TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  3.101 Visualizações

Página 1 de 7

Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá

www.ubafupac.com.br

CURSO DE PEDAGOGIA

LARISSA MORAES DA SILVA

PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS (1º, 2º e 3º) DO ENSINO FUNDAMENTAL

Setembro de 2014

Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá

www.ubafupac.com.br

CURSO DE PEDAGOGIA

LARISSA MORAES DA SILVA

PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS (1º, 2º e 3º) DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de Ação Pedagógica de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental, apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Pedagogia, sob a supervisão da professora Marília Marota de Souza.

Setembro de 2014

1. INTRODUÇÃO

​O estágio supervisionado em Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá, destinado aos anos iniciais (1º, 2º e 3º) do Ciclo de Alfabetização do ensino Fundamental será vivenciado na Escola Municipal Professor Arthur Nunes de Medeiros, situada na Rua Sebastião Contin, 315, na cidade de Rodeiro, Minas Gerais. A escola contém dois pavimentos e atende as etapas de 1° a 5° ano ensino fundamental. Funciona nos turnos matutino e vespertino.

A estrutura física desta escola contém um pátio bem espaçoso, arejado, todo de cerâmica, um palco no pátio para as realizações dos eventos da escola, rampas somente na entrada e no primeiro andar e escada de acesso ao segundo pavimento. Os banheiros são limpos, com repartição entre cada sanitário, mas não são adaptados para a estatura das crianças. Não possui quadra poliesportiva e parques

​Os materiais didáticos disponíveis para o entretenimento dos alunos são a salada de vídeo, jogos didáticos tais como: damas, amarelinha e outros.

​ O total de funcionários que trabalham na escola são 51, sendo 31 professores, 14 atendentes de serviços gerais, um bibliotecário, 1 diretora e 1 vice, direção são 2, não possuindo profissional para atuar especificamente na coordenação pedagógica.

​A sala de aula do 3º ano do ensino fundamental, destinada a este estágio supervisionado, possui vinte e três alunos, com idade de 7 e 8 anos, organizados em fileiras individuais. Ela é bastante decorada com cartazes de números, alfabeto cursivo e de forma, figuras geométricas e planas, contendo, ainda, o “Cantinho da Leitura”.

1.1. Justificativa

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para a vida acadêmica, pois nele está a oportunidade de comparar relacionar teoria e prática, conhecer a realidade do dia-a-dia que se vive e ter a certeza de que a escolha profissional foi acertada.

Também possibilita aprender com profissionais experientes e compartilhar o conhecimento adquirido na faculdade, enfim, entender a realidade destinada à futura atuação profissional.

1.2. Objetivo

• Utilizar e destacar a fábula como importante ferramenta para o plano pedagógico voltado ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com