TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO E RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE

Por:   •  24/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 CURSO DE PEDAGOGIA 2018

        DISCIPLINA –PRÁTICA PEDAGÓGICA I

      ROTEIRO DE INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR[1]

Professora Doutoranda: Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara

Eixo – Escola

17horas/Escola da Educação Infantil (12 horas de inserção no campo da Escola da Educação Infantil)

Questões Norteadoras por temáticas:

  • Projeto Pedagógico e Relação Escola, Família e Comunidade
  • Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico
  • O Espaço da Sala de Aula na Educação Infantil

Para acesso às informações relacionadas acima, o(a) acadêmico(a) poderá utilizarse, conforme necessidade e oportunidade, das conversas estabelecidas com a equipe escolar, análise de documentos e observações.

  1. PROJETO PEDAGÓGICO E RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE

  • Caracterização do ambiente escolar – Onde está inserido? (Bairro, centro, fácil acesso ou não) Características da comunidade? Como é organizado? Quais são os espaços existentes? Como são utilizados tais espaços? São adaptados para atender crianças com necessidades especiais? Atende quantos alunos por período? Qual o quadro de profissionais?
  • Participação da comunidade na escola – Quais são as formas? Qual localidade é atendida? Qual a relação entre escola e comunidade? Quais são as ações desenvolvidas entre escola e comunidade? A comunidade participa da elaboração do Projeto da escola? Como? Como os pais são acolhidos na escola? Como se dá a participação dos alunos e pais na definição dos objetivos pedagógicos?
  • Recursos no ambiente escolar – Que recursos financeiros a escola dispõe? Qual a prioridade de investimento? Quais os principais materiais pedagógicos utilizados por professores e alunos?
  • Formação dos profissionais da escola – Quantos em nível Médio de Ensino? Em nível Superior de Ensino? Há formação em serviço? Reuniões de estudo e planejamento? Há envolvimento dos profissionais com o Projeto Político da escola?  

Participam na elaboração do Projeto Político Pedagógico?

  • Princípios norteadores da proposta da escola – Qual a base filosófica e metodológica? Os princípios são perceptíveis na ação da escola? Como? Quais são os principais aspectos de fundamentação teórica e prática no Projeto Político Pedagógico da escola?

  1. CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
  • O ensino desenvolvido na escola – Nível de ensino atendido? Quais horários de funcionamento? Como é organizado? Há critério na matrícula? Quantos alunos por turma? Há alunos com necessidades especiais?
  • Currículo – Como ele é atendido pela equipe pedagógica e professores? Como ele foi elaborado (com a participação de quem)? Como ele é organizado (temas, disciplinas, eixos)? Existe articulação entre ele e os documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Referencial Curricular Nacional Educação Infantil)? Como acontece a abordagem dos conteúdos (por temas, projetos, disciplinas, sequência de conteúdo)?  
  1. O ESPAÇO DE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Na sala de aula – Qual o número de crianças? Quantos meninos/meninas? Qual a faixa etária? Há uma característica que diferencia a organização desta sala de aula das de outras escolas? Como é a disposição da classe (espaço)? Como são realizados ensino, aprendizado e a avaliação na sala segundo o professor?  Em que momento o professor é solicitado pelo aluno? O professor é atento a essa solicitação? Existem regras estabelecidas? Como foram construídas? Que situações causam indisciplina? Há algum critério de separação das crianças por: sexo, idade, nível de rendimento/aproveitamento?

Como o espaço está organizado em termos de "ocupação pedagógica" ou seja, os cartazes, são utilizados como registro de um processo que pode ser consultado pelas crianças a qualquer momento, ou são apenas "quadros" que enfeitam a sala?

  • No trabalho coletivo – São oportunizadas interações entre as crianças? Quais são esses momentos? Há planejamento para viabilizar o trabalho em grupo? A comunicação é frequente entre alunos e professor? Como se dá a comunicação entre professores e alunos? Quem detém a palavra? Como as questões dos alunos aparecem? Como são acolhidas ou não pelo professor? Como os alunos se relacionam entre si? Em que momento os alunos se comunicam? Como é a linguagem do aluno? Os alunos participam da confecção dos materiais pedagógicos ou é somente o professor que lida com eles?
  • O conteúdo – O professor estabelece relações com situações vivenciadas pelos alunos? É contextualizado? Como são propostos? Os alunos demonstram interesse pela proposta de ensino do professor? A participação é incentivada? De acordo com o professor, os alunos apresentam diferentes níveis de desenvolvimento e de aprendizagem? Como o professor trabalha com essas diferenças?
  • Os recursos pedagógicos – Quais são utilizados pelo professor? São estimulantes e desafiadores? Os alunos participam com mais empenho? Quais são as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para ensinar? As tecnologias, como elas estão presentes ou não na escola, como professores se sentem em relação a elas e que tipo de apoio elas tem em relação à sua integração no trabalho pedagógico? Quando há utilização de vídeos o que leva em consideração na sua escolha? Somente o conteúdo? A forma como o vídeo foi feito interfere na sua escolha? (ou seja a lógica e ideologia presentes no fazer como por exemplo, usar sempre heróis brancos e vilões negros, por exemplo).
  • A escola possui computadores e internet? Como os professores lidam com esses equipamentos? Há laboratório de informática na escola? Como é a forma de utilização do laboratório. Como são organizados os horários? Quem se responsabiliza pela condução das atividades de laboratório? Como é feita a manutenção do laboratório? Existe algum tipo de formação oferecida para professores trabalharem com esses equipamentos?  
  • A escola tem algum programa em parceria com outras instituições ou desenvolve projetos ligados a jornal, cinema, vídeo, jogos, internet? Como são esses projetos? Existe algum resultado desses projetos? Quais?
  • Como as crianças lidam com as tecnologias? Usam celulares? Computadores? As crianças acham que as tecnologias poderiam ser utilizadas na escola? Como se sentem quando isso acontece? Professores utilizam celulares e jogos informatizados na aula com objetivos educacionais? Como isso acontece e quais os resultados? Como os professores se informam sobre as possibilidades de uso das mídias na educação. Quais os problemas que enfrentam para a utilização de mídias na escola? Como essas dificuldades poderiam ser resolvidas.

Observações:

 Converse também com a professora da classe sobre os seguintes aspectos: Qual a sua formação? A partir das experiências vividas em sala de aula, há percepção de mudanças em sua prática pedagógica? Caso haja percepção, como ela analisa essas mudanças? Ela faz registros de suas reflexões e dos fatos ocorridos em sala de aula?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (278.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com