TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP diversidade cultural

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

    Cíntia Cristina Pereira, RU 819970        

Claudia Schutze Silva, RU 823261

Karen Cristine Coelho Ferreira, RU 827955

                    RELATÓRIO PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL  –        

                                         DIVERSIDADE CULTURAL                            

LIMEIRA

2015

 

 

Cíntia Cristina  Pereira, RU 819970

Claudia Schutze Silva, RU 823261

Karen Cristine Coelho Ferreira, RU 827955

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE CULTURAL

Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Diversidade Cultural,  apresentado à UTA Educação e Diversidade Fase 2, no Curso de Pedagogia EAD, Turma 2012/08, da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

                                                                    TUTOR LOCAL: Sandra Romano

POLO DE APOIO: UNINTER - Limeira

LIMEIRA

2015

        

SUMÁRIO

  1.       ANÁLISE DE CHARGE................................................................................3
  2.       RESUMO DE ARTIGO DE OPINIÃO...........................................................4
  3.       ELABORAÇÃO DE UMA PÁGINA DE JORNAL........................................5
  1. CARTA AO LEITOR.....................................................................................6
  2. NOTA............................................................................................................6
  3. ENTREVISTA...............................................................................................7

2.0 REFERÊNCIA...................................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

           A discussão de diversidade cultural na escola visa compreender a cultura sob um olhar mais amplo, deve-se levar em conta que a escola é onde se encontra todos os tipos de pessoas, um ambiente vivenciado por adultos e crianças, negros e brancos, ricos e pobres, pessoa de diversas crenças, enfim um ambiente onde as diferenças estão presentes.

           Com essa realidade o educador tem que estar preparado para lidar com situações dessa heterogeneidade presente na escola. A instituição de ensino também deve estar preparada para atender a todos sem nenhuma exclusão, considerando que a escola é um espaço sociocultural onde as diferenças se encontram com isso deve-se elaborar seu projeto político pedagógico para que a escola seja um espaço de formação de cidadãos.

         Essa pesquisa e prática traz como objetivos, Conceituar e diferenciar identidade e etnia, elementos fundamentais para compreensão da diversidade cultural nas sociedades em geral e na instituição escolar, em particular. Analisar teorias que sustentam a construção social da identidade, do imaginário social e da diversidade cultural. Compreender os caminhos percorridos por diferentes grupos sociais para a construção das regras e dos valores sociais.

        A metodologia aqui utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em livros sobre o tema  e aqui será abordado a pesquisa sobre a  Diversidade Educativa e o Multiculturalismo e também a análise da imagem apresentada no roteiro de pesquisa, e a resenha da letra da música de Gabriel o Pensador chamada Racismo é burrice.

                                                                        

2.0 DIVERSIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO: TRILHANDO OS CAMINHOS DO RESPEITO E DIGNIDADE

           A educação é uma ciência, o educador além de ser um bom pesquisador, precisa também ser um artista, a fim de  despertar nos alunos a arte de conviver, criar, compartilhar, etc.

           Nesse aspecto, podemos citar o conceito de Diversidade Cultural que é a capacidade de percebermos as diferenças que existem entre nós e os outros tais como linguagem, vestimentas, tradições, culturas, religiões, saberes, valores morais, enfim tudo que sabemos, sentimos e agimos e  que nos torna diferentes.

           A Diversidade Cultural nos faz reconhecer essas diferenças, muito embora entendamos que elas não são a base para o desrespeito e a indiferença.

          Precisamos aprender a respeitar o outro com sua bagagem histórica que traz consigo e não usarmos tais peculiaridades como desculpa para o “preconceito”.

          Tais práticas, ao serem trazidas para o ambiente escolar, contribuirão para a formação de sujeitos conscientes que reconhecem a diferença, no entanto, percebem que tem suas singularidades consideradas e respeitadas.

           Outro conceito bastante difundido na atualidade e que deve ser amplamente discutido pelos educadores é o conceito do multiculturalismo. Esse termo descreve a existência de múltiplas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, embora estejam separadas geograficamente. Poderíamos até fazer uma comparação, como se fizesse parte de um mosaico cultural.

           Os precursores do multiculturalismo foram professores doutores afro-americanos docentes universitários na área de Estudos Sociais que, por meio de suas obras, levantaram questões sociais, políticas e culturais de interesse para os afrodescendentes.

         Eles tinham como objetivo preparar as populações segregadas para exigir igualdade de direitos, estimulando assim a autoestima desses grupos e dando apoio sobre questões relativas à discriminação e exclusão social.


          Gonçalves e Silva (1998) destacam que o multiculturalismo é uma estratégia política de reconhecimento e representação da diversidade cultural, não podendo ser concebido dissociado dos contextos das lutas dos grupos culturalmente oprimidos.

          O convívio multicultural no Brasil não deveria representar um problema, uma vez que a sociedade brasileira é formada pela mistura das raças negra, índia e branca, sendo que cada uma delas possui suas características próprias como costumes, valores e modo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com