TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO: PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  17/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE INTERVENÇÃO

1. Identificação da instituição:

CEMEI Esmeralda Pimenta Evangelista

2. Carga horária: 16 Horas

        

3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:  Os Professores

4. Temática – Temática- Diversidade – “Educação não tem cor”.

5. Introdução: O projeto diversidade “Educação não tem cor” vista valorizar e respeitar a importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente a diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito.

 No campo educacional promover uma educação ética, voltada para o respeito e o convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, proporcionando condições para que os alunos (as) desenvolvam sua capacidade dialógica e tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam  a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois o preconceito e o racismo são uma das formas de violência.

 

6. Justificativa:

Ao elaborar um projeto sobre cultura negra deve-se pensar em atividades que possibilitem aproximar nossos alunos da riqueza cultural afro-brasileiro, aprofundando o estudo das fortes raízes culturais africanas, visando elevar a autoestima da criança negra e sua percepção e atuação sobre si mesmo e seu lugar no mundo. Desde a mais tenra idade deve-se trabalhar o assunto, privilegiando a questão da identidade, do respeito à diversidade e da auto aceitação. Toda comunidade escolar deve estar inserida no projeto e não apenas os afrodescendentes de forma em que fique claro que conhecer as variadas culturais é essencial despertando nas crianças o respeito pelas outras pessoas independente da roça. Para tal, é fundamental divulgar o lado positivo da história negra, não apenas as questões de escravidão, miséria e sofrimento.  Proporcionando situações didáticas centradas em dinâmicas, vivencias ações e reflexões, no estimulo a criticidade e na resolução de problemas que possibilitem aos alunos a pensarem na questão de forma ética.

7 – Objetivo Geral: Promover uma educação ética voltada para o respeito e o convívio harmônico com a diversidade cultural.

8. Objetivos específicos:

  • Valorizar a cultura negra e seus afros – descendente e afro – brasileiros, na escola e na sociedade.
  • Resgatar a autoestima dos alunos (as) pertencentes a roça fazendo-os aprender a respeitar a imagem que tem de si e do outro.
  • Compreender a expressão racismo/preconceito e descriminação em relação ao dia-a-dia na escola com (apelidos, piadas, etc), evitando assim o bullyng e outras desavenças na rua e na sociedade.

9. Fundamentação teórica: 

Segundo Nelson Mandela

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

10. Metodologia: Estudo de textos dentro do assunto como histórias em quadrinhos, revistas, poesias, parodias e poemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com