TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA INTERDISCIPLINAR ESCOLA E SOCIEDADE

Por:   •  22/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.217 Palavras (17 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 17

ESCOLA E SOCIEDADE: A PARCERIA ENTRE ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia – 2019.2

26/11/2019

RESUMO

A presente pesquisa, realizada numa escola privada da cidade de Parnaíba – PI, aborda o tema: Escola e Sociedade: A parceria entre Escola Família e Sociedade, por ser uma temática bastante relevante na atual conjuntura educacional, frente a essa realidade estabeleceu-se como objetivo geral: Esclarecer os benefícios da relação escola, família e sociedade no processo de aprendizagem. E como objetivos específicos: relacionar os benefícios da relação família-escola; Identificar melhorias no desenvolvimento do aluno quando acontece esse contato; Investigar os fatores que impedem a participação da família e da sociedade na escola. Para responder aos objetivos propostos, a metodologia utilizada na pesquisa foi bibliográfica e de campo de cunho qualitativa, onde se pode perceber que a participação dos pais nas escolas quando acontece de forma efetiva na vida escolar dos filhos é de fundamental importância para o desempenho pessoal e intelectual do mesmo.

Palavras-chave: família; escola; sociedade

ABSTRACT

This research, conducted in a private school in the city of Parnaiba - PI, addresses the theme: School and Society: The partnership between School Family and Society, as it is a very relevant theme in the current educational environment, in view of this reality has been established as General objective: To clarify the benefits of the relationship school, family and society in the learning process. And as specific objectives: relate the benefits of the family-school relationship; Identify improvements in student development when this contact occurs; Investigate the factors that prevent family and society participation in school. To respond to the proposed objectives, the methodology used in the research was bibliographic and qualitative field, where it can be seen that the participation of parents in schools when it happens effectively in the school life of their children is of fundamental importance for personal performance and intellectual of it.

Keywords: Family; school; society

INTRODUÇÃO

A família tem o papel de cuidar, proteger e imprimir valores, as crenças e o comportamento do indivíduo e formar as bases de personalidade preparando o filho para sua inserção na sociedade, podendo adquirir diversos fatores que sejam úteis para lidar com sua vida, sendo esta instituição o principal mediador entre a pessoa e a sociedade. As experiências familiares ajudam na formação do comportamento pessoal, sendo estes aspectos muito importantes para um desenvolvimento saudável.

A família é o primeiro ambiente da criança e a escola como que uma extensão da educação recebida no ambiente familiar, por isso, o presente trabalho tem como objetivo geral esclarecer os benefícios da relação escola, família e sociedade no processo de aprendizagem e como objetivos específicos; relacionar os benefícios da relação família – escola; Identificar melhorias no desenvolvimento do aluno quando acontece essa relação; Investigar os fatores que impedem a participação da família e da sociedade na escola. O tema estudado é importante, pois trata-se de uma concepção educacional que procura esclarecer de que forma a participação efetiva dos pais na escola pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Assim, percebe-se a necessidade do contato frequente entre essas instituições a fim de que os alunos possam de fato se desenvolver como pessoa e como profissional, com uma base mais sólida, uma vez que em sua trajetória escolar contou com o apoio imprescindível da família e escola na aquisição de conhecimentos e valores necessários à formação de um cidadão com dignidade e integridade humana.

Assim, a presença e participação dos pais é de fundamental para que o aluno tenha um bom desempenho, pois quando o aluno é acompanhado pela família ele se sente valorizado e motivado, e isso só contribui para seu aprendizado. Quanto maior for a aproximação entre a família e a escola, melhores serão os resultados do aluno, para tanto, a família deve mostrar interesse pela vida dos filhos na escola. Uma vez que, a educação é um direito fundamental do indivíduo e um dever dos pais e do Estado, possuindo um impacto direto na vida do discente, tendo como consequência o desenvolvimento da educação e de  um país, pois é por meio dela que aprendemos a nos preparar para o futuro e garantir o nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

A metodologia adotada para a realização do presente paper foi bibliográfico e de campo de cunho qualitativa, onde se buscou fundamentação nas obras de autores como: Freire Tosta, Chalita, além de artigos dentre outros.

Portanto a educação acontece de fato e com a qualidade necessária quando essa aproximação é concretamente efetivada na relação, Família, escola e sociedade.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 a Importância da família

A família precisa participar na escola nas tomadas decisões sempre que convocada e não só na parte financeira, ou no deixar e pegar a criança na escola. Os pais ao investirem na melhoria da qualidade de educação de seus filhos, estão também investindo para que estes se preparem para serem mais capazes intelectualmente de usufruir melhor de bens culturais como afirma Tosta (2013 pág. 8) “A família que dá início ao processo de socialização, educação e formação de cada indivíduo pois são as experiências vivenciadas no âmbito familiar enquanto criança que irão contribuir para a formação do adulto”

Os pais precisam ensinar seus filhos a pensar e não apenas corrigir seus erros, isso contribui para desenvolver consciência crítica, pensar antes de agir, honestidade, é preciso fazer com que eles reflitam pois educar é criar ideias ,preparando seus filhos para a vida, mas sem perder a responsabilidade de seus atos, algumas vezes a criança no espaço escolar não demonstra ter princípios éticos que a instituição cobra, nesse caso, a responsabilidade é colocada sobre os pais pois acredita-se que a família relaxou nesses aspectos ,pois os valores inicialmente devem ser transmitidos de pai para filho. E, sobre a presença dos pais, Cury, (2003) afirma que: “o hábito dos pais se manterem presentes na vida dos filhos contribui para desenvolver a reflexão, segurança, liderança, coragem e otimismo, pois a personalidade precisa de uma excelente nutrição psíquica.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (315.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com