TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AVALIAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Por:   •  26/7/2019  •  Monografia  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BÁRBARA DE LIMA OLIVIERA DUARTE

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA:

AVALIAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

[pic 2]

[pic 3]

IRECÊ– BAHIA

2017

BÁRBARA DE LIMA OLIVIERA DUARTE

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA:

AVALIAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Projeto de pesquisa em Educação Física.

Prof. Ms. Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura.

IRECÊ– BAHIA

2017

INDRODUÇÃO

A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa. Da mesma forma que vem ensinar os cuidados para se ter uma vida saúdavel, cultivado uma boa alimnetação, uma vida ativa com atividades físicas, fazendo assim que a sáude esteja sempre bem.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Educação Física Escolar e Sáude na escola, estarão presentes nas aulas de Educação Física do fundamental II.

OBJETIVO GERAL:

  • Incutir nos alunos a mudança de comportamento através de atividades permanentes de promoção e prevenção do sedentarismo, utilizando o princípio da educação permanente em saúde, com a finalidade de prevenir os agravos e conseqüentemente as doenças associadas à falta de atividade física diária e regular.

OBJETIVO ESPECIFICOS:

  • Conhecer as necessidades do corpo;
  • Promover a saúde atraves da prática de atividades físicas;
  • Compreender a verdadeira função Educação Física escolar;
  • Reduzir a taxa de incidência de doenças e agravos não transmissíveis, a partir da realização de exercicios diários. 
  • Diminuir gastos com saúde curativa, tendo  - se um melhor custo benefício com saúde preventiva e ;
  • Conhecer os alimentos.

JUSTIFICATIVA:

         A presente pesquisa almeja concientizar os alunos para os obetivos da Educação Física, Sabe –se que o  sedentarismo pode ser considerado uma epidemia mundial, pois compromete cerca de 70% da população do planeta. É considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o inimigo número um da saúde pública, associado a dois milhões de mortes ao ano em todo o mundo, e por 75% por mortes nas Américas. É fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, hipertensão, hipercolesterolêmica, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e algumas formas de câncer.

        É de extrema importância que os ambientes estimulem os hábitos saudáveis: como por exemplo, as práticas posturais nas escolas e o incentivo a atividades física regular, ambas como pré-requisito da saúde geral do ser humano.

Fazendo assim que se tenha consciência das necessidades da vivencia da educação física escolar, pois ela é uma disciplina como tantas outras. E que não tem como objetivo só jogar algum esporte, mais sim explorar um pouco mais de cada um, através da história e fundamentos dos mesmos. Trazendo um entrosamento entre o tema a ser estuda e ou dentro do contexto atual, para que assim fica mais próxima da vivência do aluno. Ressaltando que a Educação Física escolar e saúde devem está presente em todos os ciclos do ensino.

 

MEDOTOLOGIA:

Este estudo é classificado de maneira “Quanti-quali”: pois segundo Marconi e Lakatos (1991, p. 187) consistiu em investigações de pesquisa empírica cuja a principal finalidade é delineamento ou analise das características de fatos ou fenômenos, avaliação do programa de alimentação saudável. Isso acontece nas aulas de  educação física escolar e saúde na escola. Para isso foram utilizadas varias técnicas como entrevistas, questionários, formulários e etc. Aplica-se métodos de amostragem. E, além disso qualitativa, pois as informações se prestam na forma de discurso. Quanto aos objetivos se qualifica como de tipo descritiva, pois foram feitas análises, observações e registro das variáveis.

 O projeto de pesquisa Educação Física na escola e saúde na escola: a vivência da Educação Física na escola como também, a contribuição para uma alimentação saudável na escola atenderá crianças de 10 a 15 anos do fundamental II, na escola Projeto Nova Canaã localizado na cidade na Ba052 em Irecê – Bahia.        

O projeto-pesquisa será concretizado mediante a bom emprego de instrumentos e procedimentos relatados abaixo: autorização da direção da escola e autorização dos pais dos alunos.

Primeiramente consistir em esclarecer para os alunos a respeito do projeto, consequentimente aplicação de questionario sobre informações dos seus hábitos alimentares e a seguir realizar a coposição corporal através do IMC, juntamente elaborar pesquisar com crianças ( alunos do fundamental I), visiblizando o indíce de cada uma, para uma conclussão. Com os questionarios respondidos deverão elaborar cartazes e maquetes com informações equivaletes ao próprio tema, a elaboração da piramide alimentar e de atividades físicas, estudar as vitaminas encontradas em cada fruta e uma alimentação balanceada.

Os alunos deverão entrevistas uma nutricionista para conhecer mais e se aprofundar nos saberes do valor de uma boa alimentação para uma saúde saúdavel, analisando os alimentos adquiridos na merenda escolar.Em grupos dividos pelo professor os alunos pesquisaram sobre os benefícios  da Educação Física na escola, para que em seguida possam elaborar um jogo ( quebra-cabeça) contendo imagens e frase que possa ser associado a prática da Educação Física e a sáude na escola.

Ao termíno do projeto a turma será divida em dois grupos (A e B), o grupo A ficará resposnsavel por se caracterizar com as frutas, já o grupo B representará algumas atividades presentes nas aulas de Educação Física. O objetivo dessa dinamica é que os grupos possam identificar cada atividades e cada vitaminas contida na fruta representada pelo colega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com