 2 e 3

A influencia do setor privado sobre as políticas de formação de professores nos EUA

A mercantilização da formação de professores dos EUA

UBERLÂNDIA/2017

SHIRLEY MEIBEL MACEDO PACHECO SILVA

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS EUA: capítulos 2 e 3

A influencia do setor privado sobre as políticas de formação de professores nos EUA

A mercantilização da formação de professores dos EUA

Seminário apresentado no 2° ano do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito de avaliação parcial da disciplina de POTP II - Princípios e Organização de Trabalho do Pedagogo.

Professora Dra: Joelma Lúcia Vieira Pires.

UBERLÂNDIA/2017

I. TÍTULO:

  • Capítulo 02: A influencia do setor privado sobre as políticas de formação de professores nos EUA;
  • Capitulo 03: A mercantilização da formação de professores dos EUA

II. PROBLEMA:

  • Capítulo 02: O fato de muitos educadores e o publico em geral parecer desconhecerem as formas como o dinheiro e o interesse privado determinam o futuro da preparação de professores nos EUA, bem como a falta de discussão e debates sobre essas questões e praticas na arena publica.
  • Capitulo 03: A privatização da educação publica e a desprofissionalização da pratica docente nos EUA.

III. OBJETO:

  • Capítulo 02: Analisar o papel do setor privado- pelo exemplo da filantropia de risco- do chamado empreendedorismo educacional e do discurso da inovação na educação nos EUA.
  • Capitulo 03: A influencia do pensamento neoliberal, neogerencial e neoconservador que orienta os esforços para desmantelar a educação publica e a formação de professores nos EUA.

IV. OBJETIVO:

  • Capítulo 02: Trazer transparecia para as diversas influencias sobre as políticas públicas de formação de professores de modo que elas possam ser vistas, discutidas e debatidas mais claramente.
  • Capitulo 03: Fazer uma reflexão sobre a atual situação da formação do professor nos EUA, suas tendências futuras e propor algumas direções para essas tendências.

V. METODOLOGIA:

        Análise qualitativa  das influencias que a politica privada tem sobre políticas publicas (estaduais e federais) que apoiam as politicas  e os programas destinados a modificar profundamente o mercado atual de formação de professores nos EUA.

VI. RESULTADOS:

  • No capitulo 02: A influencia do setor privado sobre as politicas publicas de formação de professores nos Estados Unidos, o autor começa destacando tres principais grupos que se posicionam sobre como podemos melhorar a situação atual da formação docente nos EUA, são eles:
  • Defensores: são os  exigem maior investimento no atual sistema de formação de professores pelas faculdades e universidades para aumentar a capacidade dessas instituições na preparação dos docentes, não veem a necessidade de mudanças signiicativas na maneira como as coisa estão sendo feita;
  • Reformadores: argumentam que as faculdades de educação fracassaram e que o sistema atual precisa ser destruido ou interrompido, substituido por um sistema alternativo baseado na desregulamentação, competição e nas leis de merrcado alegando que é improvavel que as faculdades de educação de hoje irão se reformar substancialmente  sem uma forte concorrencia de outros provedores;
  • Transformadores: veem a necessidade de uma trasnformação no atual sistema de formação de professores, mas não apoiam a destruição e muito menos sua substituição por uma economia de mercado desregulamentadora.

Seguindo uma analise que perpassa sobre a ideologia defendida por esses  grupos, seus interreses e a repercução que suas escolhas tem sobre a formaçõa de profesores.

Segundo o autor o ensino publico é visto  não só como causa de todos os proplemas economicos , sociais e politicos mas também como o unico capaz de resolve-los, discurso que é necessario para convencer os estrategistas politicos e o publico em geral sobre o fracasso do sistema atual, atribuindo a culpa aos professores e aos seus sindicatos, aos administradores escolares e agora também  às faculdades de educação pelas supostas faltas do ensino publico. Ressalta que embora a maior parte da diferança de desmpenho entre os alunos se relacione com fatores externos a escola (pobreza,saude,etc.)  os reformadores acreditam que as intervenções educacionais por si só podem corrigir as desiguladades nas oportunidades de aprender e nos resultados das escolas publicas e desde que para isso aja a desrregulamentação e as leis de mercado, programas de formação de professores administrados por empresarios para solucionar o problema. Em relação a formação dos professores, apesar de toda as mudaças dos ultimos trita anos, as faculdades de educação tem fracassado ao tentar formar bem os professores, e que se o sistema for subistituido por meio da desregulamentação e das leis de mercado surgirão melhores professores e todos os problemas estaraõ resolvidos. Esse conceito é o resultado da desvaloriação da formação de professores oferecidas por faculdades monitoradas pelo Estado e em favor de um mercado da formação docente para regular tal qualidade. Já para os trasnformadores embra seja evidente que alguns programas nas universidades e em outrs instituições seja fraco ou não foram aperfeiçoados, em vez de interroper o sistema de formação de professores devido a qualidade procuram seguir a recomendaçao do National Research Council (2010) avaliar para depois replanejar os sistemas de responsabilizaçaõ dos programas e fortalecer as maneiras como os futuros professores serão avaliados antes da certificação.

O autor relata que o Governo Federal e as Fundações privadas investem muito dinheiro na melhoria do ensino e da formação de professores dos EUA, como por exemplo o National Teacher Corps (1965-1981) cujo foco recai sobre a preparação de professores para  escolas urbanas e rurais em regiões de extrema pobreza, e as atuais subvenções do Teacher Quality Partnership que finaciam parcerias entre escolas e universidades para a formação de professores incluido uma serie de programas de residencia pedagogica em escola de todo o pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com