TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III” sob orientação da professora-tutora à distância ALESSANDRA CECILIA PEREIRA.

    Célia da Silva e Silva – RA: 12.99.16.87.32

Maria Viana Alves – RA: 55.44.12.60.77

Michely Cardoso – RA: 55.34.10.28.94

Paulo H. R. Freitas – RA: 63.18.19.95.14

Sandra Ap. G. dos Santos – RA: 87.42.15.96.21

VALINHOS / SP

2014[pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho aborda o conceito de projetos educativos e sua importância no processo da aprendizagem dos alunos e no aperfeiçoamento dos docentes.

        O trabalho esta organizado em quatro etapas. Na primeira etapa realizamos uma resenha dos textos indicados ressaltando os pontos mais importantes. Na segunda etapa desenvolvemos uma síntese dos principais pontos observados pelo grupo, conceituando o tema projetos educativos. Na terceira etapa apresentamos a justificativa e a relevância do tema escolhido para o projeto, assim como as áreas de conhecimento que serão trabalhadas, os recursos utilizados e sugestão de avaliação. Na quarta etapa exibimos nossas considerações finais.

        Os projetos educativos vêm sendo cada vez mais utilizados pela pedagogia construtivista devido ao seu caráter reflexivo, dinâmico e multidisciplinar, proporcionando ao educador uma reflexão crítica sobre o seu papel e responsabilidade, numa perspectiva mais ampla do saber e da qualidade com a participação ativa dos seus educandos na construção desse saber.

1        PROJETOS UMA NOVA CULTURA NO PROCESSO DE ENSINO  APRENDIZAGEM

        

        O projeto é uma nova forma de construir o aprendizado perpassando por várias áreas do saber. Promove a oportunidade de criar novos sentidos para o aprendizado na tentativa de resolver situações problemas. Propicia a geração de várias situações de aprendizagem, possibilitando que os alunos opinem, decidam, debatam e construa a autonomia e seu compromisso com o social tornando-se sujeito cultural.

        Os trabalhos pedagógicos desenvolvidos através de projetos torna à criança o centro do processo educacional. A dinâmica é elaborada a partir do interesse ou necessidade das crianças tornando o aprendizado significativo, fazendo da criança o protagonista do seu próprio desenvolvimento.  Os projetos colaboram na compreensão dos mais diversos conhecimentos através múltiplas linguagens, desenvolvendo ao mesmo tempo a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, facilitando a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer”.  A observação e a participação do professor são fundamentais para o entendimento das reais necessidades das crianças, dessa forma ele pode melhor estruturar, escolher e elaborar os temas que serão abordados nos projetos.

        Muitos profissionais são resistentes em trabalhar com projetos, muitas vezes por não conseguir se libertar dos métodos e paradigmas da pedagogia tradicional. São professores conteudistas que apenas conseguem reproduzir o que eles aprenderam em sala de aula, com carteiras enfileiradas, aulas expositivas, questionários e provas, sem o olhar critico para a necessidade individual ou coletiva. Esses mesmos criticam os professores adeptos a projetos, dizem que gastam muito tempo no desenvolvimento e construção dos projetos perdendo o tempo para repassar os conteúdos previstos na grade curricular. Infelizmente esses não conseguem visualizar que os projetos são valiosas estratégias para passar o conteúdo dentro da perspectiva da realidade de seus alunos. Que o aprendizado não é construído somente com livros, cadernos, canetas e lápis. O aprendizado pode ser construído com tudo o que nos cerca, dentro e fora da escola. E esse aprendizado atravessara os muros da escola, chegará na casa dos alunos e terá grandes reflexos na comunidade e sociedade. Os professores que muitas vezes no passado tinham seu trabalho engessado por cartilhas, hoje possuem a oportunidade de criar, desenvolver, elaborar, construir e reconstruir o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas de experiências e incorporando novas tecnologias promovendo uma nova cultura de aprendizagem.

        Cabe ao professor ser o articulador, mediador e facilitador do processo de desenvolvimento do aluno. O professor precisar criar uma relação de confiança, parceria e respeito aos seus alunos, acompanha-los, conhecer necessidades e potencialidades, reconhecer suas diferenças, compreender o seu ritmo e administrar os conflitos.  

2        PROJETO EDUCATIVO E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

        Os projetos educativos são atividades com objetivos para a resolução de um problema. É uma organização temporária para uma atividade finita. Eles não podem ser confundidos com processos contínuos sendo reduzidos a uma lista de objetivos e etapas.

        Para alcançar o sucesso em um projeto é fundamental ter a clareza para a definição do problema a ser resolvido e ter o total envolvimento da equipe. De acordo com o José Pacheco, educador português, “quanto mais coesa a equipe, melhor o desenvolvimento do projeto”. Para tal, é necessário ser planejado com cronograma, contorno para possíveis problemas, viabilidade dos custos e um responsável coordenador. O projeto ter que ter nome, ciclo, data de inicio e duração, objetivos e metas, etapas previstas, organização dos espaços, seleção dos materiais e equipamentos, registros da observação e avaliação e o fechamento dos resultados.

        Os projetos podem ser utilizados em vários aspectos e na solução de diferentes problemas. Os projetos educativos têm como objetivos: o ensino de alguns conteúdos com a participação ativa dos alunos ou o ensino com maior profundidade como, por exemplo, o desenvolvimento da autonomia, o intelectual aprender a aprender, a organização individual e coletiva, a tomada de decisões, etc.

        Para a elaboração de um projeto educacional é preciso problematizar a situação a ser trabalhada para que os alunos expressem suas ideias sobre o problema a ser solucionado. Para o desenvolvimento a equipe precisa criar as estratégias e buscar as respostas das questões levantadas na problematização para assim defrontar com os conflitos, inquietações que levarão os alunos aso desequilíbrio de suas hipóteses. Segundo Piaget, quando os alunos se deparam com o conhecimento novo, assimila o novo. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com