TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCATIVOS

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: ELABORAÇÃO E GESTAO DE PROJETOS EDUCATIVOS

(LITERATURA INFANTIL E SEUS VALORES MORAIS)

Rose C. Severino – RA: 201403920

SÃO PAULO

2017

PROJETO DE ELABORAÇÃO E GESTAO DE PROJETOS EDUCATIVOS

(LITERATURA INFANTIL E SEUS VALORES MORAIS)

Rose C. Severino – RA: 201403920

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia 7º Semestre Turma Manhã, na Disciplina de Elaboração e Gestão de Projeto Educativo, na Faculdade Paschoal Dantas.

Professora: Roseli Mônaco.

SÃO PAULO

2017

E por acreditar que... não se pode colocar valores no coração de ninguém. O que se pode fazer é abrir portas ´para que os que já existem trancadas e silenciadas, apareçam na sala de visita onde as convivas.  ” (Rubem Alves)

 PROJETO ELABORAÇÃO E GESTAO DE PROJETOS EDUCATIVOS

TEMA: LITERATURA INFANTIL E SEUS VALORES MORAIS

PÚBLICO ALVO: Ensino fundamental, 6 a 7 anos.

LOCAL: Outros espaços (Pátio, Sala de vídeo, informática, biblioteca e sala de aula).

DURAÇÃO: 10 encontros.  

OBJETIVO GERAL:

  • Desenvolver, por meio da historia “Mágico de Oz, O Pequeno Príncipe e outras historias”, conceitos como: valorização, respeito ao próximo, dentro de suas culturas e princípios.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Promover o gosto pela literatura;
  •  Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver atividades na biblioteca escolar, visando reconhecê-la como instrumento efetivo de prática social, educativa e cultural;
  • Valorizar a amizade
  • Perceber que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa
  • Despertar a imaginação dos alunos do Ensino fundamental, valorizando as coisas mais simples da vida
  • Reconhecer e respeitar as diferenças

JUSTIFICATIVA:

Um fato inegável hoje em dia é o individualismo das pessoas e a escola é um espaço de construção e troca de conhecimento, é um lugar que deve proporcionar condições de desenvolvimento, tornando-se um cidadão com identidades sociais e culturais, um ser critico e reflexivo perante a sociedade.

Este projeto busca alternativas para aumentar a motivação para o aprendizado desenvolvendo a auto-confiança, a organização e o senso cooperativo, e assim desenvolvendo a socialização e desenvolvendo a interação do individuo com outras pessoas e assim resgatando valores humanos.

O processo educativo de levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades e compromissos para com o mundo e sua capacidade de exercitar praticas no decorrer de sua vida.

Alguns valores podem ser considerados como principal ferramenta para a formação de um ser que exerce e pratica sua cidadania, como: cooperação, sinceridade, amor, perdão respeito, afeto pela família, carinho alegria, harmonia felicidade, generosidade responsabilidade etc.

Visando estimular o pensamento independente, desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, este projeto ira fazer a mediação e interação do valor dos conceitos básicos de amizade e educação;

Bem como a resolução de conflitos, por meio de diálogos respeitando os envolvidos; exercer a cidadania de forma critica e objetiva, buscando nossos anseios.

Metodologia

1° Apresentar aos alunos o filme: o mágico de Oz.

2°Promover a leitura compartilhada dos alunos, mostrando os pensamentos dos outros escritores junto com o avental móvel.

3°Pintura do personagem principal da historia.

     4°Confecção da “sacolinha da virtude”

     5°formar frases aleatórias com palavras do livro

     6° atividade acrósticos

     7° pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas e apresentação da musica cativar.

    8° confecção das caixas dos conceitos.

    9°apresentação da musica ensaiada junto com as caixas dos conceitos.

   10°avaliação diagnostica e confecção do varal com as frases que mais os chamou a atenção.

Desenvolvimento metodológico:

  • 1° Levaremos os alunos para a sala de vídeo, onde apresentaremos o filme ''O mágico de Oz. e após faremos uma roda de conversa expondo ao pontos principais do vídeo.
  • 2° Faremos uma leitura compartilhada de livros onde às historias se pareçam com a do mágico de Oz. como: formiguinha Z junto com o avental movel.
  • 3° Distribuiremos desenhos com protagonistas da historia para que haja uma interação e coloração da figura.
  • 4° Os alunos confeccionarão os saquinhos da virtude, onde serão colocadas qualidades e virtudes que cada aluno acha necessário para uma boa convivência com os colegas de classe e professores.
  • 5° De acordo com o que foram assistidos e lidos em sala de aula, os alunos formarão frases aleatórias.
  • 6° Com as palavras os alunos irão construir outras palavras através das iniciais impostas.
  • 7° Os alunos deverão procurar com o auxilio do dicionário as palavras que mais tiveram dificuldade de falar ou nunca tinham ouvido e a apresentação da musica cativar.

  • 8°ensaio com os alunos para a apresentação da musica ''Cativar'', mostrando sempre a importância de se cativar amigos e confecção das caixas dos conceitos, onde os alunos escreveram em caixas de papelão os conceitos citados na justificativa, para a interação na apresentação da musica.
  • 9° apresentação da musica ensaiada que será feita no auditório para alunos de outras classes e professores de outras series, junto com a coordenação e direção da escola que fora aplicado o projeto, onde os alunos vestiram as caixas para a apresentação.
  • 10°confecção do varal com os desenhos e avaliação diagnostica, onde os alunos por meio de uma roda de conversa irão expor os conceitos que aprenderam.

INTERDISCIPLINARIDADE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com