TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP Diversidade Cultural

Por:   •  22/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GISELE MOURA PIRES, RU 412414

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIOAL

Diversidade Educativa

     CARAZINHO

         2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GISELE MOURA PIRES RU 412414

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

Diversidade Educativa

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional-

Diversidade Educativa

Apresentado a UTA-,

, no curso de Licenciatura Pedagogia

Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutor Local: Betina Mendes de Ávila

Centro Associado: Einsteen CARAZINHO

CARAZINHO 2015

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa de pratica profissional Diversidade Educativa propõem apresentar de forma clara suas especificidades e abordar essa tema sendo uma forma de reflexão.

Tem como objetivo analisar a diversidade cultural o multiculturismo mostrar como é significativo para compreensão do comportamento humano e o quanto é relevante para firmar a sua identidade.

A metodologia adaptada foi de pesquisa bibliográfica da disciplina e atrás da internet, alguns links que abordam esse tema, serão apresentados no relatório o conceito de diversidade e diversidade cultural e elementos importantes, Multiculturismo e origem histórica, reflexão sobre a imagem da proposta de trabalho e a importância de abordar esses temas na escola.

Diversidade Educativa: valorizando a cultura pelas suas diferenças.

Conceito Diversidade: A palavra diversidade significa variedade algo diferente e variado, é a “dessemelhança” que marca as características físicas e culturais.

Diversidade Cultural:

São diferenças culturais presentes em determinado grupo de pessoas com características sócias culturais distintas e que foi adquirido e apropriado pelos mesmos, vivemos num modelo de sociedade que as diferenças são bem claras, por exemplo: cada estado tem sua cultura bem distinta, costumes, modelo de organização familiar etc... E através dessa diversidade reafirmamos nossa própria identidade, importante para o ser humano dessa forma incorpora regras e padrões sociais que faz o individuo tornar-se parte de determinado grupo.

O homem é o produtor da cultura a cultura nos companha desde o surgimento dos primeiros grupos de pessoas e deste que nascemos já instituídos a nos as características do meio em que vivemos sendo principal disseminador a família e a sociedade.

Cada grupo social estabelece para si regras que determina o modo de vida e cada sociedade se organiza do seu modo isto que estabelece as regras de convivência.

Elementos importantes da diversidade cultural no Brasil

Os principais disseminadores da cultura Brasileira são os colonizadores europeus, o povo indígena e também os escravos que vinham da África.

Posteriormente os imigrantes italianos, japoneses alemães, poloneses, árabes, entre outros que contribuíram para a pluralidade cultural no Brasil, assim pode-se dizer que o Brasil é uma mistura de etnias e mesmo com o processo de globalização que busca mundialização do espaço geográfico tentando criar uma sociedade única sendo homogêneos os aspectos locais continuam mantendo seus costumes e tradições.

Multiculturismo

O Multiculturismo defende a ideia que tem que haver uma harmonia entre diferentes culturas num mesmo território e dessa forma garantir os direitos e o respeito á outra pessoa pelas suas diferenças, o multiculturismo foi introduzido no cenário educacional por teorias defendidas por MC Laren, ele se baseou em experiências vividas nos estados Unidos onde já ocorreram muitas tragédias devido a questões étnicas e em relação a esses acontecimentos a educação multicultural foi se intensificando. Alguns defendem o multiculturismo os liberais vem á maneira de orientar a educação “para a democracia em um mundo marcado pela globalização e pelo pluralismo cultural" (Candau, 2002, p 130) os conservadores são contra, pois, consideram uma forma de racismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com