TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSTURA LÚDICA NO TRABALHO COM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

POSTURA LÚDICA NO TRABALHO COM EDUCAÇÃO INFANTIL

DESAFIO PROFISSIONAL

ROSANA C. MESSIAS

VALINHOS 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

JUSTIFICATIVA 4

OBJETIVOS 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

DESENVOLVENDO AS ESTRATÉGIAS 6

ORGANIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA 7

ORGANIZAÇÃO DO CANTINHO DA LEITURA 8

COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA LITERATURA 8

ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Postura lúdica na educação infantil, hoje se faz extremamente necessário por parte do educador, pois estudos realizados por vários teóricos indicam que a criança aprende brincando, e que nesse caso a brincadeira deve ser levada a sério, e é preciso ter um novo olhar e uma nova postura diante disso, ainda mais na sociedade atual, com toda mudança que ocorreu nas últimas décadas; mudanças de costumes, mudança na constituição da família, avanço tecnológico, entre outros. Os profissionais da educação necessitam se atualizar, se especializar sempre, pois a escola precisa ser um espaço onde o aluno se sinta à vontade e seguro, e onde ele possa realmente aprender, e isso lhe é assegurado por direito. Esse será o tema abordado nesse projeto, e também falaremos sobre a literatura infantil e sua importância no desenvolvimento da criança e como a tecnologia pode ajudar nessa questão. Acompanharemos então a seguir o projeto realizado pela pedagoga Paula.

JUSTIFICATIVA

O Brincar é uma atividade de suma importância para a vida e o desenvolvimento das crianças, e percebendo a grande necessidade de trabalhar essa questão com os professores da Instituição de Educação Infantil “Pingo de Gente”, a Pedagoga Paula foi convidada para assumir a coordenação dessa instituição e elaborar um plano de ação, pois a direção da mesma verificou que muitos professores não assumiam uma postura lúdica com as crianças, e algumas práticas ligadas ao brincar e à literatura infanto-juvenil, por vezes era deixada de lado, então, no papel de coordenadora, Paula irá desenvolver um trabalho junto aos professores da educação infantil dessa escola, para que esses professores possam perceber e se conscientizar da grande importância que é o brincar na educação infantil, e que além de um direito da criança, é uma forma de fazer com que a criança se desenvolva com plenitude, e que dos educadores como mediadores é necessário, para que o brincar não seja apenas uma atividade realizada nas horas vagas, como algo totalmente livre, sem intervenção ou estimulação, e sim que ela faça parte da rotina diária dessas crianças e que isso seja feito com seriedade e qualidade. Não é tarefa fácil, já que os professores não tiveram formação especializada nesse assunto até então, além de que a escola nem sempre possui espaço e materiais suficientes, mas a partir desses momentos, todos os educadores serão orientados à fim de fazer isso da melhor maneira possível.

OBJETIVOS

Realizar uma intervenção junto aos professores, para que ao término do plano de ação desenvolvido pela pedagoga Paula, os professores estejam prontos para ir além de ter uma postura lúdica com seus alunos, eles precisam vivenciar essa ludicidade junto com eles, na sua prática diária, inserindo na rotina brincadeiras lúdicas, livres e dirigidas, mas sempre mediada, estimulada com atenção e compromisso, e através desses momentos, com um olhar totalmente novo, poder não só proporcionar ao seu aluno um desenvolvimento social, motor, afetivo e cognitivo, como também trabalhar e desenvolver a imaginação e a criatividade, e esse desenvolvimento irá impulsionar o aprendizado. Ao fazer a observação e mediação, é possível também diagnosticar vários aspectos apresentados pela criança, e a partir desse diagnostico, poder trabalhar melhor com ela, tanto no individual como no coletivo. Espera-se que através dessas novas estratégias possamos fazer com que esse professor esteja apto a realizar leituras para os alunos, ser um contador de história, incentivar, estimular os alunos quanto à literatura, e assim obter múltiplos resultados, não só estimulando a imaginação, mas também aperfeiçoando a competência narrativa, seja recontando, representando numa brincadeira simbólica, ou através de desenho. Ao se tornar se tornar constante e prazeroso para a criança esse momento de leitura, ela irá adquirir o hábito pela leitura. Outro benefício fantástico adquirido na leitura é o aumento do vocabulário.

OBJETIVOS EXPECÍFICOS

• Promover a especialização dos professores em brinquedoteca e em contar histórias.

• Distribuir artigos e texto sobre brinquedoteca e literatura infantil aos professores.

• Passar vídeos sobre brinquedoteca e literatura infantil para os professores assistirem.

• Saber analisar os critérios na montagem da brinquedoteca.

• Saber analisar os critérios na escolha dos livros.

• Montar o cantinho da leitura.

• Capacitar o professor, para que ele pratique a ludicidade através da brincadeira com a criança.

• Ensinar e treinar brincadeiras dirigidas com os professores e posteriormente eles irão fazer o mesmo com seus alunos.

DESENVOLVENDO AS ESTRATÉGIAS

Após fazer a observação na escola e conversar com os professores, a pedagoga Paula decide tomar algumas ações a respeito da situação encontrada. Primeiramente ela faz uma reunião com os professores e coloca suas ideias, em seguida ela distribui os textos e artigos para que os professores possam entender o real significado e importância do assunto. Após todos terem estudo a respeito da ludicidade na educação infantil e sobre a literatura infantil, a pedagoga e coordenadora Paula explica que será necessário organizar os espaços dentro da escola, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com