TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  12/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

As mudanças quantitativas são as acrescidas durante a vivencia que se tem, seja mental ou física. Já a qualitativa são as experiências que se cria durante a vida, o que vamos adquirindo no meio que se vive, o que absorvemos e experimentamos na trajetória da vida.

Sequencias de desenvolvimento ordenado é padrão do ser humano: fecundação, divisão, formação, concepção, transformação e nascimento, é uma sequência particular de cada pessoa.

Desenvolvimento e maturação são geneticamente determinados.

Desenvolvimento períodos críticos, são designados para momentos mais sensíveis onde é maior a assimilação do desenvolvimento.

Em função do ambiente que se vive a hereditariedade poderá não se desenvolver devido as experiências vividas, podemos ver isso em uma criança q o pai era alcoólatra e esta foi adotada, a família que a adotou não possui hábitos de beber, e vive em um ambiente diferente da que seus pais biológicos viviam, isto nos mostra que a interatividade e o ambiente podem suprimir as características hereditárias, que muitas vezes podem nem aparecer.

O desenvolvimento físico vai evoluindo desde o pré-natal e durante a vida, como o desenvolvimento dos ossos, hormônios e sistema nervoso e toda mudança física.

Já o desenvolvimento cognitivo é adquirido com o conhecimento da linguagem, raciocinar, pensar e resolver problemas, é o que se vê na pratica escolar e envolve mudança qualitativa com as atividades intelectuais.

Desenvolvimento social, é ter a oportunidade de poder brincar, ser cuidado fisicamente, entrar para o âmbito escolar e adquirir conhecimento e ser protegido. O que está nos dias de hoje mais em falta é o desenvolvimento social, e o qual a Lei de Diretrizes e Bases

( LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, artigo 32.)

As formas de aprendizagem:

As formas de aprendizagens e suas diferenças.

Por insight, é a aprendizagem repentina, temos como exemplo quando se ouve uma música “chiclete” e automaticamente ela entra em nossa mente e sem querer nos vemos cantando a música.

Por raciocínio, que tem a necessidade de solucionar problemas, temos como exemplo os conteúdos escolares que tem que prestar a atenção.

Por ensaio e erro, no qual se aprende tentando e errando, como quando se começa a andar de bicicleta, começa caindo, sobe de novo e tenta até conseguir andar sem cair.

Por observação é o aprendizado em que observamos certas atitudes e pomos em pratica depois de observar, quando criança vemos os pais escovarem os dentes e depois o imitamos, assim e a aprendizagem por observação.

Por condicionamento no que existe um estimulo para fazer, é como fazemos com os cães, quando se balança o pote de comida ele já liga que está na hora de alimentar.

Aprendizado por condicionamento operante, é o famoso experimento de Skinner, O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. Temos como lembrança os experimentos com os ratinhos.

A discriminação de estímulo é o que acabará por levar à generalização de estímulos. A generalização é quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com