TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar aula 1

Por:   •  7/5/2015  •  Abstract  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

         CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

                                     CURSO DE PEDAGOGIA

Atividade de Autodesenvolvimento: Sociologia de Max Weber

                                                               pirassununga 2013

 Sociologia de Max weber

   Para weber, a educação racional em seu ponto de vista ela forma o indivíduos para a sociedade, ele vê a educação como uma ação social. Weber descreve a educação burocrática como precisa, rápida e constante, onde as tarefas devem seguir regras A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade. Mas Weber considera necessário um rompimento a qualquer situação objetiva, abrindo espaço para autonomia. A educação deve mostrar o caminho para romper o mundo burocrático.

  O aluno tem que apenas  aprender, cumprir regras e ter um comportamento uniforme, proporcionar um ambiente para outras pessoas (professores) passarem seus conhecimentos, geralmente todos os alunos são tratados como iguais. Os alunos são privados de seus conhecimentos e suas dificuldades são ignoradas. A educação institucional racional burocrática impede que o aluno tenha uma liberdade de expressão e conhecimento, onde o professor tem o papel ativo é o aluno papel passivo.

  O professor deve respeitar as diferenças de cada aluno, proporcionar conteúdos para reflexão e manter uma posição neutra. O professor deve ter um papel fundamental na formação da independência do aluno e dar a capacidade de questionamento sobre um determinado conteúdo.

  Na verdade muitos  professores tem uma postura rígida de impor seu ponto de vista, geralmente o professor ignora as diferenças dos alunos.

  Tive quatro professores no ensino fundamental, os quais  guardo  com muito carinho na memória. Eram muito rígido, explicavam os conteúdos, os quais eram cobrados posteriormente em provas e testes.

  Era um ensino voltado para a memorização através de cartilha. O professor passava o conteúdo ao aluno, não havia debates e reflexão sobre os temas estudado. Os princípios tradicionais eram  na postura do professor, o silêncio era a principal regra que deveríamos obedecer, depois de ordenados em fileiras na sala de aula. Um dos momentos mais esperado era a chegada do fim do ano para as férias.

Fonte: PLT- Sociologia e educação: leitura e interpretações/Alonso Bezerra de Carvalho, Wilton Carlos da silva- Editora Avercamp, 2oo6

http://www.espacoacademico.com.br/043/43res_carvalho.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com