TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  12/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 1° SEMESTRE

Brenda Stephane Santos da Paz 

Camila Jausina Pires Cavaglier

Dayane Fabiana da Rocha Pinto 

Rafael Luiz de Jesus 

Silmara Aparecida de Siqueira Graciano 

DIREITO A EDUCAÇÃO

[pic 3]

Conselheiro Lafaiete

2018

Brenda Stephane Santos da Paz 

Camila Jausina Pires Cavaglier

Dayane Fabiana da Rocha Pinto 

Rafael Luiz de Jesus 

Silmara Aparecida de Siqueira Graciano 

DIREITO A EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ética, Política e Cidadania, Políticas Públicas na Educação Básica, Educação e Diversidade, Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Práticas Pedagógicas-Gestão da Aprendizagem.

Professores: Maria Luiza Silva Mariano, Natália Gomes dos Santos, Márcio Gutuzo Saviani, Mayra Campos Frâncica e Natalia da Silva Bugança

[pic 4]

CONSELHEIRO LAFAITE

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

1 INTRODUÇÃO

Num momento em que a cidadania enfrenta novos desafios, busca novos espaços de atuação e abre novas áreas por meio das grandes transformações pelas quais passa o mundo contemporâneo, é importante ter o conhecimento de realidades que, no passado, significaram e, no presente, ainda significam passos relevantes no sentido da garantia de um futuro melhor para todos.

O direito à educação escolar é um desses espaços que não perderam e nem perderão sua atualidade.

Hoje, praticamente, não há país no mundo que não garanta, em seus textos legais, o acesso de seus cidadãos à educação básica. Afinal, a educação escolar é uma dimensão fundamental da cidadania, e tal princípio é indispensável para políticas que visam à participação de todos nos espaços sociais e políticos e, mesmo, para reinserção no mundo profissional.

Mas como se trata de um direito reconhecido, é preciso que ele seja garantido e, para isso, a primeira garantia é que ele esteja inscrito em lei de caráter nacional.

O contorno legal indica os direitos, os deveres, as proibições, as possibilidades e os limites de atuação, enfim: regras. Tudo isso possui enorme impacto no cotidiano das pessoas, mesmo que nem sempre elas estejam conscientes de todas as suas implicações e consequências.

Neste contexto, o direito à educação compreende um processo garantido pela Constituição Federal de 1988, devendo ser cumprido em todo o território brasileiro.

Além disso, em se tratando de práticas educativas, verifica-se que a produção textual em grupo representa uma importante atividade pedagógica, uma vez que permite a interação social, de forma a trabalhar a difusão de pensamentos e construção do raciocínio crítico.


2 DESENVOLVIMENTO

Todo cidadão tem direitos e deveres no meio em que ele vive, e a educação é o dever primordial na vida de um ser humano.

Nós seres humanos passamos por um processo de formação humana através do processo educativo. Os principais responsáveis pelos primeiros passos do processo de formação humana são as famílias, pois é ali que são inseridos nos primeiros momentos de sua vida. Todo ser humano para serem humanos deve passar por uma humanização tanto social quanto histórica para que aconteça a formação humana. O papel da educação é tornar esse processo possível que denominamos como processo de conscientização, ou seja, conhecer e interpretar a realidade social e saber atuar ativamente sobre ela. Alguns dos seres humanos não trazem consigo ao nascerem os instrumentos para compreender a sociedade e isso não irá acontecer naturalmente, pois o processo do ser humano deve ser intencionalmente dirigido por eles mesmo, pois eles que se relacionam socialmente.

A história social da humanidade ocorre em diversas instituições sociais. Com o passar do tempo os seres humanos buscaram novas alternativas tirar a responsabilidade da humanização da família que hoje é da escola. Foi através das grandes revoluções do século XVIII que surgiram a classe dos trabalhadores, através desses fatos ocorreu várias modificações para preparação social, transformando o processo de formação humana, sendo assim a escola é o principal meio de preparação para vida social. Só nos tempos de agora que a escola assume o verdadeiro papel significativo como instituição de organização do processo educativo social. Na antiguidade não eram todos que tinham o privilégio de passar por uma escola, muitas vezes por péssimas condições financeiras, ou  quando as condições eram melhores se perdiam pelo caminho da vida abandonando os estudos.

O processo de humanização hoje em dia acontece de acordo com cada grupo social levando em consideração os valores e interesses sociais, culturais e políticos. A escola não é uma instituição social neutra e sim uma instituição educativa a serviço de todos igualmente. Assim os grandes estudiosos da sociedade apontam para a ideia de que a educação escolarizada nesta sociedade tem em geral algumas funções. A função com o objetivo “redentor” de salvar a sociedade da situação em que se encontra pode ter como objetivo “reproduzir” a sociedade na sua forma de organização, ou ainda, mediar a busca de entendimento da vida e da sociedade contribuindo assim para “transforma – lá” (LUCKESI,1990).

Alguns estudos sobre as bases teóricas da educação, ainda gera algumas polêmicas, principalmente quando se trata da marginalidade, lembrando que a desigualdade social contribui muito para esse assunto. Sendo assim primeiro vem a desigualdade social e consequentemente a marginalidade e através da educação pode ser superada, este é o caráter “redentor”.

                  Nos dias de hoje a escola pública representa a maior parte instituições educacionais do Brasil. O fato histórico do surgimento das escolas públicas no Brasil foi à manifestação dos Pioneiros Pela Educação Nova, por causa de seu conteúdo escola novista. Esse manifesto esteve mais voltado para política educacional do que didático metodológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com