TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Por:   •  18/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

  SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

   PEDAGOGIA

EDINALVA SOUZA SANTOS

PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

[pic 2]

PARANAVAÍ

2020

CLÉCIA PEREIRA LEMOS

PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Trabalho apresentado ao Curso: Pedagogia, para as disciplinas: Avaliação na Educação; Historia da Educação; Teorias e Práticas do Currículo; Sociologia da Educação; Educação Formal e Não Formal; Didática; Práticas Pedagógicas: Gestão da sala de aula.

Tutor a Distância: Tatiane Pereira Alves Marigo

[pic 3]

PARANAVAÍ

2020

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2.PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA        5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        0

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        1

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa compreender e analisar as tendências pedagógicas que fundamentam a pratica pedagógica dos professores em sala de aula, bem como a avaliação e o que estes entendem por aprendizagem. Este será feito por meio de artigos científicos que embasarão este trabalho, buscar-se-á fazer uma abordagem de acordo com o que foi solicitado, respondendo as questões reflexivas em forma de produção textual.

O contexto da sala de aula, por vezes, é reflexo da sociedade e do contexto ao qual os indivíduos estão inseridos, os quais formam diferentes perspectivas, opiniões, ideias e conceitos. Os professores lidam com essas discrepâncias sendo, por vezes, um grande desafio atender a essas exigências.

Cada professor tem seus próprios objetivos e princípios que pretendem atingir, sabem também, dos desafios a serem enfrentados para que que haja sucesso em sua prática. Por este motivo, tendem a seguir uma determinada Tendência Pedagógica, de acordo com aquilo que pensa ser eficaz e necessário. Daí a importância deste trabalho, construir a partir do que é apresentado na SGA e nas leituras feitas, uma análise de si próprio e ter uma ideia, a princípio, do que será feito quando estiverem em sala de aula.

2. PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

As diferentes realidades encontradas no ambiente escolar, fazem com que cada professor adote medidas para se adaptar a essas exigências.Como pode ser visto na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), cada uma das professoras, Lourdes e Melissa, possui sua própria forma de abordar o conteúdo, método de avaliação e relacionamento com os alunos.

A professora Lourdes não permitia a interferência dos alunos durante as aulas, a organização da sala se dava em forma de fileiras, a aprendizagem era feita por memorização dos conteúdos, e não podiam ser levantados questionamentos enquanto ela explica o conteúdo. Como metodologia havia a exposição de conteúdos por meio da verbalização e escrita na lousa e em seguida explicação das atividades. A avaliação era feita por meio de prova escrita, a qual tinha o objetivo de revelar se houve aprendizagem ou não. Diante disso, ao analisar a professora Lourdes, percebe-se que a tendência pedagógica seguida por ela é a Tradicional, seja no método de ensino, no relacionamento professor/aluno e também nos pressupostos de aprendizagem.

Diferentemente da primeira, Melissa é descrita como sendo receptiva e permite a intervenção dos alunos nas aulas. Os alunos são dispostos em duplas, trios ou quartetos, permitindo que interajam entre si. Parte das atividades são realizadas em grupos, podendo haver atividades individuais caso seja necessário. Ela costuma analisar o conhecimento prévio dos educandos a respeito da temática a ser trabalhada. A organização de projetos e pesquisas tem como objetivo incentivar os alunos a investigarem e desenvolverem a criatividade. O método de avaliação utilizado é o continuado podendo assim analisar os avanços e os desafios que ainda precisam ser superados, ainda assim, provas podem ser utilizadas caso seja necessário. Pode-se concluir, que a tendência pedagógica adotada por Melissa é a Liberal Renovada Progressivista, que incentiva, entreseus pressupostos a pesquisa, a descoberta e o trabalho em grupo.

Além da tendência pedagógica, as professoras também se diferenciam no que entendem por aprendizagem. Para Lourdes a aprendizagem se dá pela memorização dos conteúdos aprendidos em sala de aula e ao final do bimestre os alunos devem ser submetidos a uma avaliação que demonstra se houve aprendizagem do conteúdo. Com respeito a Pedagogia Tradicional, segundo LIBÂNEO:

“[...] A aprendizagem é receptiva e mecânica, para que se recorre frequentemente a coação. A retenção do conteúdo ensinado é garantida pela repetição de exercícios sistemáticos e recapitulação da matéria. A transferência de aprendizagem depende do treino é indispensável a retenção, a fim de que o aluno possa responder às situações novas de forma semelhante às respostas dadas em situações anteriores. (LIBÂNEO, 1982).

A partir disso, percebe-se que esta tendência pedagógica visa garantirque os alunos consigam responder de forma lógica as situações vivenciadas, de acordo com experiências anteriores. Essa pedagogia vê o aluno como um ‘’objeto inferior’’ e o professor como o ‘’ser dotado de todo o conhecimento’’, não dando espaço para um pensamento crítico, discussões e interação professor/aluno. Entretanto, percebe-se também que, de fato, o essencial, ou seja, as matérias contidas no currículo, como português e matemática, por exemplo, eram retidas pelo aluno.  

A professora Melissa se baseia na tendência Liberal Renovada Progressivista, a qual, para LIBÂNEO:

“[...] aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem, sendo o ambiente apenas o meio estimulador. É retido o que se incorpora à atividade do aluno pela descoberta pessoal: o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. A avaliação é fluida e tenta ser eficaz à medida que os esforços e os êxitos são pronta e explicitamente reconhecidos pelo professor” (LIBÂNEO, 1982)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com