TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR II

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.563 Palavras (23 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CARUARU

CURSO:PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR Ii

 AUTORA:ETIENNE LEMOS SANTOS   RA N° 5263373092

ORIENTADORA: SILVANA ROQUE

CARUARU-PE

INTRODUÇÃO

 

O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Para isso constroem atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem (VAGULA etal.,2014).

A escola assume papel importante no processo de produção e socialização do

saber, sendo necessário, portanto, se organizar através  de  ações  educativas  que  visem  à formação  de  sujeitos  éticos,  críticos,  participativos  e  criativos.  Para isso, é necessário se constituir  como  um  espaço  democrático  em  que  professores,  estudantes,  funcionários,  pais  e comunidade  sejam  corresponsáveis  pela  sua  organização  e  pela  busca  de  um  ensino    de qualidade.  Desse  modo,  o  Projeto  Político  Pedagógico  s e  constitui   como elemento  essencial.  

De acordo  com  Gadotti  (2001), a  palavra  projeto vem  do  verbo  projetar, lançar-se  para  frente, dando  sempre  a  ideia  de  movimento,  de  mudança.  A  sua  origem  etimológica,  como  explica Veiga  (2001,  p.  12),  “vem  do  latim  projectu,  particípio  passado  do  verbo  projecere,  que significa  lançar  para  di ante”,  o  que  lhe  dá  um  sentido  de  projeção  para  o  futuro,  uma dimensão  teleológica,  isto  é,  de  previsão  e  definição  de  finalidades  ou  fins  a  serem alcançados.  A  metodologia  de  pesquisa  foi  a  analise  bibliográfica.  Busco-se  apoio  teórico em:Gadotti  (2001),  Veiga  (1996),  LONGHI  (1996).  

 

 

Dedico este Projeto Integrador aos meus pais e minha filha que me apoiaram  no crescimento profissional.

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente a Deus por me dar saúde e disposição para enfrentar as dificuldades e não desistir do meu objetivo.

Aos meus pais que desde o inicio me apoiaram e incentivaram para que eu pudesse alcançar os meus objetivos e nunca desistir apesar das dificuldades.

Aos meus colegas de curso que me ajudaram durante os processos de pesquisas.

Enfim, agradeço a todos aqueles que fizeram parte desse período da minha vida.

RESUMO

Esta pesquisa de natureza descritiva, bibliográfica e de campo tem a finalidade de realizar um estudo sobre Projeto Político Pedagógico. Apresenta-se com o objetivo de investigar sobre como é elaborado o Projeto Político Pedagógico na instituição de ensino. e de que forma acontece a participação da comunidade escolar na elaboração e execução desse projeto, identificando e relatando quais as dificuldades demonstradas pelos diversos segmentos da comunidade escolar e os desafios que se apresentam aos gestores para conduzir a construção de um projeto político pedagógico. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas do tipo semi-estruturada com professores da escola, questionários com os servidores e alunos. A pesquisa foi desenvolvida no CEM Júlia Kubistchek, na cidade da Candangolândia DF. Como principais resultados pode-se dizer que os professores se sentem capacitados em participar na elaboração do PPP, mas que faltam mais informação e comunicação da equipe da gestora, quanto aos servidores pouco sabem sobre a importância de sua participação. Quanto aos alunos consideram um importante instrumento de mudança na gestão escolar, porém tem pouco conhecimento sobre o que vem a ser o PPP. Finalmente foi possível perceber que a construção de um projeto político pedagógico deve ser pensado, discutido e formulado coletivamente, também como forma de construção da autonomia da escola, por meio da qual a equipe é envolvida nos processos de tomada de decisões sobre aspectos da organização escolar e pedagógico-curriculares.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico:Participação; interação;autonomia;elaboração;construção;decisão; execução.


 INTRODUÇAO

        Hoje em dia o P.P. P é bastante discutido, pois o projeto de uma escola representa um desafio para todos os educadores, onde hoje, não se questiona apenas sobre os métodos, e sim, sobre seus fins, sobre seus resultados. A comunidade escolar a quem se destina um projeto, devem ter acesso às informações, onde lhe é garantido o direito de participar das decisões, dando-lhe condições de compreender melhor o funcionamento da escola e de se organizar para assegurar que os interesses da maioria sejam atendidos. E uma das maneiras de fazer funcionar a escola e de organizá-la com vistas à melhoria da qualidade do ensino é justamente a elaboração democrática de seu Projeto Político Pedagógico.        O P.P. P, antes de ser um instrumento legalmente constituído como parte dos documentos obrigatórios das escolas, é um espaço de reflexão sobre o papel social da educação em geral e de cada instituição escolar em particular. É o momento em que serão colocados em pauta os propósitos a serem atingidos, sustentados por conceitos formulados a partir de indagações como: que tipo de educação? Para quem? Visando o quê? No sentido de delinear os caminhos que poderão ser percorrido pelo coletivo da escola.        Para que a escola possa construir o seu P.P. P, a participação de todos, e, em especial, de seus docentes, é condição especial. Isso contribui para a democratização das relações de poder no âmbito escolar e, por conseguinte, pode levar os usuários a intervenção no próprio sistema de ensino. Todos os segmentos escolares adquirem papel fundamental no processo decisório. Até muito recentemente a questão da escola limitava-se a uma escolha entre ser tradicional e ser moderna. Essa tipologia não desaparece, mas não responde a todas as questões atuais da escola. Muito menos à questão do seu projeto.        A crise dos paradigmas também atinge a escola e ela se pergunta sobre si mesmo; sobre seu papel como instituição numa sociedade pós-moderna, caracterizada pela globalização da economia, das comunicações, da educação e da cultura, pelo pluralismo político, pela emergência do poder local. Nessa sociedade cresce a reivindicação pela participação, autonomia e contra toda a forma de uniformização.Nunca nossas escolas discutiram tanto autonomia, cidadania e participação. Essa preocupação tem se traduzido, sobretudo, pela reivindicação de um projeto político - pedagógico próprio específico de cada escola. Não se constrói um projeto pedagógico sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso, todo o projeto pedagógico escolar é também político. O projeto é sempre inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com