TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LEITURA PARA TODOS

Por:   •  2/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto Amigo da Criança

Leitura para Todos

Rua 28 Q. 77 N° 22 Jardim São Cristóvão II- São Luís

Cel. 98750-1895 e-mail- projetoleituraparatodos@hotmail.com

Rua 28 Q. 77 Nº 22 Jardim São Cristóvão II São Luís–MA

Cel. 98750-1895/ 99143-5104 e-mail- projetoleituraparatodos@hotmail.com

Projeto Amigo da Criança

Leitura para Todos

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto “Projeto Amigo da Criança Leitura para Todos”

Coordenação Responsável pelo Projeto

Maria de Jesus Pereira Silva (Acadêmica em Serviço Social)

APRESENTAÇÃO

A Leitura constitui atividade essencial à vida das pessoas, ela é um processo amplo e gradativo que proporciona ao indivíduo o uso de suas potencialidades, enriquecendo suas próprias ideias, promovendo experiências intelectuais e também a participação social. A proposta do Projeto Amigo da Criança Leitura para Todos, visa estimular o desenvolvimento e comportamento do leitor, por meio da criação do acesso da população aos bens culturais disponíveis no espaço de uma Biblioteca Móvel Itinerante que será instalada em locais estratégicos da comunidade. Esta ação possibilitará ainda, que as pessoas ampliem seu senso crítico e efetivem o exercício da cidadania, onde a leitura passará a fazer parte do seu cotidiano de modo intenso e prazeroso.

A escola constitui-se enquanto um dos espaços nos quais ocorre o encontro entre as pessoas e os livros, mas não é o único. A leitura realizada neste espaço não esgota todas as possibilidades do ato leitor. Neste sentido, na dinâmica de funcionamento, a Biblioteca “passará” por diversos espaços como: Escolas Comunitárias, Clubes de Mães, Associações Comunitárias, escolas da rede municipal, estadual, Postos de Saúde, praças e diversos outros locais onde haja fluxo de pessoas e possibilidades estruturais mínimas para a instalação do mobiliário e equipamento.

Rua 28 Q. 77 Nº 22 Jardim São Cristóvão II São Luís–MA

Cel. 98750-1895/ 99143-5104 e-mail- projetoleituraparatodos@hotmail.com

Projeto Amigo da Criança

Leitura para Todos

Enfim, este projeto constitui-se enquanto possibilidade concreta de disseminar a leitura nos mais variados espaços (educativos ou não), sensibilizando e despertando nas crianças e sua família o interesse pelo gosto de ler, tornando-se parte da rotina das pessoas, constituindo-se enquanto um hábito que permitirá o resgate e a valorização da diversidade cultural da localidade.

 Com a leitura aprendemos a nos comunicar e desenvolvemos o pensamento: criamos bases para formular críticas, aumentamos o nosso nível de interpretação, resolvemos mais facilmente problemas que necessitam de lógica... Ou seja, a leitura nos transforma em cidadãos mais conscientes, pois nos deixa intelectualmente capazes de construir nossa própria opinião, o que é direito e dever do cidadão. E, como cidadãos conscientes e capazes, conseguiremos transformar o país em um lugar melhor para viver.

A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos a entrada em um mundo diferente, cheio de sonhos e ideias e realizações. É notável a diferença de imaginação e criatividade entre uma pessoa leitora e outra não leitora, pois a leitura trabalha justamente com o nosso imaginário. Quando lemos um livro, mentalmente imaginamos o cenário, personagens e   transformamos a história em um filme único, pois cada um imagina de uma maneira diferente. Também é importante destacar que é cientificamente comprovado que crianças que tem o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem o senso crítico e mantem em um nível alto o rendimento escolar. Porém, infelizmente, no mundo atual, a tecnologia está afastando crianças e jovens dos livros, então cabe a todos nós, a família, a escola e a sociedade em geral, principalmente incentivar sempre o hábito da leitura, mas sem menosprezar os benefícios da tecnologia, pelo contrário, devemos unir as duas coisas e transformar as crianças de hoje em ótimos cidadãos amanhã.

Rua 28 Q. 77 Nº 22 Jardim São Cristóvão II São Luís–MA

Cel. 98750-1895/ 99143-5104 e-mail- projetoleituraparatodos@hotmail.com

Projeto Amigo da Criança

Leitura para Todos

JUSTIFICATIVA

Segundo Paulo Frei, o ser humano começa pela leitura de si e do mundo, para depois proceder a leitura das palavras. Desse modo, a compreensão dos textos, das palavras e das letras só tem sentido se houver uma contextualização com sua experiência vivencial. As palavras do povo vêm através da leitura do mundo, depois voltam inseridas no que se chamou de codificações escritas, que são representações da realidade. Esse conjunto de representações de situações concretas possibilita aos grupos populares uma leitura da leitura anterior do mundo, antes da leitura da palavra. “o ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e re-escrita do lido”. Agora, com a leitura das palavras, o adulto dá sentido ao que lê e ao que escreve, interpreta aquilo que já conhece e, ao fazê-lo, abre-se para o ato mágico de criar.

Percebe-se na sociedade em geral, a falta do interesse pela leitura, talvez pelo uso mais fácil de tecnologias e mídias, ou falta de acesso aos livros, o fato é que a população não está longe dessa realidade, poucas pessoas leem, pois não tem essa atividade como algo que faz parte do seu cotidiano. Partindo deste entendimento, surge a ideia de aventurar as comunidades no mundo da leitura, mas com o propósito de ler com prazer, estimulando o pensamento crítico e criativo, tentando sanar a ideia de que “ler é muito chato”.

Cada vez mais fica evidente que o principal e mais eficiente caminho para a formação de uma sociedade mais justa e igual, rica em conhecimento, repleta de possibilidades que possam efetivamente ser alcançadas por todos, reside na boa formação cultural e na educação desse povo.

Rua 28 Q. 77 Nº 22 Jardim São Cristóvão II São Luís–MA

Cel. 98750-1895/ 99143-5104 e-mail- projetoleituraparatodos@hotmail.com

Projeto Amigo da Criança

Leitura para Todos

Não podemos falar em boa educação sem incluir a ela a importância de fomentar a leitura. Através da leitura, temos a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com