TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALINE DALA COSTA MEZOMO, RU 1041616, TURMA 2015/B

CAROLINA BREUNIG, RU 1179370, TURMA 2015/02

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SÃO MIGUEL DO OESTE

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALINE DALA COSTA MEZOMO, RU 1041616, TURMA 2015/B

CAROLINA BREUNIG, RU 1179370, TURMA 2015/02

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional presentados a UTA Ciência, Educação e Tecnologia no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

                                                              Tutor Local: Jaqueline Gaboardi

Centro Associado: São Miguel do Oeste.

SÃO MIGUEL DO OESTE

2015

INDÍCE

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 4

DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------------------- 5

CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------------- 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------------------- 9


INTRODUÇÃO

Neste texto iremos abordar sobre a vida e obra de Jean Ovide Decroly. O autor foi indisciplinado em sua infância, formou-se em Medicina e foi um grande contribuidor para a história da Pedagogia. Seu método de ensino gira em torno do interesse da criança e sua maneira de ensinar foi uma das mais revolucionárias.

DESENVOLVIMENTO

Jean Ovide Decroly nasceu na Bélgica, em 1871, e cresceu em um grande jardim onde seu pai realizava trabalhos manuais. Seus pais eram obcecados pelo seu sucesso escolar, mas ele era um aluno indisciplinado, difícil de adaptar-se ao autoritarismo da escola e de seu pai, o que mais tarde, o fez estudar e se apaixonar por uma escola centrada no aluno, com crianças aptas a viver em sociedade.

Em 1896 formou-se em Medicina e em 1898 mudou-se para Bruxelas com sua esposa. Ele retomou suas pesquisas sobre doenças mentais e anatomia do cérebro. No mesmo ano, pouco mais tarde, tornou-se responsável pelo departamento de “crianças anormais e com trauma da linguagem”.

Em 1901, ao retornar à Bélgica, criou uma escola para crianças com deficiência, a qual lhe possibilitou contato direto para observá-las. Sua Pedagogia acreditava que a sociedade e a escola deveriam estar em constante interação.

Em 1907 fundou a escola Ermita, onde os alunos mesmo construíam seus currículos, pois para ele, não existiam a separação das disciplinas. E em 1932, depois de tanta dedicação à Educação, morreu em Bruxelas.

Seu método

Declory foi médico, psicólogo e um grande educador, e, ao trabalhar com crianças com deficiência, criou uma metodologia fundamentada no interesse e na auto-avaliação. Sua teoria tinha como objetivo, preparar a criança para a vida, destacando-se o trabalho em equipe, mas mantendo a individualidade do ensino. Sua maneira de ensinar foi uma das mais revolucionárias e contribuiu muito para a história da Pedagogia. Ele foi um dos fundadores da escola nova e criou o método ideovisual, ensino por centro de interesse, e completou que não precisava oralizar o texto para compreendê-lo.

Declory preferia o trabalho em grupo, dedicou-se cuidadosamente sua atenção para à questão da linguagem, pois assim como a palavra, o corpo, o desenho, e a arte, esses também eram meios de expressão. Valorizou os trabalhos manuais, artísticos e os esportes, pois os centros de interesses estruturavam-se como oficinas.

Seu método gira em torno da necessidade, pois é a necessidade que gera o interesse, e esse, leva ao conhecimento. Os “Centros de Interesses” de Decroly são grupos de aprendizados e são organizados segundo a faixa etária dos estudantes, esse método alega que as crianças aprendem por observação, associação e expressão. São do interesse da criança, e respeita seu ritmo e seu jeito de ver o mundo. A criança aprende inspirada na vida cotidiana, como a alimentação, a defesa contra intempéries, a luta contra os perigos e inimigos, o trabalho em sociedade, descanso e a diversão. Sua ideia central é de que elas mesmas escolhem o que querem aprender. Decroly queria integrar as disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com