TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A AULA

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.021 Palavras (17 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

CLÉSIA DE SOUZA SILVEIRA RU: 768369 TURMA: 2012/05

FABIOLA PATRICIA BORGES RU: 770451 TURMA: 2012/05

POTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA  PROFISSIONAL – A AULA

POÇOS DE CALDAS

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

CLÉSIA DE SOUZA SILVEIRA RU: 768369 TURMA: 2012/05

FABIOLA PATRICIA BORGES RU: 770451 TURMA: 2012/05

[pic 3][pic 4]

                [pic 5]

POTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA  PROFISSIONAL – A AULA

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional–apresentado a UTA – Historicidade fase 2, do curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor local: Jéssica F. da Silva Gomes.

Centro Associado: PAP Poços de Caldas, M.G.

POÇOS DE CALDAS

2014[pic 6]

SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------04

Desenvolvimento------------------------------------------------------------------------------06

Análise dos filmes-----------------------------------------------------------------------------08

Considerações finais-------------------------------------------------------------------------11

Referências-------------------------------------------------------------------------------------12

              Atividade da disciplina Metodologia do Ensino de Geografia

Página 31---------------------------------------------------------------------------------------13

Página 114--------------------------------------------------------------------------------------16

Referências-------------------------------------------------------------------------------------18        

INTRODUÇAO

O presente trabalho abordara a importância e os objetivos da pesquisa e pratica profissional com foco a aula. Através de observação do ciclo docente, enfatizando o planejamento, avaliação e o desenvolvimento da aula, analisando a relação  professor e aluno e os métodos  de ensino utilizados por ambos.

A pesquisa é essencial na vida do profissional da educação, pois através dela, encontram soluções, novos conhecimentos e aprimorando sua formação docente para melhor aprendizagem do aluno.

Diante do rápido desenvolvimento da sociedade, começa a perceber a necessidade existente  de que os professores  sejam cada vez mais  pesquisadores e investigadores buscando cada vez mais aprimorar a qualidade do ensino aprendizagem, possibilitando uma consciência mais crítica da realidade para formar seus alunos futuros professores competentes.

A respeito da formação e importância do professor pesquisador, este sujeito precisa ser dinâmico, ou seja, interagir com sua prática através das teorias que defende, a pesquisa de forma geral compreende a capacidade do professor em elaborar e construir conhecimento por si próprio, sendo uma construção pessoal ou coletiva, mas que sempre trará resultados positivos em sua docência. Segundo Romanowski:

 Destaca-se que o professor pesquisador opta por lutar pela formação continuada, faz da pesquisa a base do ensino, amplia as capacidades e aperfeiçoamento autogestionado de sua prática. Entende as possibilidades do desenvolvimento do currículo como o meio de pesquisa e em contraposição a uma postura técnica limitada à execução, e introduz na ação cotidiana uma postura autocrítica. A investigação poderá resultar na percepção do tempo como um espaço de produção, ou seja, à medida que o professor pesquisa a sua prática, reconhece a importância e o valor das atividades em relação aos propósitos (Romanowski, 2007,p. 159-160).

A prática pedagógica do professor faz se na atuação enquanto profissional da educação que tem como objetivos alcançar o aprendizado de seus alunos. Sendo assim a pratica é um processo que envolve desde  a pesquisa inicial para uma preparação da aula ate ao amplo processo de aprendizado do aluno. Entre os processos  podemos citar a pesquisa inicial, a produção do conhecimento a partir de conhecimentos já produzidos por outros, a elaboração de planos de aula, a própria aula e  reflexão desta, a avaliação do processo de aprendizagem e elaboração de conhecimento juntamente com os alunos. Assim a pratica pedagógica faz se um amplo e complexo processo de atuação do docente na  aprendizagem dos alunos.

        A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica que segundo Cervo e Bervian (2007. P.38),  “procura explicar um assunto a partir de referências teóricas publicadas em livros e documentos”, assim foi feita a leitura e interpretação de livros,  artigos, revistas e por meio eletrônico  com o intuito de levantar o referencial teórico sobre o assunto abordado.  Durante as leituras foram analisadas varias obras através de  fichamentos textual, temático e bibliográfico, registrando os conteúdos considerados relevantes para o embasamento do trabalho, analisando a escola e a docência.

 

A ESCOLA E A DOCÊNCIA

        

        A escola vista historicamente como local destinado a docência, a ampliação da escolarização e as mudanças sociais das últimas décadas estão trazendo para  as escolas alunos que antes permaneciam excluídos. As políticas de inclusão têm desafiado a instituição escolar e, principalmente, o exercício da docência na contemporaneidade, pois é necessário propor ações pedagógicas cotidianas para um público de alunos diversificado, que necessita reconhecer-se nos diferentes conhecimentos escolares.

        Durante anos a escolarização básica teve como ponto central a homogeneização de saberes e práticas com finalidades formadoras, nessa perspectiva, os docentes foram formados para ensinar considerando uma padronização idealizada dos conhecimentos, das pessoas e da sociedade conforme Araujo  2012 :

Entendemos a escola como o lugar historicamente destinado a docência na intenção de fazer cumprir certas finalidades formadoras, próprias em cada temporalidade. [...] Há toda uma organização escolar que indica aos professores os sentidos do ensinar, e consequentemente os conteúdos a serem priorizados e destinados aos estudantes. ( Araujo 2012. p. 29).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com