TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]          Faculdade Anhanguera de Anápolis -Go

               


                         Pedagogia

                                   

         

                                   Acadêmicos:
                               
                                     Elizete Moreira dos Santos e Silva      RA6500237421
                                  Francisco Vieira dos Santos                RA6954499328
                                  Jorgina Divina da Luz                          RA7529598423


PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

                                                             

                                             Tutora : Prof.ª Eliane da Costa Monteiro Arrais.


Anápolis-Go
2015


Projeto Multidisciplinar

Síntese dos filmes
Invenção da infância


O filme “a invenção da infância”

          É composto de diversos depoimentos com o intuito de retratar um desequilíbrio existente e que abala o conceito de infância em diferentes âmbitos, em um mesmo país. Relatando também que a infância surge como um momento essencial se para a criança no tempo das grandes descobertas.

         Pressupondo que a ideia de infância nem sempre se fez presente na cultura e que foi criada em um determinado período para demarcar uma época tranquila, perfeita e protegida, diferenciada da vida adulta. Servem como reflexão sobre a exploração do trabalho infantil, os direitos humanos em relação à infância, denunciando grandes diferenças sociais. De um lado, em famílias de baixo poder aquisitivo, o índice de mortalidade infantil é elevado. De outro lado, famílias com melhores condições financeiras, o que fica marcado não são somente as diferenças sociais, mas o tipo de vida que cada criança leva também a diferença temporal presente em um mesmo período e país que comporta realidades tão extremas.

Maré Capoeira
       

         O filme Maré Capoeira é um filme que conta duas histórias: a do menino João, um garoto negro de 10 anos de idade, seus desejos e frustrações, e a da própria capoeira, como manifestação sociocultural. Tem como principal cenário a roda de capoeira e alinha as narrativas textuais e imagéticas a serviço da construção do discurso que positiva a prática da capoeira, conferindo a ela um papel de destaque na construção da tradição e da identidade dos afrodescendentes.
        São presentes no vídeo, as características de uma periferia urbana, ou seja, casas de alvenaria com fachadas simples, carros populares e que por sua vez se contradizem aos prédios de alto padrão econômico presente na orla da praia. O filme ilustra e destaca a participação  da cultura negra em nossa Historia , criando  assim uma identificação  e uma valorização   do legado africano.


O menino da Favela e a tampa da panela


        O menino que aparentemente "rouba" tampas de panela e é perseguido pelas ruas da favela, na verdade, tem outro objetivo com sua ação. Começa uma perseguição pelas ruelas de terra. O menino consegue chegar finalmente ao seu destino e todos tem uma surpresa! O menino só queria tocar numa fanfarra e as tampas serviriam como pratos.

         Todos veem e ficam surpresos e felizes e em seguida ela devolve as tampas aos donos.


Mãos de Vento e Olhos de Dentro


        Mãos de Vento e Olhos de Dentro é um filme sobre a amizade entre Lia, uma menina cega e Tico, um menino solitário e cheio de imaginação. Eles adoram brincar de ver desenho em nuvem, e, juntos, iniciam uma jornada de aventura com muita diversão pelo mundo infantil da fantasia.

           Por meio da brincadeira nasce uma grande amizade, e a descoberta de que o colorido e as formas do mundo podem ser experimentados de infinitas maneiras.  E se transforma depois que uma delas descobre um segredo:

             Tico descobre que Lia sofre deficiência visual, ele até pensa em romper sua amizade com a menina, mas entende que a amizade mais forte que qualquer problema pessoal.

 Relatórios sobre os filmes·

            ·Ambos os filmes se passam na infância retratando sua importância, cada filme mostra uma experiência diferente. A criança vai se formando de acordo com as experiências que ela vivencia dentro do núcleo familiar, principalmente através da maneira como os  pais se relacionam com ela, entre si e no âmbito social.

             Assim vai acumulando estas vivências que formam o alicerce para a construção de sua vida, as vivências positivas que a criança obtiver nos primeiros anos da infância, posteriormente se refletirão na vida adulta. A escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento.

           Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança. A criança é muito sensível ao ambiente, ao que ela percebe em relação ao mesmo. As brincadeiras ajudam muito a criança a representar aquilo que vivencia dentro de sua família, tanto os momentos prazerosos, quanto os difíceis. É um espaço que garante a ela a segurança para poder representar aquilo que desejar.
        O brincar permite,  aquisição e desenvolvimento da linguagem, socialização, aprofundamento de vínculos. Através do brincar a criança expressa a sua vontade, compreende que necessita respeitar a vontade do outro, seus limites e experiência em vários papéis. É na infância que se aprende sobre o mundo, sobre as coisas básicas da vida.
         O pedagogo tem um papel importante no que diz respeito à formação das crianças, pois ele deve e pode fazer um trabalho que vise um desenvolvimento integral da criança. A relação educação e infância deve ser um processo cultural, na qual a educação através dos educadores, por métodos, didáticas e técnicas eficazes faça com que a criança desenvolva relações intermitentes entre respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade, assim como liderança e outros fatores predominantes na sociedade. De um modo geral os filmes retratam a infância de varias formas, mas sempre valorizando a infância e mostrando o quanto ela importante na formação do ser humano em todos os aspectos, familiar, cultural, social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com