TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO PROFISSIONAL

LICENCIATURAS (LETRAS, PEDAGOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MATEMÁTICA) 2ª SÉRIE

ALUNO: CRISTIANE MARTINS

RA: 90001214251

FERRAZ DE VASCONCELOS-SP

2016

ALUNO: CRISTIANE MARTINS

RA: 90001214251

DESAFIO PROFISSIONAL

LICENCIATURAS (LETRAS, PEDAGOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MATEMÁTICA) 2ª SÉRIE

Desafio profissional apresentado ao curso de PEDAGOGIA da Anhanguera educacional, como requisito parcial para nota da avaliação da disciplina.

Disciplinas norteadoras: Psicologia da educação e teorias da aprendizagem; Redes sociais e comunicação; Língua brasileira de sinais e Meio ambiente.

Tutor: TATIANE DUARTE CONTE

FERRAZ DE VASCONCELOS-SP

2016

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................1

2. PASSO 01

2.1 RESENHAS CRITICA..............................................................................1

3. PASSO 02

3.1 PROPOSTA DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

...........................................................................................................3

4. PASSO 03

4.1 RESUMO................................................................................................5

5. PASSO 04

5.1 ORIENTAÇÕES......................................................................................6

6. PASSO 05

6.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

A coordenadora pedagógica Sonia, propôs a elaboração de um instrumento de intervenção pedagógica, tendo como base estratégica minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados no aluno João,( que possui deficiência auditiva) o mesmo foi transferido para o 5º ano do ensino fundamental da escola municipal localizado na região central do município.

Temos como objetivo ajudar a coordenadora a realizar este instrumento de intervenção para que os problemas descritos a cima sejam minimizados e que a escola possa oferecer diretrizes a escola bilíngue.

2. PASSO 01

2.1 RESENHA CRITICA

“O INTÈRPRETE EDUCACIONAL”

No conceito acadêmico, sabe- se que a trajetória do tradutor intérprete de língua de sinais teve início em vários países através de estudiosos e voluntários que defendiam a língua de sinais como forma mais apropriada para a comunicação do Surdo/deficiente auditivo.

Ultimamente a carreira profissional de Intérpretes de Língua de Sinais vem se fortalecendo através de cursos de formação e capacitação. Esse profissional vem se articulando para conquistar seu espaço e o reconhecimento social. O profissional intérprete de Libras está ganhando mais espaço no cenário educacional brasileiro, principalmente depois da Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002 e do Decreto nº 5.626 de 22 de Dezembro de 2005, que regularizaram a Língua Brasileira de Sinais como a segunda língua oficial do país.

Sendo assim a atuação desse profissional em sala de aula reflete sobre a necessidade de garantir uma educação que promova o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo surdo. A responsabilidade deve partir do reconhecimento dos órgãos públicos educacionais, para que tenham um olhar especial referente às necessidades escolares reais.

O atual momento que vivemos deu ao Surdo/deficiente auditivo o reconhecimento enquanto uma comunidade com atenção especial. O reconhecimento da língua brasileira de sinais tornou um marco para o processo educacional, assim com a oficialização profissional do tradutor intérprete de Libras. No entanto, essas novas perspectivas de inclusão para o surdo apontaram novas necessidades indo muito além de apenas difundir a Língua Brasileira de Sinais e formar intérpretes.

A formação do professor e instrutor de surdos também é abordada no decreto, assim como reconhece a necessidade de intérpretes em espaços, institucionais, como escolas, tribunais, hospitais, entre outros locais públicos para garantir à população surda seu direito linguístico e acesso à informação. Com isso, o profissional intérprete precisa atuar em quaisquer espaços onde estiverem surdos presentes para possibilitar o acesso à informação e à cidadania, garantidos por lei.

Assim, muitos professores que recebem um aluno surdo e que tem a presença de um intérprete na sala de aula acabam que confundindo sua função, transferindo para o mesmo a responsabilidade do ensino, enquanto que na verdade sua atribuição é de ser o intermediário entre o professor e o aluno, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com