TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TAÍLA BORGES FAGUNDES

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

FRANCA- SP

2015

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

O Projeto Político Pedagógico caracteriza-se por sua contínua necessidade de atualizações, mudanças e reflexões que podem gerar novas reorganizações mediante acompanhamento e avaliações permanentes a fim de propiciar a intervenção na realidade escolar.

O PPP ganha força como instrumento para o aprendizado dos princípios de autonomia intelectual e da construção da identidade institucional, no exercício de uma gestão caracterizada pela tomada de decisões coletiva e pela contínua reflexão em torno das necessidades, fragilidades, potencialidades apresentadas na realidade escolar.

Entretanto, somente a autonomia, vontade política e compromisso, não são suficientes para construção do projeto pedagógico. É necessário muito estudo, aprofundamento, e reflexões sobre as teorias pedagógicas, métodos de ensino, avaliação, entre outros, referenciais capazes de dar sustentação ao novo formato de escola e ensino que se deseja.

O PPP é também de responsabilidade compartilhada entre todos os membros da comunidade escolar (professores, coordenadores pedagógicos, gestores, alunos, pais de alunos e etc.).

A democratização da gestão escolar tendo por suporte a participação de todos na elaboração do PPP, requer, portanto mudanças de mentalidade. Implica a mudança no uso de tempos e espaços escolares, na organização do trabalho pedagógico e nas formas de comunicação e interação.

Entrevista com a Gestora:

Nome: Cibele Afonso Barcelos

Função: Gestora

Tempo de Atuação na educação infantil: 20 anos

Instituição: Centro de Convivência Infantil do Jardim Panorama

  1. A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?

R- Sim a escola tem o projeto pedagógico, este documento foi construído com a participação de pais de alunos, educadores, funcionários e gestores. Para elaboração do mesmo utilizamos como base: as avaliações institucionais e diagnósticas social do Centro de Convivência Infantil.

  1. Quais as dificuldades e/ ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

R- As facilidades encontradas na elaboração do projeto pedagógico fora as avaliações dos indicadores de qualidade da educação infantil, com este diagnóstico conseguimos traçar metas para instituição. Não houve dificuldades, porém a instituição precisa realizar um trabalho periódico com a comunidade escolar, para que os mesmos entendem que o projeto pedagógico não é apenas um documento burocrático, e sim um norte para todo o trabalho da Instituição.

  1. Quais os benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda, ou não, para a escola.

R- Com o projeto pedagógico conseguimos elaborar um planejamento pedagógico coerente às necessidades das crianças, o plano de trabalho está sempre em consonância com as necessidades da Instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com